VIII Simpósio Internacional Música e Crítica – cancelamento
Caros/as pesquisadores/as
Em virtude de circunstâncias inesperadas, a coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que a sua 8ª edição, programada para ocorrer entre 29-31/10/2024, no Centro de Artes da UFPel, está cancelada.
Desde já agradecemos a confiança daqueles/as que enviaram as suas contribuições e esperamos reencontrá-los/as em breve, na próxima edição.
Prof. Dr. Guilherme Goldberg
Coordenação Geral SIMC











Martha Tupinambá de Ulhôa, musicóloga, é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Seus projetos de pesquisa e publicações tratam de: (1) gêneros de música popular; (2) a transmissão oral, escrita e audível da música popular no Brasil; (3) práticas musicais ligadas ao entretenimento em periódicos oitocentistas. É autora de Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro nolongo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas e coeditora de Música popular na América Latina: Pontos de Escuta, Made in Brazil: Studies in Popular Music e Canção romântica: Intimidade, mediação e identidade na América Latina.
Juarez Fonseca atua há mais de 40 anos no jornalismo cultural do Rio Grande do Sul.. Começou a escrever profissionalmente sobre música em 1972, em Zero Hora, onde atuou até 1996. No mesmo período, em épocas distintas, foi comentarista de música da TV Bandeirantes RS, da Rádio Gaúcha, da TVE RS e da RBS TV, além da participação como free-lance em revistas e jornais do Centro do País e de colaborações na imprensa alternativa gaúcha e de outras capitais. De 1996 a 2012, manteve coluna de música no jornal ABC Domingo, de Novo Hamburgo, e na revista Aplauso, de Porto Alegre. A partir de 1997, foi editor de Cultura do Jornal da Universidade/UFRGS (até 2004) e colaborador da revista Sucesso, de São Paulo (até 2013). Em março de 2013 retornou a Zero Hora, onde publica a coluna de música “Paralelo 30”. Produziu vários discos e shows, foi jurado em dezenas de festivais, da Califórnia da Canção Nativa do RGS ao Festival dos Festivais, da Rede Globo.