Palestrantes convidados ao IV Simpósio Internacional Música e Crítica

O IV Simpósio Internacional Música e Crítica está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

Celso Loureiro Chaves é compositor e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutor em composição pela University of Illinois at Urbana-Champagn e bacharel em arquitetura pela UFRGS. Em 2013 lançou o CD autoral “Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II”. Sua obra “Estética do Frio III” foi uma das encomendas OSESP para a temporada de 2014 e seu concerto de violino “Museu das coisas inúteis” foi estreada por Luiz Felipe Coelho e a OSESP em 2017 e pela Orquestra Gulbenkian (Portugal) em 2018. É autor de “Memórias do Pierrô Lunar e outras histórias musicais” (L&PM, 2006) e cronista do jornal Zero Hora. É pesquisador 1A do CNPq e sua linha de pesquisa é a crítica genética aplicada à música e à composição musical. O trabalho científico nesta área, “Translating invented signs into music. The compositional process in A point to the South (2011)”, foi apresentado no congresso “Tracking the Creative Process In Music”, Lisboa, 2019.

David Cranmer, musicólogo anglo-português, é docente universitário (Lisboa, Universidade NOVA-FCSH). Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, Marcos Portugal, a terminologia dos instrumentos, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, e Camille Saint-Saëns, sobre quem já publicou diversos textos. É autor, entre outros livros, de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador da monografia Marcos Portugal: uma reavaliação (2012). É igualmente pianista e organista.

Ana Guiomar Rêgo Souza é doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Diretora da EMAC (de 2011-2018). Coordena o LABMUS – Laboratório de Musicologia da EMAC/UFG. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia realizado em parceria com o CARAVELAS -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro (CESEM/FCSH/UNL) Desenvolve pesquisas com nas temáticas “Músicas e Festas no Brasil” e “Patrimônio Musical e Arquivístico do LABMUS/EMAC”.

Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.

Publicado em 01/11/2020, na categoria Notícias.