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    Notícias
  • 2° Semana Acadêmica Integrada vem ai!

    Acontece entre os dias 1° a 5 de julho a 2° Semana Acadêmica Integrada, uma ação conjunta dos diretórios acadêmico, DAMu- Diretório Acadêmico de Museologia (Gestão liberdade coletiva) e DACoRe- Diretório Acadêmico de Conservação e Restauro, dos seus respectivos cursos, Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. O tema norteador deste evento é “O profissional Museólogo e Conservador/Restaurador no seu mercado de trabalho”, que conjuga os interesses da comunidade acadêmica e do mercado de trabalho.

    Inscrições antecipadas no blog http://blogsai2013.blogspot.com.br/ ou na hora, se houver vaga, no valor de R$15,00.

    Grade de programação SAI 2013

    para folhas 2013

  • Defesa de TCCs dos formandos turma de 2013.

    Nos dias 06 e 13 de março foram realizadas as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos formandos de 2013, do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel. Os estudantes apresentaram suas pesquisas para as bancas, que foram compostas por professores do próprio curso, ou convidados de outros cursos da UFPel. Os trabalhos foram desenvolvidos junto das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Seminário de Orientação, que têm a coordenação da professora Francisca Ferreira Michelon. Abaixo se encontram as informações relativas aos títulos dos trabalhos, professores orientadores e bancas de avaliação, assim como imagens que ilustram a atividade. Parabéns aos formandos pelos belos trabalhos realizados!

    Data: 06 de março de 2013

     

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS. Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história. Aluna: Claudia Fontoura Lacerda

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS. Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa. Aluna: Flávia Silva Faro

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária. Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer

    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Data: 13 de março de 2013

    Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas. Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

     “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro. Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany.  Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador

    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda BachettiniImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemIMG_1712IMG_1731IMG_1732IMG_1733IMG_1737IMG_1739IMG_1740IMG_1741IMG_1742IMG_1746IMG_1748IMG_1749IMG_1753

  • Trabalhos de Conclusão de Curso: Defesas 2013.

    A coordenação do Curso de Conservação e Restauro convida

    BANCAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    DATA: 06 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS.Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história.Aluna: Claudia Fontoura Lacerda
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS.Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa.Aluna: Flávia Silva Faro
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária.Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer
    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    DATA: 13 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    1. Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas.Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    2. “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro.Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    3. As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany. Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    4. Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    5. Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador
    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    6. Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

  • Coordenador e professor do Curso participa da I° Semana Carioca de Preservação e Terceira Jornada de Conservação e Restauro

    O coordenador e professor do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel participou da I° Semana Carioca de Preservação e Terceira Jornada de Conservação e Restauro, que foi realizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro – RJ, entre os dias 26 e 28 de novembro. No evento, Roberto realizou palestra, junto dos coordenadores de Cursos de Conservação e Restauro de outras universidades federais brasileiras. O evento reuniu estudantes e professores de cursos na área e profissionais atuantes. Roberto falou sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e sua importância para o cursos de Conservação e Restauro de Universidades Federais, além da forma como o mesmo impactou na estruturação curricular do Curso da UFPel. Participaram do evento também as acadêmicas Joana Braklin e Cláudia Nogueira.

  • Livro de Isabel Halfen Torino

    Foi lançado na última feira do livro de Pelotas o trabalho de Isabel Halfen Torino chamado: “Um leque mandarim do Museu da Baronesa, Pelotas, RS: História, simbolismos e circunstâncias de restauro”. Isabel é conservadora-restauradora graduada pela UFPel, egressa da primeira turma de formandos do curso. De acordo com Isabel “este livro nasceu a partir de uma monografia apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPEL, orientado pela professora Andréa Bachettini e coorientado pela restauradora Keli Scolari. Ele é fruto de uma paixão antiga pelos leques, que foi crescendo ao perceber que esse objeto, ao longo da história, teve muitos papéis e significados além do simples caráter utilitário que sempre lhe atribuíram, constituindo-se em alguns momentos, em verdadeiros espaços de manifestações

    artísticas, culturais, políticas e até ideológicas.  Percebendo, então a escassa bibliografia sobre esse assunto, resolvi unir a paixão ao trabalho: o restauro de um leque chinês do século XIX, acervo do Museu da Baronesa.

    O resultado foi um livro acessível também ao leitor leigo, interessado no patrimônio cultural. No primeiro capítulo, ele encontra a perspectiva histórica e dimensão simbólica dos leques; no segundo, um pouco da história e a caracterização técnica e material desse leque chinês e no terceiro capítulo, os aspectos ligados à intervenção de restauro do leque mandarim, mas não na forma de um mero relatório técnico e, sim, buscando associar à interação entre a diversidade dos materiais constituintes e seus comportamentos, a reflexão sobre algumas dúvidas e questionamentos surgidos durante o trabalho. Essas questões foram colocadas e comentadas ao longo do processo de restauro, procurando uma conexão harmônica entre esses materiais, as teorias conservacionistas, os conceitos e a prática da intervenção.

    A estimativa é a de que este trabalho venha a contribuir com informações úteis para esta e as gerações seguintes de conservadores, na intervenção de artefatos que possuam materiais semelhantes aos presentes nesta tipologia.

    É um momento especial para mim a publicação deste livro que contou com o apoio da gráfica da nossa universidade, mas reconheço que a sua essência é constituída, também do trabalho de cada um dos professores do curso de Conservação e Restauro da UFPEL que colaboraram para a minha qualificação; do Departamento de Museologia Conservação e Restauro e de todos que se esforçaram para a criação do nosso bacharelado e, ainda da experiência  compartilhada com meus colegas de aula”.

  • Reinício do semestre e nova sede do curso de Conservação e Restauro.

    Nesta segunda-feira, dia 05 de novembro, começa o segundo semestre letivo de 2012 para o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. Neste semestre contamos com uma grande novidade: a duas semanas atrás começou a mudança de sede do curso, após anos de luta, agora situada na Rua Lobo da Costa, nº 1877. Nesse novo endereço contamos com instalações mais adequadas e modernas, ainda em processo de finalização. Na última quinta-feira, dia 1º de novembro, os alunos, professores e técnicos, em conjunto com o curso de graduação em museologia, especialização em memória, identidade e cultura material, e mestrado e doutorado em memória e patrimônio, realizaram o “Canguru’s Day”. Em homenagem ao nome popularmente conhecido do imóvel, quando de sua época como sede de uma tradicional indústria de embalagens, estes cursos comemoraram a sua nova sede e o reinício das atividades. Bixos e veteranos: sejam todos bem vindos! Nas fotos, o novo laboratório do restauro de pintura, o mapa da nova sede, e flashs do Canguru’s Day.

  • Participação no 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro.

    Entre os dias 24 e 27 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro. O evento contou com cerca de 300 conservadores/restauradores, acadêmicos e profissionais do patrimônio, de toda a América Latina. A UFPel esteve representada pelos professores dos cursos de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Participaram os professores Roberto Heiden, Andréa Lacerda de Bachettini, Mariana Wertheimer, Maria Letícia Mazzucchi, Francisca Ferreira Michelon e Carlos Alberto Ávila. Também participaram KarenVelleda e Angela Macalossi, egressas do Curso de Conservação e Restauro e estudantes do mestrado em Memória e Patrimônio.

    O evento apresentou um excelente nível acadêmico. Os chilenos discutem o campo da Conservação e do Restauro a partir de temáticas amplas e transversais, tais como, patrimônio material e imaterial, cidadania, memória, direitos humanos e outros. O evento contou também com diversos conferencistas internacionais e atividades paralelas. As atividades foram desenvolvidas junto ao Campus Oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Um espaço belíssimo e muito interessante. O campus fica em um antigo mosteiro, que concentra os cursos das áreas de artes e ciências humanas. Um exemplo da forma inteligente como o monumento é aproveitado se dá com a igreja do mosteiro: faz às vezes também de auditório. Foi lá que ocorreram as conferências de Salvador Munõz Vinas, Isabel Medina e John Carman.

    O Professor Roberto Heiden, Coordenador do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, em conjunto com a Professora Magali Sehn, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da UFMG, foram coordenadores do Simpósio Temático “La formación del conservador restaurador y el papel de las universidades em Iberoamérica”, que teve o comentário final realizado pela professora Andréa Bacchettini. Esse simpósio reuniu representantes dos cursos de Conservação e Restauro do Brasil e de Portugal, tais como a professora Dra Maria Luisa, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Professora Dra Eduarda Moreira da Silva, do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto. O simpósio teve um bom resultado, na medida em que promoveu a aproximação entre os cursos desses países, e a proposição de diversos projetos conjuntos.

    A participação dos representantes da UFPel gerou um número expressivo de trabalhos e publicações, ao todo dez, todos publicados nos anais do evento e listados abaixo. Esses trabalhos permitiram diversos contatos e tratativas para o desenvolvimento de projetos futuros com outras instituições.

    Trabalhos apresentados no evento por representantes da UFPel.

     

    El programa de educación tutorial en la formación del conservador/restaurador en el curso de UFPEL: análisis de las posibilidades y los resultados.  Francisca Ferreira, Brasil.

     

    Esculturas en cerámica de Portugal existente en las casas del Centro Histórico de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil.  Keli Scolari, Margarete Gonçalves y Ângela Macalossi, Brasil.

     

    Estudio del patrimonio de vidrieras producidas por talleres de Genta y Veit en Porto Alegre e Pelotas del siglo XX.  Mariana G. Wertheimer, Raquel Alberti, Cristiane Krause y Margarete R. F. Gonçalves, Brasil.

     

    La conservación del Arte Contemporáneo efímero y la memoria.  Roberto Heiden y Andréa Bachettini, Brasil.

     

    La fotografía y el trabajo en Rio Grande Do Sul: políticas y conservación de colecciones fotográficas .  Francisca Ferreira Michelon y Luzia Costa Rodeghiero, Brasil.

     

    Licenciatura en Conservación y Restauración de Bienes Culturales Muebles.  La construcción curricular del curso de conservación y restauración de bienes culturales muebles del ICH/UFPEL.  Roberto Heiden, Brasil.

     

    Memoria y patrimonio en la Universidad Federal de Pelotas – UFPEL: de la graduación a la pos-graduación.  Maria Mazzucchi, Brasil.

     

    Patrimonio arquitectónico de Pelotas: preservación, conservación, restauración.  Carlos Santos, Brasil.

     

    Proyecto de recuperación de las pinturas murales del Theatro Guarany: un laboratorio práctico de restauración.  Andréa Bachettini, Brasil.

     

    Retratabilidad: renombrando y reconceptualizando un criterio.  Karen Velleda, Verónica Coffy y María Leticia Mazzucchi, Brasil.

    Representantes do Brasil e de Portugal

    Igreja/auditório do campus oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile