Início do conteúdo
    Notícias
  • Inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Internacional Música e Crítica!
    As inscrições são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço:
    https://forms.gle/gYSJTYtQg1M1SBKn9

    Este ano o evento será realizado de maneira remota, com transmissão no Youtube pelo canal:
    https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg

  • Palestrantes convidados ao IV Simpósio Internacional Música e Crítica

    O IV Simpósio Internacional Música e Crítica está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Celso Loureiro Chaves é compositor e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutor em composição pela University of Illinois at Urbana-Champagn e bacharel em arquitetura pela UFRGS. Em 2013 lançou o CD autoral “Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II”. Sua obra “Estética do Frio III” foi uma das encomendas OSESP para a temporada de 2014 e seu concerto de violino “Museu das coisas inúteis” foi estreada por Luiz Felipe Coelho e a OSESP em 2017 e pela Orquestra Gulbenkian (Portugal) em 2018. É autor de “Memórias do Pierrô Lunar e outras histórias musicais” (L&PM, 2006) e cronista do jornal Zero Hora. É pesquisador 1A do CNPq e sua linha de pesquisa é a crítica genética aplicada à música e à composição musical. O trabalho científico nesta área, “Translating invented signs into music. The compositional process in A point to the South (2011)”, foi apresentado no congresso “Tracking the Creative Process In Music”, Lisboa, 2019.

    David Cranmer, musicólogo anglo-português, é docente universitário (Lisboa, Universidade NOVA-FCSH). Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, Marcos Portugal, a terminologia dos instrumentos, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, e Camille Saint-Saëns, sobre quem já publicou diversos textos. É autor, entre outros livros, de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador da monografia Marcos Portugal: uma reavaliação (2012). É igualmente pianista e organista.

     

    Ana Guiomar Rêgo Souza é doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Diretora da EMAC (de 2011-2018). Coordena o LABMUS – Laboratório de Musicologia da EMAC/UFG. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia realizado em parceria com o CARAVELAS -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro (CESEM/FCSH/UNL) Desenvolve pesquisas com nas temáticas “Músicas e Festas no Brasil” e “Patrimônio Musical e Arquivístico do LABMUS/EMAC”.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.

  • Propostas aprovadas ao Simpósio Internacional Música e Crítica

    Com satisfação, a Comissão Coordenadora do Simpósio Internacional Música e Crítica divulga as propostas aprovadas. São elas:

    Simpósio Internacional Música e Crítica
    Submissão
    Autor Título
    Assíria Toledo do Amaral “O Z da questão”: O memorialismo e a crítica musical em Zuza Homem de Mello (1933- )
    Carlos Alberto Figueiredo O episódio “Fagulhas” e o Orpheon Carlos Gomes: contradições num debate na imprensa fluminense em 1898
    Danieli Verônica Longo Benedetti Uma análise da crítica especializada em torno das temporadas de concertos da Société Musicale Indépendente – SMI (1910-1935)
    Elber Ramos Bonfim Música, Política e Tráfico Negreiro – Tensões e Representatividades no Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara.
    Flávio Carvalho A contribuição dos periódicos na pesquisa biográfica sobre Dinorá de Carvalho
    Isabel Pina “Filhos de um país pequeno”: a percepção de si e do outro na crítica musical portuguesa do século XX
    Isaac W. Kerr, Lenita W. M. Nogueira, Marcos C. L. Virmond Algumas considerações sobre o conceito de melodia italiana nos periódicos do secondo ottocento
    João Pedro Costa “[N]ão me parecem compositores para uma sociedade como a nossa, meia surda, meia distraída”: Luís da Costa e o jornalismo musical em Évora (1887-1902)
    Kênia Simone Werner As contribuições da Revista Bastidores para a pesquisa musicológica.

    Em breve mais notícias.

  • O prazo para submissões ao Simpósio Internacional Música e Crítica encerra-se no próximo dia 30

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica alerta aos pesquisadores interessados que o prazo para submissão de comunicações orais encerra-se no próximo dia 30 de julho, e não será prorrogado. As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.

    As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Música e Crítica ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2020, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.

  • Simpósio Internacional Música e Crítica prorroga submissões

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 30 de julho próximo. Reforçamos que, em função da crise sanitária que estamos passando, o Simpósio terá formato virtual.

    Outras informações úteis:

    • Data do Simpósio Internacional Música e Crítica: 23 e 24 de novembro de 2020;
    • Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de julho de 2020;
    • As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’;
    • Não há taxa de inscrição.

    Serão aceitas propostas que abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    Mais informações em breve.

  • IV Simpósio Internacional Música e Crítica – Chamada de Trabalhos

    O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do IV Simpósio Internacional Música e Crítica, na cidade de Pelotas (RS), entre os dias 23 e 24 de novembro de 2020.

    Com isto, convidamos pesquisadores e pesquisadoras musicais a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    Serão aceitas duas modalidades de submissões: comunicações orais e mesas temáticas. A data limite para o envio das propostas é o dia 30 de junho de 2020, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’. Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações orais e para mesas temáticas.
    • Comunicações orais: as submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.
    • Mesas temáticas: serão compostas por 3 painelistas. Além dos elementos descritos para as comunicações orais, o(a) coordenador(a) da mesa temática deverá enviar um único resumo (entre 500 e 600 palavras), não sendo necessário o envio do resumo dos trabalhos individuais incluídos na mesa. Cada comunicação terá 20 minutos para exposição.

    A publicação dos trabalhos nos Anais do IV Simpósio Internacional Música e Crítica seguirá orientação a ser divulgada posteriormente, bem como a divulgação dos/das pesquisadores/pesquisadoras convidados/convidadas.

  • Simpósio Internacional Música e Crítica

    Um projeto de pesquisa em crítica musical periodista foi a origem do Simpósio Internacional Música e Crítica, que neste ano teve a sua terceira edição. Além de aproximar pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, da Argentina e de Portugal, socializou o conhecimento entre aqueles que se interessam pelo tema, inclusive virtualmente, streaming via FB. Por agora, fica a questão: como será a quarta edição? Notícias em breve.

  • A crítica musical periodista como fonte musicológica

    No próximo dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel, ocorrerá a mesa redonda “A crítica musical periodista como fonte musicológica”, abrindo o III Simpósio Internacional Música e Crítica.
    Tal temática surgiu da provocação realizada por um pesquisador e professor de artes, durante o I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes da UFPel, ocorrido em 2018, que manifestara-se contrário ao emprego de jornais periódicos como fonte para a pesquisa. Segundo ele, tal tipo de fonte seria um erro, uma vez que, de acordo com a sua argumentação, se um evento específico não estivesse nele registrado, seria como se não tivesse ocorrido. Se, a princípio, sua admoestação pudesse ser entendida como retórica, no decorrer da discussão ficou claro que não.
    Ao considerarmos que o jornalismo musical manifesta-se segundo vários gêneros textuais (VOLPE, 2019), também não deve ser esquecido que as notícias veiculadas estão longe de serem simples relatos de circunstâncias, uma vez que refletem representações que uma época tem de si própria (DOSSE, 2003). Em outros termos, forma e conteúdo que desafiam e instigam em sua interpretação.