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  • Alunos do Curso de Conservação e Restauração participam do Congresso de Iniciação Científica.

    Alunos do Curso de Conservação e Restauro participaram do Congresso de Iniciação Científica da UFPel, edição 2013. O Congresso de Iniciação Científica (CIC) tem por objetivos a valorização do corpo docente da instituição dedicado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, o incentivo para que alunos de graduação tenham sua formação com forte acento na pesquisa, além da integração da universidade com os demais setores da sociedade.

    Como ocorre desde o primeiro ano de funcionamento do Curso de Conservação e Restauração da UFPel, os acadêmicos do curso participaram do CIC 2013. Dentre os participantes, a discente Rosaura Isquierdo Rocha (foto) apresentou o seguinte trabalho: Procedimento de Higienização do Monumento funerário do Poeta Lobo da Costa. O trabalho foi desenvolvido como proposta de avaliação final da disciplina de Introdução à Conservação e Restauro de Materiais Pétreos, ministrada pela Professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, que é também coordenadora do Projeto Marmorabilia – Inventário da Memória Tumular do Rio Grande do Sul. A proposta deste estudo tem como objetivo a higienização e a conservação de uma unidade tumular, a fim de aprofundar o conhecimento referente às técnicas de trabalho com o material em que foi executado, o mármore.

    A discente Marina Perfetto Sanes, apresentou a Ficha Descritiva do Monumento Funerário do poeta Lobo da Costa, cujo objetivo principal era detalhar o objeto de estudo, de maneira a compreender melhor sua história, autoria, suas características, materiais empregados, dimensões e principalmente seu estado de conservação.

    O trabalho apresentado pela discente Susana dos Santos Dode trouxe como tema a Conservação de Materiais Metálicos do Sítio Arqueológico Charqueada Santa Bárbara. Esse trabalho aborda as etapas de conservação arqueológica aplicadas aos objetos metálicos, oriundos das escavações na Charqueada Santa Bárbara. Tais escavações resultam do projeto “O Pampa Negro: Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Rio Grande do Sul (1780-1888)”, cujo coordenador geral é o Prof. Dr. Lúcio Menezes Ferreira. Por sua vez, a coordenação da equipe de conservação do projeto é de responsabilidade do Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés.

    Já o trabalho apresentado pelo discente Jairo Hardtke Kaster, trouxe como tema: Reservas Técnicas em Museus. O trabalho teve como objetivo despertar a vocação científica e incentivar os alunos do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais do ICH/UFPEL a atuarem dentro da linha de pesquisa “Instituições de Memória e Gestão de acervos” do doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPEL, o que proporcionará ao aluno da graduação a possibilidade de discutir sobre aspectos relacionados à conservação de acervos e também realizar estudos e aplicabilidades de procedimentos de conservação e guarda de acervos em instituições museais, contribuindo assim para sua formação acadêmica. As reservas técnicas deveriam conservar e difundir as informações de um museu. Sabe-se que na prática isso não ocorre por falta de conhecimento, por falta de profissionais capacitados ou mesmo por negligência, por esse motivo, se vê a necessidade de serem ampliadas as pesquisas e estudos desenvolvidos na área, para que possamos estimular os futuros profissionais.

    Por Cristiane Rodrigues.

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  • Exposição sobre a conservação do túmulo do Poeta Lobo da Costa.

    Realizou-se junto a sede do futuro Museu do Doce da UFPel a exposição sobre a conservação do monumento funerário do Poeta Lobo da Costa intitulada “Conservação de Monumento Funerário – Poeta Lobo da Costa, Santa Casa de Pelotas”. O Monumento Funerário que é original do Cemitério da Santa Casa de Pelotas/RS, foi restaurado e parte do mesmo encontra-se junto a exposição didática sobre as técnicas de restauro utilizadas. A exposição é resultado de semanas de intenso trabalho, onde os estudantes e professores do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina de Introdução à Conservação de Materiais Pétreos, tornando o Cemitério um verdadeiro laboratório. As atividades do projeto de pesquisa intitulado Marmorabilia, coordenado pela Professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, contribuíram para a realização desta exposição. Este projeto tem como objetivos inventariar, conhecer, divulgar e preservar a arte cemiterial nas cidades de Porto Alegre e Pelotas/RS. Um dos objetivos do trabalho é sensibilizar a comunidade a zelar pelo nosso patrimônio cemiterial e incluí-lo como um ponto turístico para futuras visitações. Segundo a discente, Júlia Cavallieri, a higienização do monumento funerário foi feita para retirar sujidades que acabaram deteriorando o monumento. Primeiramente, foi feito um diagnóstico, com o preenchimento de uma ficha que documentou as patologias encontradas no monumento. A limpeza mecânica foi feita através da utilização de escovas macias e produtos químicos. A discente Vera Regina Cazaubon, destacou a importância da atividade, através das aulas práticas que foram importantes, pois complementaram as aulas teóricas. Foi à primeira vez que esse procedimento foi realizado dentro do Cemitério de Pelotas. Segundo a docente Luiza Neitzke foi uma honra ter realizado a atividade no jazigo do célebre poeta Lobo da Costa, pelo que o mesmo representa: “Para a nossa surpresa, Lobo da Costa (poeta, jornalista e teatrólogo brasileiro marcado pelo “mal do século” é um dos nomes mais expressivos do movimento romântico da literatura do Rio Grande do Sul) é homenageado na 41ª Feira do Livro de Pelotas, tornando ainda mais satisfatório o resultado do trabalho realizado por alunos e professores” Luiza também explica que pretende dar continuidade a atividade, através do completo processo de restauração. No dia 09 de Novembro Luiza coordenou uma visita guiada junto ao Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, local onde se encontra o túmulo do poeta. Nesta visita foram visitados os túmulos de escritores importantes, com ênfase ao túmulo do Lobo da Costa. Por Cristiane Rodrigues.Imagem

  • CARTA ABERTA CONTRA O VETO DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO CONSERVADOR-RESTAURADOR DE BENS CULTURAIS MÓVEIS

    Os professores, alunos e técnicos do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas vem através desta carta aberta à sociedade manifestar seu repúdio contra o veto integral da presidência da República ao Projeto de Lei nº 370, de 2007 (nº 4.042/08 na Câmara dos Deputados) que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Conservador-Restaurador de Bens Culturais Móveis e Integrados e autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho Federal de Conservação-Restauração de Bens Móveis e Integrados e seus Conselhos Regionais.

    O veto integral frustra uma discussão que se prolonga há décadas, e que tramita no Senado e no Congresso desde 2007, sobre a necessidade de regulamentar a importante atividade de preservação, conservação e restauração de bens patrimoniais, que numa visão contemporânea de patrimônio possuem não só valores históricos e artísticos, mas que abrangem valores documentais, científicos, religiosos, dentre tantos outros, e estão relacionados com a memória, identidade, direitos e cidadania do povo brasileiro.

    Considerando os valores e importância dos bens culturais, impõe-se uma verdade incontestável de que a conservação e restauração somente podem ficar sob a responsabilidade de profissionais extremamente qualificados e preparados porque envolve conhecimentos especializados sobre os materiais, os processos químicos, biológicos e ambientais de degradação, as condições de guarda, segurança, exposição, acesso, e tratamentos específicos em bens que possuem valores únicos e inestimáveis. A conservação e restauração de bens culturais é internacionalmente reconhecida como uma atividade técnico-científica, que exige pesquisas e estudos avançados, além de critérios rigorosos de intervenção e uma postura ética de respeito à integridade material, estética, histórica e funcional das obras e objetos.

    A recente implantação dos primeiros cursos de graduação em conservação e restauração de bens culturais no Brasil é a garantia da entrada no mercado de trabalho de um profissional qualificado para cumprir as importantes funções de conservação dos nossos bens culturais. A regulamentação da profissão de conservador-restaurador é o outro lado dessa moeda, que garantiria que as atividades de conservação e restauração somente fossem realizadas por aqueles profissionais que cumpriram as exigências de uma formação adequada.

    Considerando todas essas questões, causa maior indignação ainda a justificativa do veto presidencial de que “O projeto de lei viola o disposto no art. 5o, inciso XIII da Constituição, que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver risco de dano à sociedade, o que não ocorre no exercício das atividades de conservador-restaurador.”

    Se de acordo com o veto presidencial, não se pode exigir uma formação específica e qualquer um pode realizar procedimentos de conservação e restauração, como mensurar, prevenir ou remediar um dano ao patrimônio cultural ocasionado por um profissional despreparado? Infelizmente são frequentes as notícias de tratamentos errados que resultaram em deformações e alterações irreversíveis ao patrimônio cultural. Sem contar os tantos erros e tratamentos inadequados, que não vem a público, que não viram notícias, que permanecem escondidos nos recônditos das instituições. Os danos causados à sociedade existem de fato, são frequentes e graves.

    Sem a regulamentação da profissão de conservador-restaurador nosso patrimônio cultural continua à mercê de pessoas que se auto intitulam “restauradores”, que mesmo sem preparo, conhecimento, critérios e ética, realizam de forma irresponsável intervenções e tratamentos frequentemente inadequados. A negação da regulamentação profissional de conservadores-restauradores é um ato irresponsável, que relega e equaliza os bens culturais a qualquer objeto comum, sem importância ou significado especial.

    Esperamos poder reverter essa situação lastimável em que faltou aos nossos dirigentes uma visão mais verdadeira da realidade e importância da atuação dos profissionais conservadores-restauradores. A demora em reconhecer e regulamentar a profissão de conservador-restaurador já denota atraso, e não pode sofrer ainda tamanho retrocesso.

    MANIFESTO_UFPel (PDF)

  • 2° Semana Acadêmica Integrada vem ai!

    Acontece entre os dias 1° a 5 de julho a 2° Semana Acadêmica Integrada, uma ação conjunta dos diretórios acadêmico, DAMu- Diretório Acadêmico de Museologia (Gestão liberdade coletiva) e DACoRe- Diretório Acadêmico de Conservação e Restauro, dos seus respectivos cursos, Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. O tema norteador deste evento é “O profissional Museólogo e Conservador/Restaurador no seu mercado de trabalho”, que conjuga os interesses da comunidade acadêmica e do mercado de trabalho.

    Inscrições antecipadas no blog http://blogsai2013.blogspot.com.br/ ou na hora, se houver vaga, no valor de R$15,00.

    Grade de programação SAI 2013

    para folhas 2013

  • Defesa de TCCs dos formandos turma de 2013.

    Nos dias 06 e 13 de março foram realizadas as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos formandos de 2013, do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel. Os estudantes apresentaram suas pesquisas para as bancas, que foram compostas por professores do próprio curso, ou convidados de outros cursos da UFPel. Os trabalhos foram desenvolvidos junto das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Seminário de Orientação, que têm a coordenação da professora Francisca Ferreira Michelon. Abaixo se encontram as informações relativas aos títulos dos trabalhos, professores orientadores e bancas de avaliação, assim como imagens que ilustram a atividade. Parabéns aos formandos pelos belos trabalhos realizados!

    Data: 06 de março de 2013

     

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS. Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história. Aluna: Claudia Fontoura Lacerda

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS. Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa. Aluna: Flávia Silva Faro

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária. Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer

    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Data: 13 de março de 2013

    Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas. Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

     “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro. Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany.  Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador

    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda BachettiniImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemIMG_1712IMG_1731IMG_1732IMG_1733IMG_1737IMG_1739IMG_1740IMG_1741IMG_1742IMG_1746IMG_1748IMG_1749IMG_1753

  • Trabalhos de Conclusão de Curso: Defesas 2013.

    A coordenação do Curso de Conservação e Restauro convida

    BANCAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    DATA: 06 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS.Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história.Aluna: Claudia Fontoura Lacerda
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS.Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa.Aluna: Flávia Silva Faro
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária.Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer
    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    DATA: 13 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    1. Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas.Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    2. “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro.Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    3. As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany. Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    4. Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    5. Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador
    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    6. Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini