Início do conteúdo
    Notícias
  • Inscrições e transmissões do IV SIMC

    Daqui a pouco terá início o IV Simpósio Internacional Música e Crítica. Para você que ainda não se inscreveu, as inscrições estão abertas, são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço: https://forms.gle/gYSJTYtQg1M1SBKn9

    Este ano o evento será realizado de maneira remota, com transmissão no Youtube pelo canal: https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg
    Inscreva-se no nosso canal Youtube e receba as notificações para acompanhar as palestras e comunicações.
  • Arte: Rebeca Klippel Brehm

  • Inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Internacional Música e Crítica!
    As inscrições são gratuitas e o formulário encontra-se no endereço:
    https://forms.gle/gYSJTYtQg1M1SBKn9

    Este ano o evento será realizado de maneira remota, com transmissão no Youtube pelo canal:
    https://www.youtube.com/channel/UC3aODRtuYuOYUMn4uvePqeg

  • Palestrantes convidados ao IV Simpósio Internacional Música e Crítica

    O IV Simpósio Internacional Música e Crítica está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Celso Loureiro Chaves é compositor e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutor em composição pela University of Illinois at Urbana-Champagn e bacharel em arquitetura pela UFRGS. Em 2013 lançou o CD autoral “Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II”. Sua obra “Estética do Frio III” foi uma das encomendas OSESP para a temporada de 2014 e seu concerto de violino “Museu das coisas inúteis” foi estreada por Luiz Felipe Coelho e a OSESP em 2017 e pela Orquestra Gulbenkian (Portugal) em 2018. É autor de “Memórias do Pierrô Lunar e outras histórias musicais” (L&PM, 2006) e cronista do jornal Zero Hora. É pesquisador 1A do CNPq e sua linha de pesquisa é a crítica genética aplicada à música e à composição musical. O trabalho científico nesta área, “Translating invented signs into music. The compositional process in A point to the South (2011)”, foi apresentado no congresso “Tracking the Creative Process In Music”, Lisboa, 2019.

    David Cranmer, musicólogo anglo-português, é docente universitário (Lisboa, Universidade NOVA-FCSH). Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, Marcos Portugal, a terminologia dos instrumentos, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, e Camille Saint-Saëns, sobre quem já publicou diversos textos. É autor, entre outros livros, de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador da monografia Marcos Portugal: uma reavaliação (2012). É igualmente pianista e organista.

     

    Ana Guiomar Rêgo Souza é doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Diretora da EMAC (de 2011-2018). Coordena o LABMUS – Laboratório de Musicologia da EMAC/UFG. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia realizado em parceria com o CARAVELAS -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro (CESEM/FCSH/UNL) Desenvolve pesquisas com nas temáticas “Músicas e Festas no Brasil” e “Patrimônio Musical e Arquivístico do LABMUS/EMAC”.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.

  • Propostas aprovadas ao Simpósio Internacional Música e Crítica

    Com satisfação, a Comissão Coordenadora do Simpósio Internacional Música e Crítica divulga as propostas aprovadas. São elas:

    Simpósio Internacional Música e Crítica
    Submissão
    Autor Título
    Assíria Toledo do Amaral “O Z da questão”: O memorialismo e a crítica musical em Zuza Homem de Mello (1933- )
    Carlos Alberto Figueiredo O episódio “Fagulhas” e o Orpheon Carlos Gomes: contradições num debate na imprensa fluminense em 1898
    Danieli Verônica Longo Benedetti Uma análise da crítica especializada em torno das temporadas de concertos da Société Musicale Indépendente – SMI (1910-1935)
    Elber Ramos Bonfim Música, Política e Tráfico Negreiro – Tensões e Representatividades no Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara.
    Flávio Carvalho A contribuição dos periódicos na pesquisa biográfica sobre Dinorá de Carvalho
    Isabel Pina “Filhos de um país pequeno”: a percepção de si e do outro na crítica musical portuguesa do século XX
    Isaac W. Kerr, Lenita W. M. Nogueira, Marcos C. L. Virmond Algumas considerações sobre o conceito de melodia italiana nos periódicos do secondo ottocento
    João Pedro Costa “[N]ão me parecem compositores para uma sociedade como a nossa, meia surda, meia distraída”: Luís da Costa e o jornalismo musical em Évora (1887-1902)
    Kênia Simone Werner As contribuições da Revista Bastidores para a pesquisa musicológica.

    Em breve mais notícias.

  • O prazo para submissões ao Simpósio Internacional Música e Crítica encerra-se no próximo dia 30

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica alerta aos pesquisadores interessados que o prazo para submissão de comunicações orais encerra-se no próximo dia 30 de julho, e não será prorrogado. As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.

    As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Música e Crítica ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2020, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.

  • Simpósio Internacional Música e Crítica prorroga submissões

    A coordenação do Simpósio Internacional Música e Crítica informa que o prazo para submissão de comunicações foi prorrogado para 30 de julho próximo. Reforçamos que, em função da crise sanitária que estamos passando, o Simpósio terá formato virtual.

    Outras informações úteis:

    • Data do Simpósio Internacional Música e Crítica: 23 e 24 de novembro de 2020;
    • Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de julho de 2020;
    • As submissões devem ser enviadas para e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’;
    • Não há taxa de inscrição.

    Serão aceitas propostas que abordem o emprego da crítica musical periodista como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    Mais informações em breve.

  • IV Simpósio Internacional Música e Crítica – Chamada de Trabalhos

    O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do IV Simpósio Internacional Música e Crítica, na cidade de Pelotas (RS), entre os dias 23 e 24 de novembro de 2020.

    Com isto, convidamos pesquisadores e pesquisadoras musicais a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    Serão aceitas duas modalidades de submissões: comunicações orais e mesas temáticas. A data limite para o envio das propostas é o dia 30 de junho de 2020, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’. Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações orais e para mesas temáticas.
    • Comunicações orais: as submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.
    • Mesas temáticas: serão compostas por 3 painelistas. Além dos elementos descritos para as comunicações orais, o(a) coordenador(a) da mesa temática deverá enviar um único resumo (entre 500 e 600 palavras), não sendo necessário o envio do resumo dos trabalhos individuais incluídos na mesa. Cada comunicação terá 20 minutos para exposição.

    A publicação dos trabalhos nos Anais do IV Simpósio Internacional Música e Crítica seguirá orientação a ser divulgada posteriormente, bem como a divulgação dos/das pesquisadores/pesquisadoras convidados/convidadas.