Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Costa-Lima Neto fazem palestra “a 4 mãos”

Os musicólogos Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Costa-Lima Neto farão palestra com o título “Os folhetins nos periódicos do Rio de Janeiro oitocentista – música, sociedade e crítica”

Martha Tupinambá de Ulhôa, musicóloga, é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Seus projetos de pesquisa e publicações tratam de: (1) gêneros de música popular; (2) a transmissão oral, escrita e audível da música popular no Brasil; (3) práticas musicais ligadas ao entretenimento em periódicos oitocentistas. É autora de Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro nolongo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas e coeditora de Música popular na  América Latina: Pontos de Escuta, Made in Brazil: Studies in Popular Music e Canção romântica: Intimidade, mediação e identidade na América Latina.

Luiz Costa-Lima Neto é mestre e doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, pós-doutor em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de música na Pós-Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar (Faculdade Vicentina) e de composição, percepção, arranjo e teoria no Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos (RJ). Publicou, entre outros livros, Entre o Lundu, a Ária e a Aleluia:  música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2018).

Publicado em 03/11/2022, na categoria Notícias.