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    Notícias
  • Professora Silvina Mansilla fará palestra no VI SIMC

    No primeiro dia do VI SIMC, 21 de novembro, teremos a oportunidade de receber a professora Silvina Mansilla, da Universidade de Buenos Aires, que proferirá a palestra La polémica recepción crítica de la producción orquestal de Carlos Guastavino.

    Silvina Luz Mansilla. Profesora y musicóloga argentina. Doctora en Historia y Teoría de las Artes por la Universidad de Buenos Aires; Licenciada y Profesora Superior en Musicología, graduada de la Pontificia Universidad Católica Argentina; Profesora Nacional de Piano, por el Conservatorio Nacional. Actualmente es investigadora del Instituto de Artes del Espectáculo “Raúl H. Castagnino” de la Universidad de Buenos Aires –donde coordina el área de Investigación en Artes Musicales– y Profesora Adjunta en la asignatura Historia de la Música Latinoamericana y Argentina, de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Directora y docente del Área Musicología del Doctorado en Música de la Universidad Católica Argentina, es también Profesora Titular Regular en la Universidad Nacional de las Artes y docente de posgrado en la Universidad Nacional de Cuyo.

    Autora de varios textos (tres de ellos dedicados al compositor Carlos Guastavino), más de treinta artículos con referato y un centenar de colaboraciones entre capítulos de libros, reseñas y entradas léxicas en diccionario. Directora de proyectos de investigación en UBA y UNA, es docente-investigadora (categoría 1) dentro del Sistema Nacional de Incentivos de la Secretaría de Políticas Universitarias del Ministerio de Educación. Convocada regularmente como evaluadora, integra desde 2021 el Advisory Board de la International SONUS Foundation. Miembro fundador de la Asociación Argentina de Musicología, se desempeñó en su Comisión Directiva –en distintos períodos– como secretaria, fiscalizadora y presidente. Fue investigadora del Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega” entre 2010 y 2016. Es miembro de IASPM-AL y ARLAC-IMS, integrando en esta última institución el Grupo de Trabajo “Música y Periódicos” de la Rama para Latinoamérica y El Caribe.

     

     

  • O VI SIMC apresenta seus palestrantes – Isabel Pina

    O VI Simpósio Internacional Música e Crítica terá a participação de convidados com relevante contribuição para a pesquisa sobre a música na imprensa. Em nosso primeiro post de apresentação, temos a pesquisadora portuguesa Isabel Pina.

    Isabel Pina é doutorada em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo beneficiado de uma bolsa de doutoramento FCT (SRFH/BD/131591/2017). Interessa-se sobretudo pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, neoclassicismo, análise musical, imprensa periódica e crítica musical, temas em torno dos quais tem vindo a publicar e a participar em diversos congressos nacionais e internacionais. Defendeu a sua tese de doutoramento em Ciências Musicais, intitulada “Para uma genealogia da criação musical em Portugal no século XX: a posteridade de Luís de Freitas Branco e o conceito de escola de composição”, em 2022. É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, onde é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, colaboradora do Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música e uma das fundadoras e coordenadoras do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa.

    Durante o VI SIMC, proferirá a palestra “Uma proposta de metodologia de análise da crítica musical: abordagem tripartida ao século XX português”.

  • Simpósio Internacional Música e Crítica prorroga submissões

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 18 de outubro próximo. As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Música e Crítica ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.

    Mais informações em breve.
  • VI Simpósio Internacional Música e Crítica – Chamada de Trabalhos

    O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do VI Simpósio Internacional Música e Crítica, em formato remoto, nos dias 21 e 22 de novembro de 2022.

    Com isto, convidamos pesquisadores e pesquisadoras musicais a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    Serão aceitas submissões na modalidade de comunicações orais. A data limite para o envio das propostas é o dia 30 de setembro de 2022, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’. Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações orais.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    A publicação dos trabalhos nos Anais do VI Simpósio Internacional Música e Crítica seguirá orientação a ser divulgada posteriormente, bem como a divulgação dos/das pesquisadores/pesquisadoras convidados/convidadas.

  • Flagrantes de palestras e da mesa de encerramento

    O V Simpósio Internacional Música e Crítica chegou ao seu final, após 2 dias de intensas atividades, entre elas as palestras e a mesa de encerramento registradas abaixo. Momentos especiais de muito aprendizado e aproximação entre pesquisadores. Nos reencontraremos no próximo ano, no VI Simpósio Internacional Música e Crítica!

    Palestra 1, moderação Guilherme Goldberg: Lutero Rodrigues

    Palestra 2, moderação Amanda Oliveira: André Egg

    Palestra 3, moderação Guilherme Goldberg: Cristina Fernandes

    Mesa de encerramento, moderação Amanda Oliveira: Nayive Ananías, Kamille Viola e Christina Fuscaldo

  • Flagrantes das Mesas de Comunicação (23/11)

    O segundo dia do V Simpósio Internacional Música e Crítica trouxe mais 3 mesas de comunicação. Abaixo, flagrantes do momento.

    Mesa 4, moderação Ana Guiomar Rêgo Souza: Renata L. Marques, Diego Wandal

    Mesa 5, moderação Luís Fernando Hering Coelho: Valmiro P. Machado Jr., Rebeca Klippel Brehm e Jonas Almeida, Marcele Pedrotti Dutra Meneses

    Mesa 6, moderação Leandro Maia: Matteo Ciacchi, Millena Melchioretto e André Egg

  • Flagrantes das Mesas de Comunicação (22/11)

    O primeiro dia do V Simpósio Internacional Música e Crítica trouxe trabalhos com diversas abordagens do emprego dos periódicos diários como fonte para a pesquisa musicológica. Abaixo, o flagrante das 3 mesas de comunicação ocorridas. Amanhã seguiremos com mais 4 mesas e 2 palestras.

    Mesa 1, moderação Alberto Pacheco: Anne Meyer, Fernando Secomandi e Edilson Rocha, Lucyanne Afonso

    Mesa 2, moderação Werner Ewald: Alexei Alves e Sérgio Freitas, Manoel Oliveira, Marcus Mota

    Mesa 3, moderação Rafael Noleto: Erica Passos, Fabricia Carrera

  • Abertura de inscrições para o V Simpósio Internacional Música e Crítica

    Estão abertas as inscrições para o V Simpósio Internacional Música e Crítica!
    As inscrições são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço:
    https://docs.google.com/forms/d/1D1gBbyio_xz-nu-1RgUMsmdqml4NnCpQTpH1okDmqq8/edit.

    Este ano, o Simpósio seguirá sendo realizado de maneira remota, nos dias 22 e 23 de novembro, com transmissão no Youtube pelo canal do evento:
    https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg

  • V SIMC divulga a sua programação

    O V Simpósio Internacional Música e Crítica, que terá início no próximo dia 22 de novembro, tem a satisfação de divulgar a sua programação, que terá transmissão no canal youtube do Simpósio.
    (https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg/featured).

    V Simpósio Internacional Música e Crítica
    Programação
    22/11 – Seg
    9h Abertura
    9h15-10h15 Palestra 1 – Lutero Rodrigues – O injusto esquecimento de um personagem enigmático
    Mesa 1 Anne Meyer – A construção da imagem do artista através da crítica jornalística – o caso Vera Janacopulos
    10h30-12h Carlos Fernando Secomandi; Edilson Assunção Rocha – Arnulpho Mattos: atuação e inserção social de um compositor capixaba a partir da análise de notícias da imprensa periódica local
    Lucyanne de Melo Afonso; Rosemara Staub de Barros – As críticas ao elenco radiofônico pela Coluna No DIAL do Jornal A Crítica, Manaus-AM (1949 a 1950)
    Almoço
    Mesa 2 Alexei Alves de Queiroz; Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas – A repressão ao Samba em jornais cariocas do início do século XX
    13h30-15h Manoel Messias Alves de Oliveira – O circuito “Zona Sul” da Música Popular: aspectos e considerações sobre o trabalho lítero-musical e jornalístico de Ruy Castro
    Marcus Mota – Ainda o Maxixe: pequenos flagrante das performances musicais afro-diaspóricas
    Mesa 3 Erica Santana dos Passos – Educação pela arte e a valorização do trabalho dos professores na crítica de Mário de Andrade para o Diário Nacional
    15h15-16h45 Fabricia D. Malán Carrera – Lo dice la prensa. Las experiencias de música electroacústica y la escena en Uruguay, en las décadas de 1960 y 1970
    João Figueiredo Costa – A “música de alta cultura” no Diário de Lisboa no pós 25 de abril (1974-1980): géneros jornalísticos, autoriais, temáticas e discursos
    23/11 – Ter
    9h-10h Palestra 2 – André Egg – Por uma periodização da crítica musical no Brasil
    Mesa 4 Diego Wandal dos Santos – Luiz Heitor nas páginas da Revista Cultura Política
    10h10-11h10 Renata Leticia Marques – A crítica musical de Lúcio Rangel ou a Música Brasileira como tradição inventada
    Mesa 5 Jonas Silva de Almeida; Valmiro Pereira Machado Junior; Rafaela Canez Camargo; Rebeca Klippel Brehm; Luiz Guilherme Goldberg – Oscar Guanabarino Pelo Mundo das Artes: métodos e processos em pesquisa hemerográfica
    11h20-12h20 Marcele Pedrotti Dutra Meneses; Luiz Guilherme Goldberg – A crítica de Alexandre Levy: questões metodológicas
    Almoço
    13h30-14h30 Palestra 3 – Cristina Fernandes – A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos
    Mesa 6 Matteo Ciacchi – Um tropicalismo endógeno: a dez anos da Guanabara e a um século de Londres hemerográfica
    14h40-15h40 Millena Rossi Melchioretto; André Acastro Egg – Folclorismo na crítica musical de Eunice Catunda
    16h-17h30 Mesa de encerramento – Christina Fuscaldo, Kamille Viola e Nayive Ananías – Os desafios para a crítica musical feita por mulheres no Brasil.
    17h30 Encerramento

  • André Egg proferirá palestra no V-SIMC

    Entre as palestras programadas para o V Simpósio Internacional Música e Crítica, André Egg trará uma proposta para a periodização da crítica musical no Brasil, uma reflexão necessária a partir da perspectiva da relevância assumida pelos periódicos como fontes para pesquisas musicológicas.

    André Egg é Licenciado em Música pela antiga EMBAP, hoje UNESPAR, Mestre em História pela UFPR e Doutor em História Social pela USP. É professor da UNESPAR, nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Música Popular, com disciplinas de História da Música e Música no Brasil. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR (linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade) e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR (linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa). Um dos organizadores do livro “Arte e política no Brasil” (Editora Perspectiva, 2014). Organizador do livro “Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno” (Editora CRV, 2016). Autor do livro “A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança” (Editora Alameda, 2018). Tem orientado pesquisas sobre crítica musical e temas correlatos em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado.