Educação não é mercadoria! Motivos para lutar contra a PEC 206/2019

Na última terça (24/05) foi apresentada a PEC206/2019 que permite a cobrança de mensalidades nas universidades federais. A PEC foi retirada de pauta, mediante uma solicitação de audiência pública, mas é importante seguirmos atentos! Essa tentativa não é de hoje e segue sendo prioridade de um setor da sociedade que quer desmantelar a educação pública.

Proposto por um deputado da extrema direita, da base aliada ao governo Bolsonaro, esta é mais uma investida do projeto de desmonte e mercadorização do ensino público. A seguir elencamos 6 motivos para lutarmos contra essa PEC e contra a desmonte da educação pública:

01 – 70% dos estudantes de Universidades Federais tem renda “per capita” familiar de até 1,5 salário mínimo (dados de pesquisa da Andifs 2018). A justificativa de que só ricos frequentam universidades públicas é uma falácia!

02 – A PEC afirma que apenas os ricos pagariam, mas em nenhuma momento menciona qual será a porcentagem de vagas para estudantes de baixa renda ou como será essa distribuição.

03 – Só em 2022, o governo federal cortou mais de R$ 736 milhões do orçamento da educação. As mensalidades não são capazes de recuperar o déficit de orçamento das universidades. #ForaBolsonaro

04 – A consolidação da Universidade pública e gratuita é uma conquista dos estudantes e do movimento estudantil! Ter que pagar pra estudar representa um retrocesso histórico, uma volta ao tempo onde somente a elite frequentava esses locais

05 – Atualmente, o ensino superior já enfrenta um alto índice de evasão no país. Houve ainda uma drástica queda nas inscrições em universidades federais. O principal motivo é crise financeira e os principais atingidos são os jovens de baixa renda!

06 – A PEC abre ainda mais as portas para a interferência do setor privado dentro da educação pública. Nossas pesquisas, projetos pedagógicos e científicos não podem ser submetidos aos interesses de empresas.

É hora de lutarmos contra esse retrocesso! Converse com seus colegas, com seus amigos, com sua turma. É hora de mobilizarmos a UFPel contra a PEC 206!

Publicado em 27/05/2022, na categoria Notícias.