II Simpósio Internacional Música e Crítica

O II Simpósio Internacional Música e Crítica é um evento científico e artístico que visa abordar a crítica musical periodista no Brasil e Argentina. O evento será realizado em Pelotas nos dias 22 e 23 de outubro de 2018.

Seu viés científico visa estimular a divulgação de resultados de pesquisas sobre Crítica Musical, bem como promover o intercâmbio com pesquisadores que a ela se dedicam. Além deste direcionamento, o evento alia ainda a produção musical atual e o resgate de patrimônio imaterial em seu viés artístico. Nesta segunda edição, participarão do evento as convidadas Vera Wolkowicz (University of Cambridge); Silvia Glocer (Universidad de Buenos Aires); Andréa Adour (UFRJ), Mônica Vermes (UFES) e Zélia Chueke (UFPR), que realizará o concerto de abertura do Simpósio.

O segundo concerto do evento consiste no Recital de conclusão de curso de Patrick Menuzzi (UFPel), acadêmico do Bacharelado em Piano, sob orientação do Dr. Luiz Guilherme Goldberg. No evento, serão apresentadas obras de Beethoven, Liszt e Bartók.

Durante o evento serão lançados; além dos Anais do Simpósio, 4 volumes do livro “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil: transcrições Guanabarinas – Antologia Crítica O Paiz”; vol.1 – 1884-1889; vol.2 – 890-1899; vol. 3 – 1900-1909; vol. 4 – 1910-1917. Estas publicações são resultado parcial do projeto de pesquisa Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil realizada pelo Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais (UFPel).

O evento será realizado no Conservatório de Música e Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.