Início do conteúdo
    Notícias
  • NOTA DE REPÚDIO

    Por meio desta nota, o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Universidade Federal de Pelotas, vem demonstrar seu estarrecimento e repúdio diante dos atentados ao patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, móvel e imóvel, ocorridos em 08 de janeiro de 2023. Símbolos da República Brasileira, do coração de nossa Democracia, o conjunto atacado, integrante de Brasília, é também Patrimônio da Humanidade, listado como patrimônio mundial da UNESCO, desde 1987. Dito isto, reiteramos, com veemência, nosso repúdio aos ataques golpistas e covardes à nossa Democracia e ao Estado de Direito, sem respeito ao bem público, brasileiro e mundial, atos irresponsáveis que devem encontrar um final por meio da Justiça.

    Diante disso, o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis se coloca à disposição para compor diferentes grupos de força tarefa, com seu quadro de professores, técnicos e estudantes, e contribuir para a recuperação, o tratamento e a restauração das obras de arte e símbolos que foram vandalizados nas casas dos Três Poderes que amparam nossa Democracia.

  • Distribuição de horários 2022/2

    Prezados, divulgamos a oferta de disciplinas e distribuição de horários para o semestre 2022/2 do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

    As disciplinas encontram-se organizadas por semestre de oferta dentro do Curso e as tabelas estão separadas em turno da noite e turno da tarde para cada semestre. Especificam-se (de cima para baixo em cada tabela) o código e nome da disciplina, número de vagas e professor responsável.

    Nas disciplinas com oferta de mais de uma turma (Conservação e Restauração de Papel II, Conservação e Restauração de Pintura II e Conservação e Restauração de Madeira I) consta a informação de Turma M1 e Turma M2).

    Os alunos que irão se matricular em Seminário de Orientação devem observar a turma do seu orientador.

    O arquivo com o quadro da oferta das disciplinas pode ser acessado no seguinte link: Oferta de Disciplinas C&R 2022-2

    Neste arquivo incluímos a ementa das disciplinas de Seminários Temáticos IV e VI, que serão ministradas pelo Prof. Roberto Heiden.

     

    Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail conservacao_restauro@ufpel.edu.br

  • Bolsa de Iniciação à Pesquisa para Jovens Cientistas (PBIP-JC)

    Procura-se candidato(a) para uma Bolsa de Iniciação à Pesquisa para Jovens Cientistas (PBIP-JC), no valor de 400 reais mensais, com o propósito de ajudar na construção de site e de mapa georreferenciado dos lugares de memória relacionados ao período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

    A duração da bolsa será de 12 (doze) meses, com início em 01/09/2022 e término em 31/08/2023. Esta ação faz parte do projeto de pesquisa “Alterfonias”, coordenado pela prof. Rita Juliana Poloni, do Depto de Museologia e Conservação e do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural. Segue o link para o projeto: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u3935

    O(a)s interessado(a)s devem enviar e-mail para julianapoloni@hotmail.com, contendo pequena biografia acadêmica e principais interesses no projeto, até o dia 01 de Setembro de 2022.

  • Seleção para MONITOR da disciplina ‘Documentação e Registro Aplicados à Conservação e Restauração’!

    Seleção para MONITOR da disciplina ‘Documentação e Registro Aplicados à Conservação e Restauração’!

    Professora orientadora: Karen Velleda Caldas

    Atenção: vaga para aluno de ações afirmativas!

    Inscreva-se de 22 à 24/08/22 preenchendo e enviando o formulário disponível no link:
    https://forms.gle/yyHfuvjydsxcvvNUA

    Período da bolsa: de 01/09/2022 a 30/11/2022
    Valor R$ 400/mês

    Fique atento às regras do edital clicando aqui:
    https://drive.google.com/file/d/1KlHvEGegPJGOADKu3S55dOYbY8dG0wvd/view?usp=sharing

    Atenção: Necessito de aluno responsável, dinâmico e interessado na fotografia de bens culturais e com noções de fotografia e do uso de câmera profissional e demais equipamentos de iluminação. É desejável que o aluno já tenha cursado a disciplina Documentação e Registro Aplicados à Conservação e Restauração.

     

  • Oportunidade – Seleção de bolsista de monitoria!

    No período de 19 de agosto a 24 de agosto de 2022 estarão abertas as inscrições para discente interessado/a em atuar como monitor/a para a disciplina de “Química Aplicada à Conservação e Restauração I”, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (DMCOR/ICH/UFPEL).

    As inscrições serão recebidas mediante o preenchimento e envio do seguinte formulário https://forms.gle/FBXxiyE2pz5LnoKX9

    A seleção consistirá em análise de histórico escolar, carta de intenção e entrevista presencial, a realizar-se no dia 25 de agosto de 2022.

    O período de vigência da bolsa será de 01 de setembro a 30 de novembro de 2022. O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais.

    Os requisitos para a inscrição incluem:
    a) Estar matriculado/a em curso de graduação da UFPEL;
    b) Dispor de 20h semanais para se dedicar às atividades da bolsa;
    c) Não receber qualquer outro tipo de bolsa no âmbito da UFPEL, exceto os auxílios recebidos pela Pró‑Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
    d) Ter cursado as disciplinas de “Química aplicada à Conservação e Restauração I” ou “Química Geral”
    As atividades de monitoria incluirão o acompanhamento dos discentes matriculados na disciplina, assim como a elaboração de experimentos e materiais didáticos sob orientação da Professora Camilla H. M. Camargos.

    Mais detalhes estão disponíveis no edital de seleção para bolsista de monitoria da disciplina 10790130 – M1 – QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃOI. Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1f3EM8iEUWI09So6B-Bm9DMFCMAI4ho-p/view?usp=sharing

    Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a Professora Camilla Camargos (camillahmcamargos@gmail.com)

  • V Semana Acadêmica da Conservação e Restauração

    O Grupo PET Conservação e Restauro convida a todos para a nossa V Semana Acadêmica da Conservação e Restauração.

    O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto e contará com oficinas, palestras e exposições!

    Teremos também uma transmissão com a participação de Alfredo Vega Cárdenas, autor do livro ‘Los nuevos alquimistas: Una sociología de la restauración desde México’.

    Nos próximos dias divulgaremos o cronograma completo do evento!

    Esperamos vocês!

     

  • Aula Inaugural – Semestre 2022/1

    Convidamos a todos para a Aula Inaugural do semestre 2022/1. A aula será ministrada pela professora Dra. Maria Letícia Mazzuchi Ferreira e o tema da aula será ‘Memória e patrimônio: por que isso nos preocupa?’

    Onde? Museu do Doce

    Quando? 08 de agosto de 2022

    Horário? 17:00

    Esperamos todos vocês!

     

  • Distribuição de horários 2022/1

    Prezados, divulgamos a oferta de disciplinas e distribuição de horários para o semestre 2022/1 do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

    As disciplinas encontram-se organizadas por semestre de oferta dentro do Curso e as tabelas estão separadas em turno da noite e turno da tarde para cada semestre. Especificam-se (de cima para baixo em cada tabela) o código e nome da disciplina, número de vagas e professor responsável.

    Nas disciplinas com oferta de mais de uma turma (Documentação e registro aplicados à conservação e restauração, Materiais e Técnicas II, Conservação e Restauração de Papel I, Conservação e Restauração de Pintura I) consta a informação de Turma 1 e Turma 2.

     

    O arquivo com o quadro da oferta das disciplinas pode ser acessado no seguinte link:

    https://drive.google.com/file/d/13mIdZongqY2_vVHBuV3NWd1ol9sazCdN/view?usp=sharing

     

    Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: conservacao_restauro@ufpel.edu.br

  • Documento de oferta de disciplinas, formulário para justificativa de não realização de matrícula e informações sobre disciplinas optativas

    Caros alunos, o colegiado do curso de Conservação-Restauração informa que o documento de oferta de disciplinas foi atualizado. Acesse o PDF no link: Cronograma semanal de disciplinas_2021_2_Atualizado

    Já o formulário para justificativa de não realização de matrícula que deverá ser encaminhado por e-mail ao colegiado pode ser acessado através do link: FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA__3_

    Sobre disciplinas optativas ofertadas neste semestre no modo de Seminários Temáticos:

    Seminário Temático I, 10790154, ofertada pelo curso de Conservação-RestauraçãoObjetivos: Conhecer e identificar tipos de estuques, seus materiais constituintes e técnicas de execução; compreender processos de deterioração desses revestimentos e conhecer técnicas de conservação e restauração próprias para escaiolas. Introduzir a prática da peritagem como recurso auxiliar à documentação prévia dos projetos de intervenção conservativa e restaurativa de estuques parietais. Permitir contato com recursos metodológicos da atribuição de arte em exercícios práticos, experimentação e discussão de preceitos adaptados ao repertório ornamental do material em questão. Aprofundar conhecimentos e práticas metodológicas de análises químicas de bens culturais que podem fornecer dados fundamentais ao planejamento de etapas de conservação-restauração, autenticação e/ou história da arte técnica.Seminário Temático II, 10790094 – TURMA 2, ofertada pelo curso de MuseologiaPrograma: 1-Memória, patrimônio e novas perspectivas; 2-Memória, dos gregos à Metamemória; 3- Memória individual, memória coletiva, memorializações; 4- Memória e patrimônio; 5-Patrimônio: um histórico; 6-Patrimônio e instrumentos de proteção; 7-Modalidades: patrimônio imaterial; 8-Patrimônio edificado; 9-Patrimônio industrial; 10-Patrimônio sonoro; 11-Paisagem memorial e patrimonial.
     

    A matrícula na disciplina Seminário Temático II, 10790094 – TURMA 2, ofertada pelo curso de Museologia, deve ser feita no período de matrícula especial, que é de 04 a 06/03, via Cobalto, visto que é ofertada pelo curso de Museologia, não de Conservação-Restauração. 

    Se atentem que para se matricularem nas disciplinas do nosso curso, precisam usar o período de solicitação de matrícula on-line 2021/2 que é de 11 a 14/02!