Início do conteúdo

Lutero Rodrigues e Alfredo Camarate estarão na palestra de abertura do V-SIMC

No próximo dia 22 de novembro, a palestra de abertura do V Simpósio Internacional Música e Crítica será realizada pelo pesquisador e maestro Lutero Rodrigues, que terá como tema o multifacetado crítico Alfredo Camarate (1840-1904).

Lutero Rodrigues, nascido em 1950, estudou música no Brasil e Alemanha. Tem Mestrado (UNESP) e Doutorado (USP) em Musicologia.  Sua Tese de Doutorado, sobre o compositor Carlos Gomes, recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música – 2010 e tornou-se livro, em 2011 (Editora UNESP). Foi regente de diversos coros, destacando-se o Madrigal Klaus-Dieter Wolff e diversas orquestras, com destaque para a Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura que priorizou o repertório brasileiro. Há mais de 40 anos dedica-se à pesquisa de música brasileira, o que resultou em inúmeras publicações. Em 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, e, em 2010, tornou-se Professor do Departamento. de Música do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo.

Sua palestra, que tem por título “O injusto esquecimento de um personagem enigmático”, será mais uma peça a somar nas pesquisas sobre a crítica musical no Brasil.

 

Publicado em 07/11/2021, na categoria Notícias.