“NÓS, PROFESSORAS DE DANÇA”

Se você ainda não teve a oportunidade de assistir o documentário “Nós, professoras de Dança”, agora é um bom momento para aproveitar o tempo “extra” e prestigiar o trabalho. Ele integra a pesquisa de doutorado da professora Josiane Franken Corrêa, do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, que ganhou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS com orientação da Professora Dra. Vera Bertoni dos Santos, a pesquisa conta com a colaboração de cinco professoras de dança atuantes em escolas públicas estaduais do RS, que relatam sua entrada e seu cotidiano docente no ambiente escolar, a partir de um concurso público inédito para professoras de Dança realizado no Estado, em 2013. Em meio a proximidades e distanciamentos, narram diferentes desafios enfrentados e estratégias criadas para o desenvolvimento da profissão. Além disso, é importante enfatizar que, apesar de ter sido desenvolvida na UFRGS, a investigação só foi possível pela organização de uma comunidade de prática a/r/tográfica, esta que foi essencial para a realização do documentário e, que contou com o apoio e o trabalho de colegas professores e acadêmicos do Centro de Artes da UFPel.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PD3XYQTsixA&t=4s>

Publicado em 19/03/2020, na categoria Sem categoria.