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    Notícias
  • Simpósio Internacional Música e Crítica prorroga submissões

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 8 de outubro próximo. As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.

    As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Música e Crítica ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2021, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.

    Mais informações em breve.

  • V Simpósio Internacional Música e Crítica – Chamada de Trabalhos

    O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do V Simpósio Internacional Música e Crítica, em formato remoto, nos dias 22 e 23 de novembro de 2021.

    Com isto, convidamos pesquisadores e pesquisadoras musicais a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    Serão aceitas submissões na modalidade de comunicações orais. A data limite para o envio das propostas é o dia 25 de setembro de 2021, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’. Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações orais.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    A publicação dos trabalhos nos Anais do V Simpósio Internacional Música e Crítica seguirá orientação a ser divulgada posteriormente, bem como a divulgação dos/das pesquisadores/pesquisadoras convidados/convidadas.

  • Inscrições e transmissões do IV SIMC

    Daqui a pouco terá início o IV Simpósio Internacional Música e Crítica. Para você que ainda não se inscreveu, as inscrições estão abertas, são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço: https://forms.gle/gYSJTYtQg1M1SBKn9

    Este ano o evento será realizado de maneira remota, com transmissão no Youtube pelo canal: https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg
    Inscreva-se no nosso canal Youtube e receba as notificações para acompanhar as palestras e comunicações.
  • Arte: Rebeca Klippel Brehm

  • Inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Internacional Música e Crítica!
    As inscrições são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço:
    https://forms.gle/gYSJTYtQg1M1SBKn9

    Este ano o evento será realizado de maneira remota, com transmissão no Youtube pelo canal:
    https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg

  • Palestrantes convidados ao IV Simpósio Internacional Música e Crítica

    O IV Simpósio Internacional Música e Crítica está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Celso Loureiro Chaves é compositor e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutor em composição pela University of Illinois at Urbana-Champagn e bacharel em arquitetura pela UFRGS. Em 2013 lançou o CD autoral “Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II”. Sua obra “Estética do Frio III” foi uma das encomendas OSESP para a temporada de 2014 e seu concerto de violino “Museu das coisas inúteis” foi estreada por Luiz Felipe Coelho e a OSESP em 2017 e pela Orquestra Gulbenkian (Portugal) em 2018. É autor de “Memórias do Pierrô Lunar e outras histórias musicais” (L&PM, 2006) e cronista do jornal Zero Hora. É pesquisador 1A do CNPq e sua linha de pesquisa é a crítica genética aplicada à música e à composição musical. O trabalho científico nesta área, “Translating invented signs into music. The compositional process in A point to the South (2011)”, foi apresentado no congresso “Tracking the Creative Process In Music”, Lisboa, 2019.

    David Cranmer, musicólogo anglo-português, é docente universitário (Lisboa, Universidade NOVA-FCSH). Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, Marcos Portugal, a terminologia dos instrumentos, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, e Camille Saint-Saëns, sobre quem já publicou diversos textos. É autor, entre outros livros, de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador da monografia Marcos Portugal: uma reavaliação (2012). É igualmente pianista e organista.

     

    Ana Guiomar Rêgo Souza é doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Diretora da EMAC (de 2011-2018). Coordena o LABMUS – Laboratório de Musicologia da EMAC/UFG. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia realizado em parceria com o CARAVELAS -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro (CESEM/FCSH/UNL) Desenvolve pesquisas com nas temáticas “Músicas e Festas no Brasil” e “Patrimônio Musical e Arquivístico do LABMUS/EMAC”.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.