Início do conteúdo

10 anos do Curso de Dança e Teatro UFPel e Comemorações do Dia Internacional da Dança

COMEÇAM AS ATIVIDADES DA SEMANA COMEMORATIVA AO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA ORGANIZADAS PELO CURSO DE DANÇA DA UFPEL E AOS 10 ANOS DO CURSO DE DANÇA E DE TEATRO DA UFPEL

A dança sempre teve grande presença e importância na vida das diferentes sociedades, acontecendo como modo de expressão da existência humana. Ao longo da história organizaram-se várias formas de se dançar. A dança é saber que demarca identidades, crenças e costumes de povos. É representação/expressão do que se vive, do que se pensa, do que se aprende, do que se intui. Como forma de valorizar esta linguagem das Artes, o Comitê Internacional de Dança da Unesco estabeleceu o dia 29 de abril como DIA INTERNACIONAL DA DANÇA, também uma homenagem ao nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), figura que se destaca na história da dança por ter escrito “Cartas sobre a Dança” (Letters sur la Danse), um conjunto de cartas sobre o balé de sua época editado em 1760.

Assim, o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel, comemorará o Dia Internacional da Dança (29 de abril) oportunizando vivências diversas ao longo do período que corresponde de 23 a 29 de abril. O evento visa divulgar, e aproximar da comunidade de Pelotas às ações e aos objetivos do curso. Através desta prática artístico-pedagógica, pretende-se estimular a opção pela formação superior em dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, também, chamar a atenção do poder público para a necessidade de garantir espaço para dança no sistema de educação formal.

Além das comemorações do dia internacional da dança, as ações também celebram os cursos de Dança e Teatro (ambos licenciaturas) da UFPel que, em 2018, completam 10 anos de existência e de contribuições com a cena pedagógica e artística de Pelotas.

Publicado em 24/04/2018, na categoria Sem categoria.