CFP – XI Congresso MUSPRES (SEDEM) / VII Simpósio Internacional Música e Crítica (UFPel)

As relações culturais forjadas pelos/as habitantes dos países dos três continentes banhados pelo oceano Atlântico têm sido historicamente marcadas tanto por desequilíbrios de poder, em suas múltiplas manifestações, como por alianças e redes de índoles diversas, nas quais o idioma tem desempenhado uma função substantiva. O estudo destas relações de signos diversos em sua complexidade, desde os tempos do colonialismo europeu até a atualidade, implica atender a uma pluralidade de fenômenos, como o musical, que propomos explorar em combinação com o meio de comunicação que tem veiculado uma parte crucial de tais relações culturais transatlânticas: a imprensa em espanhol e em português.

Através de seus discursos, verbais e gráficos, os diferentes periódicos e revistas do âmbito ibero-americano têm exercido uma função substantiva na construção / desmantelamento, promoção / censura e circulação / tradução / assimilação de conceitos, gêneros e ideologias estético-musicais, do mesmo modo que servem hoje para reconstruir circuitos transnacionais de produção e consumo da música e da dança, bem como redes intelectuais onde se inserem os diferentes agentes destes dois âmbitos e os próprios meios de imprensa musical.

Em um contexto como o transatlântico, no qual os contínuos fluxos de migração e diáspora têm deixado marcas e cicatrizes profundas, no qual se tem estabelecido estreitos vínculos linguísticos entre as comunidades de língua espanhola e portuguesa, o estudo conjunto da música e da imprensa adquire uma profunda relevância. Por esta razão, os grupos “Música y Prensa” (MUSPRES), da Sociedade Espanhola de Musicologia, e “Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais”, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPEL, Brasil) se reúnem para celebrar  as edições XI do Congresso anual MUSPRES e a VII do Simpósio internacional Música e Crítica, e convidam à apresentação de propostas relacionadas às seguintes linhas temáticas, sem excluir contribuições interdisciplinares que abordem a música e a imprensa nas relações culturais entre Europa, América e África:

• Música e imprensa musical nas redes culturais transatlânticas.
  • Distribuição, recepção e circulação transatlântica de revistas musicais em espanhol e português.
  • Produção, consumo e circulação de gêneros e repertórios musicais e cênicos na (ou graças à) imprensa.
  • Imprensa musical e negociações identitárias nos contextos de migração e diáspora transatlântica.
  • Festivais musicais e cênicos hispano/ibero/afro-latino-americanos na imprensa.
  • Construção/discussão de cânones musicais e artísticos no espaço transatlântico.
  • A língua (espanhola e portuguesa) e a música na construção de identidades transatlânticas na/desde a imprensa.
  • Tradução, adaptação e assimilação de textos, conceitos e ideias sobre música, arte e literatura em espanhol e português.
  • Imprensa musical digital e comunidades transnacionais dos falantes de espanhol e português.
  • Impacto da Inteligência Artificial e da digitalização hemerográfica na pesquisa sobre a imprensa cultural e música.

A Universidade de La Rioja e o Campus Valle de la Lengua de La Rioja acolhem o Congresso Internacional “Música, imprensa e relações culturais transatlânticas” – que terá lugar de 2 a 4 de novembro de 2023 – em Logroño e no ambiente privilegiado dos Monastérios de Suso e Yuso de San Millán de la Cogolla, Patrimônio da Humanidade desde 1997 e símbolo do nascimento da língua espanhola escrita.

Para mais informações (prazo e formato da submissão e incrições), acesse o site https://www.ximuspresconference.com/pt

You can find the English CFP at: https://www.ximuspresconference.com/en
Usted puede encontrar el CFP en español en: https://www.ximuspresconference.com/

Publicado em 21/04/2023, na categoria Notícias.