I Simpósio Internacional Música e Crítica

O I Simpósio Internacional Música e Crítica é um evento científico e artístico que visa abordar estritamente a crítica musical, no ano em que se lembram os 80 anos do falecimento do crítico Oscar Guanabarino (1851-1937).

Seu viés científico visa estimular a divulgação de resultados de pesquisas sobre Crítica Musical, bem como promover o intercâmbio com pesquisadores que a ela se dedicam. Para tal, ocorrerão quatro palestras, a cargo dos pesquisadores Profª Drª Teresa Cascudo (Universidad de la Rioja, Espanha), Prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Profª Drª Maria Alice Volpe (UFRJ) e Prof. Dr. Jorge Coli (UNESP), além de cinco sessões de comunicações.

O viés artístico, que alia a produção musical atual e o resgate de patrimônio cultural imaterial, está organizado em dois concertos. No primeiro, estão previstas as estreias absolutas, pelo Trio Arakime, de obras compostas especialmente para este Simpósio; no segundo, a encenação da Fantasia Melodramática em 2 atos “A Loucura de Pierrot”, do compositor riograndino Antenor de Oliveira Monteiro (1872-1948).

O evento será realizado no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e no Conservatório de Música de 23 à 25 de outubro de 2017.