O V SIMC apresenta seus palestrantes – Cristina Fernandes

O V Simpósio Internacional Música e Crítica terá a participação de convidados com relevante contribuição para a pesquisa musicológica. Em nosso primeiro post de apresentação, temos a pesquisadora portuguesa Cristina Fernandes.

Cristina Fernandes é investigadora contratada no INET-md, Universidade Nova de Lisboa. Entre 2011 e 2017 realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834), com uma bolsa da FCT, e entre 2015 e 2017 coordenou a linha temática do INET-md “Abordagens Históricas à Performance Musical”. Faz parte das equipas dos projectos PerformArt-Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740) (CNRS, ÉFR-Rome, financiado pelo ERC) e MUSIN-La música como interpretación en España: historia y recepción (1730-1930) (Univ. de La Rioja) e é co-IR do projecto PROFMUS-Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (NOVA FCSH/FCT). É autora de vários livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas, e é crítica de música do jornal Público. Recentemente, coordenou (c/M. A. Aguilar Rancel) o volume intitulado A imprensa como fonte para a história da interpretação musical (BNP, INET-md, 2021).

Durante o V SIMC, proferirá a palestra “A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos”.

Publicado em 04/11/2021, na categoria Notícias.