Contra os cortes na educação, estudantes e servidores vão às ruas em Pelotas!

Foto: Luiz Henrique Schuch

Importante manifestação em defesa da educação pública em Pelotas!

Esta quinta-feira (09) foi marcada por mobilizações em todo o país contra os cortes da educação promovidos pelo governo Bolsonaro. Em Pelotas, centenas de estudantes da UFPel, do IFSul campus CAVG, Pelotas e Jaguarão, junto à professores e técnicos administrativos em educação que construíram o ato no Largo do Mercado Público. Outra pauta levantada nos atos foi o repúdio a tentativa de cobrança de mensalidades nas universidades públicas brasileiras.

No último dia 27, o governo de Jair Bolsonaro (PL) determinou um corte de R$ 3,23 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC) de 2022. O bloqueio representa 14,5% do orçamento discricionário do MEC e unidades vinculadas, como institutos e universidades federais (saiba mais). Alguns dias antes, deputados da base aliada do presidente tentaram colocar em pauta a PEC206/2019, que permite a cobrança de mensalidades nas universidades federais (veja mais).

Em Pelotas, o ato foi organizado pelo DCE UFPel, gestão DCE é Pra Lutar, em conjunto com o Grêmio Estudantil dos IFSul de Pelotas e Jaguarão e os sindicatos Adufpel, Asufpel e Sinasefe. Agradecemos às e aos estudantes que atenderam o chamado do DCE e também aos que apoiam a luta mas não puderam estar. Seguimos mobilizados para lutar contra Bolsonaro e seu projeto de destruição da educação e dos serviços públicos!

Publicado em 10/06/2022, na categoria Notícias.