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  • CARTA ABERTA CONTRA O VETO DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO CONSERVADOR-RESTAURADOR DE BENS CULTURAIS MÓVEIS

    Os professores, alunos e técnicos do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas vem através desta carta aberta à sociedade manifestar seu repúdio contra o veto integral da presidência da República ao Projeto de Lei nº 370, de 2007 (nº 4.042/08 na Câmara dos Deputados) que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Conservador-Restaurador de Bens Culturais Móveis e Integrados e autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho Federal de Conservação-Restauração de Bens Móveis e Integrados e seus Conselhos Regionais.

    O veto integral frustra uma discussão que se prolonga há décadas, e que tramita no Senado e no Congresso desde 2007, sobre a necessidade de regulamentar a importante atividade de preservação, conservação e restauração de bens patrimoniais, que numa visão contemporânea de patrimônio possuem não só valores históricos e artísticos, mas que abrangem valores documentais, científicos, religiosos, dentre tantos outros, e estão relacionados com a memória, identidade, direitos e cidadania do povo brasileiro.

    Considerando os valores e importância dos bens culturais, impõe-se uma verdade incontestável de que a conservação e restauração somente podem ficar sob a responsabilidade de profissionais extremamente qualificados e preparados porque envolve conhecimentos especializados sobre os materiais, os processos químicos, biológicos e ambientais de degradação, as condições de guarda, segurança, exposição, acesso, e tratamentos específicos em bens que possuem valores únicos e inestimáveis. A conservação e restauração de bens culturais é internacionalmente reconhecida como uma atividade técnico-científica, que exige pesquisas e estudos avançados, além de critérios rigorosos de intervenção e uma postura ética de respeito à integridade material, estética, histórica e funcional das obras e objetos.

    A recente implantação dos primeiros cursos de graduação em conservação e restauração de bens culturais no Brasil é a garantia da entrada no mercado de trabalho de um profissional qualificado para cumprir as importantes funções de conservação dos nossos bens culturais. A regulamentação da profissão de conservador-restaurador é o outro lado dessa moeda, que garantiria que as atividades de conservação e restauração somente fossem realizadas por aqueles profissionais que cumpriram as exigências de uma formação adequada.

    Considerando todas essas questões, causa maior indignação ainda a justificativa do veto presidencial de que “O projeto de lei viola o disposto no art. 5o, inciso XIII da Constituição, que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver risco de dano à sociedade, o que não ocorre no exercício das atividades de conservador-restaurador.”

    Se de acordo com o veto presidencial, não se pode exigir uma formação específica e qualquer um pode realizar procedimentos de conservação e restauração, como mensurar, prevenir ou remediar um dano ao patrimônio cultural ocasionado por um profissional despreparado? Infelizmente são frequentes as notícias de tratamentos errados que resultaram em deformações e alterações irreversíveis ao patrimônio cultural. Sem contar os tantos erros e tratamentos inadequados, que não vem a público, que não viram notícias, que permanecem escondidos nos recônditos das instituições. Os danos causados à sociedade existem de fato, são frequentes e graves.

    Sem a regulamentação da profissão de conservador-restaurador nosso patrimônio cultural continua à mercê de pessoas que se auto intitulam “restauradores”, que mesmo sem preparo, conhecimento, critérios e ética, realizam de forma irresponsável intervenções e tratamentos frequentemente inadequados. A negação da regulamentação profissional de conservadores-restauradores é um ato irresponsável, que relega e equaliza os bens culturais a qualquer objeto comum, sem importância ou significado especial.

    Esperamos poder reverter essa situação lastimável em que faltou aos nossos dirigentes uma visão mais verdadeira da realidade e importância da atuação dos profissionais conservadores-restauradores. A demora em reconhecer e regulamentar a profissão de conservador-restaurador já denota atraso, e não pode sofrer ainda tamanho retrocesso.

    MANIFESTO_UFPel (PDF)

  • 2° Semana Acadêmica Integrada vem ai!

    Acontece entre os dias 1° a 5 de julho a 2° Semana Acadêmica Integrada, uma ação conjunta dos diretórios acadêmico, DAMu- Diretório Acadêmico de Museologia (Gestão liberdade coletiva) e DACoRe- Diretório Acadêmico de Conservação e Restauro, dos seus respectivos cursos, Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. O tema norteador deste evento é “O profissional Museólogo e Conservador/Restaurador no seu mercado de trabalho”, que conjuga os interesses da comunidade acadêmica e do mercado de trabalho.

    Inscrições antecipadas no blog http://blogsai2013.blogspot.com.br/ ou na hora, se houver vaga, no valor de R$15,00.

    Grade de programação SAI 2013

    para folhas 2013

  • Defesa de TCCs dos formandos turma de 2013.

    Nos dias 06 e 13 de março foram realizadas as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos formandos de 2013, do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel. Os estudantes apresentaram suas pesquisas para as bancas, que foram compostas por professores do próprio curso, ou convidados de outros cursos da UFPel. Os trabalhos foram desenvolvidos junto das disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Seminário de Orientação, que têm a coordenação da professora Francisca Ferreira Michelon. Abaixo se encontram as informações relativas aos títulos dos trabalhos, professores orientadores e bancas de avaliação, assim como imagens que ilustram a atividade. Parabéns aos formandos pelos belos trabalhos realizados!

    Data: 06 de março de 2013

     

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS. Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história. Aluna: Claudia Fontoura Lacerda

    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS. Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa. Aluna: Flávia Silva Faro

    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária. Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer

    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Data: 13 de março de 2013

    Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas. Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador

    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

     “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro. Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany.  Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador

    Prof. Roberto Heiden

    Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador

    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador

    Profª. Andréa Lacerda BachettiniImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemIMG_1712IMG_1731IMG_1732IMG_1733IMG_1737IMG_1739IMG_1740IMG_1741IMG_1742IMG_1746IMG_1748IMG_1749IMG_1753

  • Trabalhos de Conclusão de Curso: Defesas 2013.

    A coordenação do Curso de Conservação e Restauro convida

    BANCAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    DATA: 06 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    Parâmetros para Conservação e Higienização de Espécimes taxidermizados: estudo de caso da coleção Carlos Ritter – Pelotas/RS.Aluno: André Luiz de Vasconcelos Medeiros
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Prof. José Eduardo Figueiredo Dornelles – Instituto de Biologia / UFPEL

    História da Conservação e Restauro na cidade de Pelotas: o atelier de Conservação e Restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, antecedentes e história.Aluna: Claudia Fontoura Lacerda
    Banca: Prof. Roberto Heiden – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Análise e crítica de intervenções nos vitrais do educandário Coração de Maria, Rio Grande/RS.Aluna: Enilda Maria Benemann de Almeida
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

    Estudo dos vitrais do Instituto São Benedito da cidade de Pelotas/RS: Diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção para o painel da fachada externa.Aluna: Flávia Silva Faro
    Banca: Profª. Mariana Gaelzer Wertheimer – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Um estudo sobre a conservação do altar de Santa Luzia.Aluna: Fabiane Rodrigues Moraes

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    Levantamento e Identificação de Manifestações Patológicas na Capela Funerária.Aluna: Deizi Rodrigues Neugebauer
    Banca: Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho– Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    DATA: 13 DE MARÇO DE 2013
    HORÁRIO DE INÍCIO: 18H
    LOCAL: SALA 1/ 3º ANDAR/ CAMPUS CANGURU

    1. Faianças: materiais e técnicas adaptadas ao restauro de peças agregadas ao exterior das fachadas.Aluna: Juliana Correa Vergara

    Banca: Profª. Daniele Baltz da Fonseca – Orientador
    Profª. Carla Rodrigues Gastaud

    2. “Senhoras tomando chá” – Pinacoteca Matteo Tonietti – Rio Grande/RS – O papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro.Aluna: Ângela Marina Macalossi

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Profª. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    3. As pinturas murais do teto do foyer do Theatro Guarany. Aluna: Lisiane Gastal Pereira

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    4. Estudo sobre os exames realizados nas pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluno: Gilson Barbosa

    Banca: Profª. Andréa Lacerda Bachettini – Orientador
    Prof. Roberto Heiden

    5. Peritagem e revisão documental de obras atribuídas à pintora Marlene Abrantes Kerr na Coleção Ex-Alunos da EBA do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.Aluna: Paula Wiener Reisser

    Banca: Prof. Pedro Luís Machado Sanches – Orientador
    Prof. Wilson Marcelino Miranda – Centro de Artes/UFPEL

    6. Ações de conservação preventiva no controle de pragas do Museu Antropológico Diretor Pestana. Aluno: Miriam Silveira Campos

    Banca: Profª. Silvana de Fátima Bojanoski – Orientador
    Profª. Andréa Lacerda Bachettini

  • Coordenador e professor do Curso participa da I° Semana Carioca de Preservação e Terceira Jornada de Conservação e Restauro

    O coordenador e professor do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel participou da I° Semana Carioca de Preservação e Terceira Jornada de Conservação e Restauro, que foi realizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro – RJ, entre os dias 26 e 28 de novembro. No evento, Roberto realizou palestra, junto dos coordenadores de Cursos de Conservação e Restauro de outras universidades federais brasileiras. O evento reuniu estudantes e professores de cursos na área e profissionais atuantes. Roberto falou sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e sua importância para o cursos de Conservação e Restauro de Universidades Federais, além da forma como o mesmo impactou na estruturação curricular do Curso da UFPel. Participaram do evento também as acadêmicas Joana Braklin e Cláudia Nogueira.

  • Livro de Isabel Halfen Torino

    Foi lançado na última feira do livro de Pelotas o trabalho de Isabel Halfen Torino chamado: “Um leque mandarim do Museu da Baronesa, Pelotas, RS: História, simbolismos e circunstâncias de restauro”. Isabel é conservadora-restauradora graduada pela UFPel, egressa da primeira turma de formandos do curso. De acordo com Isabel “este livro nasceu a partir de uma monografia apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPEL, orientado pela professora Andréa Bachettini e coorientado pela restauradora Keli Scolari. Ele é fruto de uma paixão antiga pelos leques, que foi crescendo ao perceber que esse objeto, ao longo da história, teve muitos papéis e significados além do simples caráter utilitário que sempre lhe atribuíram, constituindo-se em alguns momentos, em verdadeiros espaços de manifestações

    artísticas, culturais, políticas e até ideológicas.  Percebendo, então a escassa bibliografia sobre esse assunto, resolvi unir a paixão ao trabalho: o restauro de um leque chinês do século XIX, acervo do Museu da Baronesa.

    O resultado foi um livro acessível também ao leitor leigo, interessado no patrimônio cultural. No primeiro capítulo, ele encontra a perspectiva histórica e dimensão simbólica dos leques; no segundo, um pouco da história e a caracterização técnica e material desse leque chinês e no terceiro capítulo, os aspectos ligados à intervenção de restauro do leque mandarim, mas não na forma de um mero relatório técnico e, sim, buscando associar à interação entre a diversidade dos materiais constituintes e seus comportamentos, a reflexão sobre algumas dúvidas e questionamentos surgidos durante o trabalho. Essas questões foram colocadas e comentadas ao longo do processo de restauro, procurando uma conexão harmônica entre esses materiais, as teorias conservacionistas, os conceitos e a prática da intervenção.

    A estimativa é a de que este trabalho venha a contribuir com informações úteis para esta e as gerações seguintes de conservadores, na intervenção de artefatos que possuam materiais semelhantes aos presentes nesta tipologia.

    É um momento especial para mim a publicação deste livro que contou com o apoio da gráfica da nossa universidade, mas reconheço que a sua essência é constituída, também do trabalho de cada um dos professores do curso de Conservação e Restauro da UFPEL que colaboraram para a minha qualificação; do Departamento de Museologia Conservação e Restauro e de todos que se esforçaram para a criação do nosso bacharelado e, ainda da experiência  compartilhada com meus colegas de aula”.