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    Notícias
  • IV Simpósio Internacional Música e Crítica – Chamada de Trabalhos

    O Centro de Artes da UFPel e o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais anunciam a realização do IV Simpósio Internacional Música e Crítica, na cidade de Pelotas (RS), entre os dias 23 e 24 de novembro de 2020.

    Com isto, convidamos pesquisadores e pesquisadoras musicais a enviarem trabalhos sobre temas de seus interesses, vinculados a pesquisas que utilizem periódicos como fonte de análise (jornais, revistas, hebdomadários, entre outros).

    Serão aceitas duas modalidades de submissões: comunicações orais e mesas temáticas. A data limite para o envio das propostas é o dia 30 de junho de 2020, e devem ser enviadas pelo e-mail musicaecritica@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’. Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão para comunicações orais e para mesas temáticas.
    • Comunicações orais: as submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.
    • Mesas temáticas: serão compostas por 3 painelistas. Além dos elementos descritos para as comunicações orais, o(a) coordenador(a) da mesa temática deverá enviar um único resumo (entre 500 e 600 palavras), não sendo necessário o envio do resumo dos trabalhos individuais incluídos na mesa. Cada comunicação terá 20 minutos para exposição.

    A publicação dos trabalhos nos Anais do IV Simpósio Internacional Música e Crítica seguirá orientação a ser divulgada posteriormente, bem como a divulgação dos/das pesquisadores/pesquisadoras convidados/convidadas.

  • Simpósio Internacional Música e Crítica

    Um projeto de pesquisa em crítica musical periodista foi a origem do Simpósio Internacional Música e Crítica, que neste ano teve a sua terceira edição. Além de aproximar pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, da Argentina e de Portugal, socializou o conhecimento entre aqueles que se interessam pelo tema, inclusive virtualmente, streaming via FB. Por agora, fica a questão: como será a quarta edição? Notícias em breve.

  • A crítica musical periodista como fonte musicológica

    No próximo dia 11 de novembro, às 18h, no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel, ocorrerá a mesa redonda “A crítica musical periodista como fonte musicológica”, abrindo o III Simpósio Internacional Música e Crítica.
    Tal temática surgiu da provocação realizada por um pesquisador e professor de artes, durante o I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes da UFPel, ocorrido em 2018, que manifestara-se contrário ao emprego de jornais periódicos como fonte para a pesquisa. Segundo ele, tal tipo de fonte seria um erro, uma vez que, de acordo com a sua argumentação, se um evento específico não estivesse nele registrado, seria como se não tivesse ocorrido. Se, a princípio, sua admoestação pudesse ser entendida como retórica, no decorrer da discussão ficou claro que não.
    Ao considerarmos que o jornalismo musical manifesta-se segundo vários gêneros textuais (VOLPE, 2019), também não deve ser esquecido que as notícias veiculadas estão longe de serem simples relatos de circunstâncias, uma vez que refletem representações que uma época tem de si própria (DOSSE, 2003). Em outros termos, forma e conteúdo que desafiam e instigam em sua interpretação.

  • Pianista endiabrado encerrará o III Simpósio Internacional Música e Crítica

    URGENTE
    De seu retiro momentâneo, Satanás envia o seguinte telegrama:

    “Saudações infernaes PT Envio meu representante de dedos fumegantes para concerto de encerramento PT
    Patrick Menuzzi PT Programa em breve PT”

    Com isto a coordenação do III Simpósio Internacional Música e Crítica informa que os dois concertos previstos estão assim agendados, ambos ocorrendo às 20h, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música:
    Dia 11/11 – Duo Arsis, de flauta e piano, com Mayara Araújo e Patrick Menuzzi;
    Dia 12/11 – Concerto de Piano, com Patrick Menuzzi.

    Teremos mais notícias em breve.
    A Redação

  • Após fulminar a orquestra, Satanás não dará as caras no III Simpósio Internacional Música e Crítica

    URGENTE
    Mensagem há pouco recebida informa grave incidente ocorrido com Satanás! Durante almoço de confraternização com Orlando, São Pedro e pessoa não identificada, Satanás sofreu grave indigestão que acabou por fulminar a orquestra que lhe fazia coro. Com isso lamenta que não poderá manifestar-se durante o III Simpósio Internacional Música e Crítica.
    Tão logo sua saúde seja restabelecida, mandará notícias.
    A Redação

  • Amanda Oliveira e a crítica à crítica musical de Oscar Guanabarino

    Crítica à crítica: estratégias discursivas de Oscar Guanabarino sobre mulheres instrumentistas n’O Paiz (1884-1917). Eis o tema que será abordado por Amanda Oliveira, bacharela em Ciências Musicais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente cursando o mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural na mesma instituição, com fomento da CAPES através do Programa de Demanda Social (DS). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica do projeto “A Pedagogia Contemporânea da Flauta Transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas” (2014-2016), e também integrou a equipe do projeto “Documentos Sonoros: os registros de Octavio Dutra (1884-1937) no contexto da música no Rio Grande do Sul”, que resultou no livro “Espia só… A trajetória musical de Octávio Dutra” (2016). É membro do grupo de pesquisa “Estudos Interdisciplinares em Ciênccias Musicais” da UFPel e desde 2016 participa do projeto de pesquisa “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil”, do qual foi bolsista de Iniciação Científica (2016-2018), e foi uma das organizadoras da Antologia Crítica de Oscar Guanabarino (2019).

  • João Pedro Costa faz palestra sobre a crítica musical em Évora, Portugal.

    Uma abordagem à crítica musical atendendo aos públicos-alvo da imprensa eborense (1887-1910)”. Este é o tema da palestra que será realizada pelo pesquisador João Pedro Costa, mestrando em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL). João Pedro Costa ainda é membro do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, vinculado ao Grupo Teoria Crítica e Comunicação do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Atualmente dispõe de uma bolsa de investigação referente ao projeto “Música, Media e Públicos em Portugal 1974-2000”, desenvolvido pelo grupo acima mencionado. No ano de 2017 concluiu a licenciatura em Musicologia pela Universidade de Évora e foi bolseiro de investigação. As suas principais linhas de interesse centram-se nos gostos e sociabilidades musicais desde os finais do século XIX à atualidade.