Semana da Conservação e Restauro
Informações no blog do evento: http://eventospetcr.blogspot.com.br/
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O coordenador e professor do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel participou da I° Semana Carioca de Preservação e Terceira Jornada de Conservação e Restauro, que foi realizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro – RJ, entre os dias 26 e 28 de novembro. No evento, Roberto realizou palestra, junto dos coordenadores de Cursos de Conservação e Restauro de outras universidades federais brasileiras. O evento reuniu estudantes e professores de cursos na área e profissionais atuantes. Roberto falou sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e sua importância para o cursos de Conservação e Restauro de Universidades Federais, além da forma como o mesmo impactou na estruturação curricular do Curso da UFPel. Participaram do evento também as acadêmicas Joana Braklin e Cláudia Nogueira.
Foi lançado na última feira do livro de Pelotas o trabalho de Isabel Halfen Torino chamado: “Um leque mandarim do Museu da Baronesa, Pelotas, RS: História, simbolismos e circunstâncias de restauro”. Isabel é conservadora-restauradora graduada pela UFPel, egressa da primeira turma de formandos do curso. De acordo com Isabel “este livro nasceu a partir de uma monografia apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPEL, orientado pela professora Andréa Bachettini e coorientado pela restauradora Keli Scolari. Ele é fruto de uma paixão antiga pelos leques, que foi crescendo ao perceber que esse objeto, ao longo da história, teve muitos papéis e significados além do simples caráter utilitário que sempre lhe atribuíram, constituindo-se em alguns momentos, em verdadeiros espaços de manifestações
artísticas, culturais, políticas e até ideológicas. Percebendo, então a escassa bibliografia sobre esse assunto, resolvi unir a paixão ao trabalho: o restauro de um leque chinês do século XIX, acervo do Museu da Baronesa.
O resultado foi um livro acessível também ao leitor leigo, interessado no patrimônio cultural. No primeiro capítulo, ele encontra a perspectiva histórica e dimensão simbólica dos leques; no segundo, um pouco da história e a caracterização técnica e material desse leque chinês e no terceiro capítulo, os aspectos ligados à intervenção de restauro do leque mandarim, mas não na forma de um mero relatório técnico e, sim, buscando associar à interação entre a diversidade dos materiais constituintes e seus comportamentos, a reflexão sobre algumas dúvidas e questionamentos surgidos durante o trabalho. Essas questões foram colocadas e comentadas ao longo do processo de restauro, procurando uma conexão harmônica entre esses materiais, as teorias conservacionistas, os conceitos e a prática da intervenção.
A estimativa é a de que este trabalho venha a contribuir com informações úteis para esta e as gerações seguintes de conservadores, na intervenção de artefatos que possuam materiais semelhantes aos presentes nesta tipologia.
É um momento especial para mim a publicação deste livro que contou com o apoio da gráfica da nossa universidade, mas reconheço que a sua essência é constituída, também do trabalho de cada um dos professores do curso de Conservação e Restauro da UFPEL que colaboraram para a minha qualificação; do Departamento de Museologia Conservação e Restauro e de todos que se esforçaram para a criação do nosso bacharelado e, ainda da experiência compartilhada com meus colegas de aula”.
Nesta segunda-feira, dia 05 de novembro, começa o segundo semestre letivo de 2012 para o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. Neste semestre contamos com uma grande novidade: a duas semanas atrás começou a mudança de sede do curso, após anos de luta, agora situada na Rua Lobo da Costa, nº 1877. Nesse novo endereço contamos com instalações mais adequadas e modernas, ainda em processo de finalização. Na última quinta-feira, dia 1º de novembro, os alunos, professores e técnicos, em conjunto com o curso de graduação em museologia, especialização em memória, identidade e cultura material, e mestrado e doutorado em memória e patrimônio, realizaram o “Canguru’s Day”. Em homenagem ao nome popularmente conhecido do imóvel, quando de sua época como sede de uma tradicional indústria de embalagens, estes cursos comemoraram a sua nova sede e o reinício das atividades. Bixos e veteranos: sejam todos bem vindos! Nas fotos, o novo laboratório do restauro de pintura, o mapa da nova sede, e flashs do Canguru’s Day.
RELAÇÕES ENTRE A MEMÓRIA E HISTÓRIA
Arquivo com texto da palestra realizada na Faculdade de Educação (FAE-UFPel) , no dia O7 de dezembro 2004, pela Professora Dra. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira.
Entre os dias 24 e 27 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro. O evento contou com cerca de 300 conservadores/restauradores, acadêmicos e profissionais do patrimônio, de toda a América Latina. A UFPel esteve representada pelos professores dos cursos de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Participaram os professores Roberto Heiden, Andréa Lacerda de Bachettini, Mariana Wertheimer, Maria Letícia Mazzucchi, Francisca Ferreira Michelon e Carlos Alberto Ávila. Também participaram KarenVelleda e Angela Macalossi, egressas do Curso de Conservação e Restauro e estudantes do mestrado em Memória e Patrimônio.
O evento apresentou um excelente nível acadêmico. Os chilenos discutem o campo da Conservação e do Restauro a partir de temáticas amplas e transversais, tais como, patrimônio material e imaterial, cidadania, memória, direitos humanos e outros. O evento contou também com diversos conferencistas internacionais e atividades paralelas. As atividades foram desenvolvidas junto ao Campus Oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Um espaço belíssimo e muito interessante. O campus fica em um antigo mosteiro, que concentra os cursos das áreas de artes e ciências humanas. Um exemplo da forma inteligente como o monumento é aproveitado se dá com a igreja do mosteiro: faz às vezes também de auditório. Foi lá que ocorreram as conferências de Salvador Munõz Vinas, Isabel Medina e John Carman.
O Professor Roberto Heiden, Coordenador do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, em conjunto com a Professora Magali Sehn, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da UFMG, foram coordenadores do Simpósio Temático “La formación del conservador restaurador y el papel de las universidades em Iberoamérica”, que teve o comentário final realizado pela professora Andréa Bacchettini. Esse simpósio reuniu representantes dos cursos de Conservação e Restauro do Brasil e de Portugal, tais como a professora Dra Maria Luisa, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Professora Dra Eduarda Moreira da Silva, do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto. O simpósio teve um bom resultado, na medida em que promoveu a aproximação entre os cursos desses países, e a proposição de diversos projetos conjuntos.
A participação dos representantes da UFPel gerou um número expressivo de trabalhos e publicações, ao todo dez, todos publicados nos anais do evento e listados abaixo. Esses trabalhos permitiram diversos contatos e tratativas para o desenvolvimento de projetos futuros com outras instituições.
Trabalhos apresentados no evento por representantes da UFPel.
El programa de educación tutorial en la formación del conservador/restaurador en el curso de UFPEL: análisis de las posibilidades y los resultados. Francisca Ferreira, Brasil.
Esculturas en cerámica de Portugal existente en las casas del Centro Histórico de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil. Keli Scolari, Margarete Gonçalves y Ângela Macalossi, Brasil.
Estudio del patrimonio de vidrieras producidas por talleres de Genta y Veit en Porto Alegre e Pelotas del siglo XX. Mariana G. Wertheimer, Raquel Alberti, Cristiane Krause y Margarete R. F. Gonçalves, Brasil.
La conservación del Arte Contemporáneo efímero y la memoria. Roberto Heiden y Andréa Bachettini, Brasil.
La fotografía y el trabajo en Rio Grande Do Sul: políticas y conservación de colecciones fotográficas . Francisca Ferreira Michelon y Luzia Costa Rodeghiero, Brasil.
Licenciatura en Conservación y Restauración de Bienes Culturales Muebles. La construcción curricular del curso de conservación y restauración de bienes culturales muebles del ICH/UFPEL. Roberto Heiden, Brasil.
Memoria y patrimonio en la Universidad Federal de Pelotas – UFPEL: de la graduación a la pos-graduación. Maria Mazzucchi, Brasil.
Patrimonio arquitectónico de Pelotas: preservación, conservación, restauración. Carlos Santos, Brasil.
Proyecto de recuperación de las pinturas murales del Theatro Guarany: un laboratorio práctico de restauración. Andréa Bachettini, Brasil.
Retratabilidad: renombrando y reconceptualizando un criterio. Karen Velleda, Verónica Coffy y María Leticia Mazzucchi, Brasil.
Nos dias 18 e 19 de maio foi realizado o curso de extensão “Luminotécnica aplicada a conservação e restauro”. O projeto teve a Coordenação do Professor Roberto Heiden. O minicurso foi ministrado pelo Conservador-restaurador Ricardo Jaekel. A abordagem deste assunto objetivou o desenvolvimento de conhecimento sobre as consequências geradas pela iluminação inadequada sobre acervos culturais. Desta forma, visou fomentar iniciativas referentes à prevenção de danos e alterações no ambiente de espaços voltados à conservação. O minicurso abordou conhecimentos relativos a variedade de lâmpadas existentes no mercado, os tipos de radiação gerada pelas lâmpadas mais utilizadas, o nível de sensibilidade dos materiais frente às radiações. Foram também apresentados os princípios da luminotécnica, os tipos de acessórios, instalações e equipamentos de medição de intensidade luminosa, as especificações da iluminação para os diferentes tipos de materiais e sua sensibilidade frente a radiação. Devido ao sucesso do minicurso, está prevista a realização de novas edições do mesmo.
No dia 11 de fevereiro de 2012, no auditório Wilson de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL. O Curso de Conservação e Restauro do ICH é o primeiro curso criado em decorrência do REUNI, na UFPEL, a formar profissionais.
Concluíram os estudos Consuelo Vaz Robe, Eduardo Nobre Medeiros, Fábio Galli Alves, Fabiana Batista Alfonsín, Geanine Vargas Escobar, Isabel Halfen da Costa Torino, Janaína Huth Mesquita, João Eduardo Abduch Rodrigues, Karen Velleda Caldas, Luciane Pacífico dos Santos, Mara Lúcia Carret de Vasconcelos, Ricardo Jaekel dos Santos, Silvana Salazar Aranibar e Verônica Coffy Bilhalba dos Santos. Agora não mais estudantes e sim conservadores-restauradores de bens culturais!
A Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini foi homenageada com o título de Paraninfa da turma. Andréa realizou um discurso bonito e emocionado. Exaltou o esforço despendido pelo corpo docente no processo de consolidação do curso, falou sobre a importância e o engajamento decisivo da turma de alunos que passavam pela formatura, e ressaltou a importância da profissão de conservador-restaurador de bens culturais. A turma de formandos 2012 do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL chama-se turma Prof. Roberto Heiden, que foi homenageado com o título de Patrono. Também os Profs. Dr. Jaime Mujica Salles, Dr. Pedro Luis Sanches, Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Profa. Me Silvana Bojanoski participaram da composição da mesa, como professores homenageados. O técnico em restauro, Jeferson Sallaberry, foi o funcionário homenageado.
A Professora Dra. Lorena Almeida Gill, diretora em exercício do ICH/UFPEL,presidiu a Cerimônia, junto do secretário geral do ICH, Mário Ayres da Silveira. No discurso de encerramento, Lorena falou sobre a importância do curso no contexto do Instituto de Ciências Humanas, exaltou o trabalho dos professores, técnicos administrativos e dos estudantes, além de parabenizar a vitória dos estudantes com a obtenção do título. A professora Lorena representou a reitoria da UFPEL, que não enviou representação oficial.
Após a cerimônia, os estudantes e seus convidados se dirigiram para suas festas particulares. Toda a movimentação desta noite ficou na história dos envolvidos. A formatura desta primeira turma é o primeiro passo da consolidação do sonho de um grupo de trabalho esforçado, de alunos comprometidos, e de uma categoria que busca o seu devido e necessário reconhecimento. Todos estão de parabéns!
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