Início do conteúdo
    Notícias
  • Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural: palestra com Virginia Costa

    Na próxima segunda-feira (04), às 17h, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá a palestra “Impacto das condições ambientais sobre os objetos do patrimônio”, da professora Virginia Costa. A palestra, uma ação do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”, será realizada on-line e contará com a mediação de Mariana Wertheimer. Para participar, acesse o link.

    Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.

    Virginia Costa
    Graduada em Engenharia Metalúrgica e mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutora em Ciência dos Materiais pela Technische Universität Berlin (TU-Berlim), especializada em conservação do patrimônio histórico e cultural metálico. Professora aposentada da Escola de Engenharia da UFRGS. Lecionou 15 anos no Institut National du Patrimoine (Paris/França), além de realizar oficinas sobre conservação de metais em diversos países. Trabalhou como consultora independente para diversas instituições, entre as quais Musée du Louvre (Paris), Kunsthistorisches Museum (Viena), English Heritage (Londres), Museu Paulista e Museu de Arte Contemporânea (São Paulo). Bolsista convidada do ICCROM (Roma) e Getty Museum (Los Angeles), publicou inúmeros artigos sobre caracterização, tratamento e conservação preventiva de metais e um livro “Modern Metals in Cultural Heritage” (Getty Conservation Institute, 2019).

    Sobre a palestra
    As interações dos artefatos com agentes atmosféricos produzidos por outros materiais presentes no mesmo ambiente, como vitrines e reservas técnicas, podem levar à sua deterioração precoce. O reconhecimento deste fato tem conduzido a novas estratégias de conservação, que privilegiam a prevenção de danos, ao invés dos, muitas vezes impraticáveis, tratamentos de alterações já provocadas. Através da identificação das fontes e dos agentes agressivos, bem como da consideração de sua ação sinérgica sobre os artefatos, as condições ambientais podem ser adaptadas de forma a minimizar seu efeito. Tal atitude preventiva requer reflexão a longo prazo, incluindo planejamento e uma visão clara das prioridades, e é fundamental para assegurar a longevidade do patrimônio. A palestra apresentará estudos de caso e algumas reflexões sobre o impacto das condições ambientais sobre a conservação dos artefatos metálicos.

    Sobre o projeto
    O projeto, realizado em parceria com a Associação dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e com o Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, tem como objetivo divulgar trabalhos de conservação e restauração na área do patrimônio cultural.

  • Rede de Museus da UFPel no Dia do Patrimônio

    A Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) torna pública sua programação para a 9ª edição do Dia do Patrimônio. O evento, promovido anualmente pela Prefeitura de Pelotas na semana do dia 17 de agosto, terá como tema neste ano de 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”.

    Integrado à celebração estadual, que neste ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também compõe as atividades do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e primeiro presidente diretor da instituição.

    Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, as atividades promovidas pela Rede de Museus serão majoritariamente realizadas on-line.


    Confira a programação:

    Campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”, da Rede de Museus

    Data/horário: de 13 a 23 de agosto

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus; Rádio Federal FM 107.9

    Publicação de depoimentos de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel sobre suas memórias e momentos que tenham sido importantes na sua história com a Universidade e a cidade.


    Homenagem ao 100 anos de Carlos dos Santos Nogueira (Seu Nogueira)

    Data/horário: 14 de agosto, às 11h

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus

    Dentro da campanha “Você na UFPel” será realizada uma homenagem ao músico e compositor de marchinhas e sambas Carlos dos Santos Nogueira, o Seu Nogueira, que completaria 100 anos em 2021.


    Projeções no MALG: “Guabiroba em mim: cartografias de uma artista caminhante” de Adriane Rodrigues Corrêa

    Data/horário: 13 de agosto, às 18h30

    Onde: Jardim do MALG (esquina da rua Lobo da Costa com a rua Andrade Neves)

    Projeção de vídeos na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) de autoria da artista e pesquisadora Adriane Rodrigues Corrêa (PPGAVI/UFPel).


    Atividade “Patrimônio cultural em quadrinhos”, do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC)

    Data/horário: 13, 17 e 20 de agosto

    Onde: Instagram do LACRBC

    Serão publicadas três tirinhas (uma por dia) nas quais os personagens conversam sobre conceitos de patrimônio.

    As obras que fazem parte desta atividade de educação patrimonial são: O chá (Senhoras tomando chá da Pinacoteca Matteo Tonietti), Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha e Fuga de Anita a Cavalo (ambas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini).

    A atividade é realizada em parceria com projeto de extensão “Extroversão do Projeto Documentação, Restauração e Exposição da Obra Senhoras tomando Chá”.


    Lançamento do repositório digital do Acervo Octávio Dutra e da Revista do Choro de Pelotas

    Data/horário: 15 de agosto, às 19h

    Onde: repositório – site do Acervo do Choro de Pelotas; revista – site do Clube do Choro

    Lançamento do Repositório Digital do Acervo Octávio Dutra (1884-1937), constituído em sua grande maioria por partituras instrumentais, versos e revistas musicais autorais. Junto ao Acervo será também lançada a Revista do Choro de Pelotas. Com a proposta de dar visibilidade a memória e ao legado deste gênero fundamental da cultura musical brasileira, a Revista surge, como bem recomenda o momento, em formato híbrido impresso e digital, possibilitando a interação entre as diferentes seções desta revista – artigos, entrevistas, partituras, podcasts e resenhas – com os conteúdos eletrônicos disponíveis nas plataformas do projeto.


    Edição especial do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”

    Data/horário: 17 de agosto, às 17h

    Onde: transmissão simultânea pelo serviço de webconferência da UFPel e pelo Facebook da Rede de Museus.

    Realização da palestra “O Patrimônio antes de Rodrigo” (referência a Rodrigo Melo Franco de Andrade), do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB), que vai explorar um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.


    Roda de conversa “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares das cientistas na pandemia”, do MuDI

    Data/horário: 17 de agosto, às 17h

    Onde: transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook do MuDI.

    Bate-papo com cientistas que integraram a exposição “(RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares da mulher na pandemia”, realizada pelo Museu Diários do Isolamento (MuDI), sobre os desafios e impactos da pandemia nos projetos, perspectivas e atuação cotidiana de mulheres na ciência.


    Discoteca L. C. Vinholes no Dia do Patrimônio

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Rádio Federal FM 107.9 e no canal da Discoteca no YouTube

    A Discoteca L.C. Vinholes apresentará uma série de conteúdos audiovisuais produzidos especialmente para as celebrações do Dia do Patrimônio 2021.

    Pela Rádio Federal FM 107.9MHz, será possível acompanhar programas que destacam aspectos de obras musicais gravadas em discos de 78 rotações que compõem o acervo de fonogramas da Discoteca. Além de escutar obras raras, descubra curiosidades e fatos relevantes sobre a vida e obra de compositores e intérpretes, entre outras informações da época das gravações.

    No canal da Discoteca no YouTube, o público poderá assistir VTs da campanha durante a semana de comemoração do Dia do Patrimônio 2021, que apresentarão algumas obras musicais selecionadas pelos pesquisadores que atuam no Laboratório de Etnomusicologia e na Discoteca L.C. Vinholes entre as coleções de seu acervo.


    Museu das Telecomunicações da UFPel no Dia do Patrimônio

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Instagram do Museu das Telecomunicações

    Divulgação do Museu das Telecomunicações/UFPEL no Instagram, a partir de 9 de agosto, com a exposição virtual “Vozes Femininas na CTMR”.


    Atividade “PONTAL DA BARRA DO LARANJAL: preservando história, culturas e biodiversidade”, do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

    Data/horário: semana do Dia do Patrimônio (17 de agosto)

    Onde: Facebook e Instagram do Museu Carlos Ritter

    A atividade consiste na publicação de depoimentos de alunos e professores que participam de projetos relacionados à região do Pontal da Barra, localizada no bairro Laranjal, Pelotas. O objetivo é evidenciar a importância da região, bem como, destacar a necessidade de preservá-la.


    Lançamento do vídeo “Visita ao Memorial do Anglo: espaço inclusivo de  memória histórica e patrimonial”

    Data/horário: 23 de agosto

    Onde: Facebook e Instagram (@memorialdoanglo) do Memorial do Anglo

    O vídeo trata-se de uma visita virtual à exposição física do Memorial do Anglo, localizado no atual Campus Porto da UFPel. Como projeto de extensão, o Memorial busca desenvolver, por meio de diversas ações, a exposição acessível e a divulgação de  conteúdos que retomam a trajetória e significados do complexo industrial e tecnológico que constitui a cultura patrimonial, social, técnica, arquitetônica e estética do extinto Frigorífico Anglo.

  • Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural – ESPECIAL DIA DO PATRIMÔNIO

    No próximo dia 17, às 17h, em celebração ao Dia do Patrimônio Cultural, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoverá a palestra on-line “O Patrimônio antes de Rodrigo”, do professor Andrey Rosenthal Schlee, da Universidade de Brasília (UnB).
    👉 Para participar, acesse bit.ly/3ujizCo.
    📡 A conversa também será transmitida na página da Rede de Museus UFPel no Facebook.
    O título da palestra se refere ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele comandou a instituição de 1937, ano de sua criação, até 1967.
    Em homenagem a Rodrigo, o dia 17 de agosto, data de seu nascimento, foi definido como o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
    A palestra, uma ação do projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural”, explorará um conjunto de iniciativas que, antes da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), contribuíram para a construção de uma ideia de Patrimônio Nacional no Brasil, e para a proteção de um significativo conjunto de bens culturais.
    ⚠️ Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.
    📌 Sobre o projeto:
    O projeto “Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural” é realizado pela Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e o Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
    👨‍💻 Andrey Rosenthal Schlee:
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel, mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Titular da UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011), Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES (2011), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (2012-2019).
  • Palestra online “Espectroscopia Raman e Patrimônio Cultural: da Ciência Básica à Aplicação”

    O Prof. Thiago Puglieri apresentará a palestra “Espectroscopia Raman e Patrimônio Cultural: da Ciência Básica à Aplicação” no 1° Sippa (Seminário Integrado dos Programas de Pós-Graduação de Alegrete), da UNIPAMPA. A palestra será online no dia 29/07/2021 às 20h.

    Transmissão: youtu.be/-DwndZepYZg
    Site do evento: https://eventos.unipampa.edu.br/sippa
    Saiba mais em: bit.ly/2Weqjcu

  • Rede de Museus no Dia do Patrimônio 2021

    ⚠️ PRAZO PARA ENVIO DE DEPOIMENTOS PRORROGADO ATÉ 30 DE JULHO
    Professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel, participem da campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”, atividade da Rede de Museus que vai compor a programação do Dia do Patrimônio 2021.
    Para participar, basta enviar um depoimento no qual nos conte um pouco sobre sua relação com a UFPel e Pelotas.
    Relembre memórias culturais e afetivas, reviva momentos que tenham sido importantes na sua história com a Universidade e a cidade.
    👉 Leia mais sobre a campanha em bit.ly/3qWL0VU.
    >>> INFORMAÇÕES SOBRE O ENVIO:
    📆 Quando: até 30 de julho (sexta-feira).
    📫 Como: envie seu depoimento por e-mail (redemuseusufpel@gmail.com) ou pela página da Rede no Facebook utilizando o Messenger.
    🔹 O depoimento pode ser enviado em vídeo, áudio ou texto.
    🎥🎙 Vídeos e áudios devem ter no máximo um minuto de duração;
    📃 Com o texto, o participante também deve enviar uma foto sua.
    ⚠️ Ao enviar seu depoimento, não deixe de informar seu nome, sua formação e o período em que morou (ou mora) em Pelotas.
    O material enviado será publicado nas redes sociais da Rede de Museus durante as celebrações do Dia do Patrimônio (17 de agosto). Os áudios serão veiculados na Rádio Federal FM 107,9.
  • Processo seletivo de bolsista de Iniciação Científica – Bolsa PIBIC/CNPq

    O Projeto de Pesquisa “Preservação e Investigação do Patrimônio Moderno e Contemporâneo”, coordenado pelo Professor Dr. Thiago Sevilhano Puglieri da Unidade Acadêmica Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de uma vaga de bolsista de Iniciação Científica com bolsa PIBIC/CNPq, para investigação química e preservação de objetos patrimoniais. Mais informações podem ser obtidas no chamamento abaixo.

    Arquivo: Edital seleção de bolsista