Governo corta R$ 3,2 bilhões do orçamento do MEC; funcionamento de Universidades fica ameaçado!

O governo de Jair Bolsonaro (PL) determinou um corte de R$ 3,23 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC) de 2022. A medida atinge todos os órgãos ligados à pasta, como institutos e universidades federais, que sofrerão um corte de mais de R$ 1 bilhão, segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Os R$ 3,2 bilhões representam um bloqueio de 14,5% no orçamento discricionário do MEC e unidades vinculadas. Os chamados recursos discricionários incluem despesas como funcionamento, contas de água e luz, assistência estudantil, pagamento de bolsas, obras e contratação de serviços, por exemplo.

No início do ano, o governo federal já havia anunciado um corte de um corte de R$ 736,3 milhões no Orçamento do MEC (Confira aqui). A Universidade Federal de Pelotas, por sua vez, acumula um déficit de R$ 5 milhões no ano passado, conforme revelado pelo reitor eleito e pró-reitor de Planejamento, Paulo Ferreira, em reunião do último dia 19. Com este novo corte, o funcionamento da UFPel deve totalmente comprometido nos próximos meses.

Além do dinheiro do MEC e das federais, o corte do governo federal também deverá atingir o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Diante deste novo ataque a educação pública promovido pelo governo federal, o DCE da UFPel, gestão DCE é Pra Lutar, reforça a urgência de mobilizarmos a comunidade acadêmica de nossa instituição para ocuparmos as ruas contra esse retrocesso. O DCE  realizará uma reunião aberta nesta terça-feira, dia 31, às 18h, em sua sede na rua Três de Maio, 665.  O indicativo é de aderir, em Pelotas, à mobilização do dia 9 de junho, chamada pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Publicado em 29/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Assistência estudantil, cortes.