Início do conteúdo
Apresentação

O Simpósio Internacional Música e Crítica é um evento científico e artístico que visa abordar estritamente a crítica musical periodista.

Embora seja inquestionável o valor da crítica musical como fonte para pesquisas musicológicas, não há registros de eventos científicos destinados especificamente a esse gênero literário no Brasil. Através da crítica musical, muitas questões podem ser inferidas, tanto no aspecto cultural, quanto sociológico, histórico ou educacional, por exemplo. Em outros termos, segue-se na linha da história imediata, cujo fundamento “não tende apenas a encurtar os prazos entre a vida das sociedades e sua primeira tentativa de interpretação, mas também a dar a palavra aos que foram os atores dessa história” (Lacouture, 1988; 217). Dosse, por sua vez, ao se referir à história das mentalidades de George Duby, observa tratar-se de “deslocar o olhar do historiador da narração dos fatos passados […] para estudar, a partir dessas mesmas fontes, as representações que uma época tem de si própria, de sua história e em sua subjetividade.” (Dosse, 2003; 314).

A pesquisa em periódicos não é estranha ao Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais da UFPel, como exemplificado nos projetos “A música pelos jornais da cidade do Rio Grande: da Proclamação da República ao Conservatório de Música” (2007), ou no “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil” (2016).

Desta maneira, o viés científico deste evento pretende estimular a divulgação de resultados de pesquisas sobre Crítica Musical, bem como promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores que a ela se dedicam; quanto ao viés artístico, de um lado visa promover resgate de patrimônio cultural imaterial, resultado das pesquisas em edição musical; de outro, fomentar execução da música atual.