Início do conteúdo
    Notícias
  • Semana Dos Museus

    Essa será uma semana de intensas atividades na Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas, pois, de 13 a 18 de maio, é celebrada a Semana dos Museus no Brasil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus para celebrar o Dia Internacional do Museu, em 18 de maio.

    Em 2019, a semana tem como tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Como nos outros anos, é adotado o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para comemorar, em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

    A Rede de Museus da UFPel, inspirada por este tema, promove vários eventos para marcar a integração dos museus e coleções universitárias com as comunidades e suas tradições.

    Um dos principais atos programados para o período é a inauguração da nova sede do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, que passará a receber o público no casarão 1 da praça Coronel Pedro Osório, que ocorrerá nesta segunda-feira (13), às 18h. Já na quarta-feira (15), o convite é que os museus ocupem a rua e ofereçam novas formas de divulgar seu acervo.

    Segue anexo:2019_Semana_museus_programação_completa_atualizada

  • Participação do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

    Participação do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

    02/05/2018

    Por Raquel F. G. Augustin

     

    Nos dias 30/04 e 01/05 ocorreu na cidade de Osório, o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural. O tema do evento contemplou o Envolvimento e a Participação da Comunidade na Preservação. A programação contou com palestrantes relevantes em âmbito nacional possuindo mesas redondas com os temas: Patrimônios emergentes, Sociedade Civil e Patrimônio, Conservação e Restauro e Financiamento; assim como uma mesa final de encerramento com a redação da Carta de Osório. No segundo dia do evento ocorreram visitas guiadas a pontos turísticos da cidade.

    O curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis participou do evento com a palestra do professor Thiago Puglieri sobre Ciência da Conservação em acervos museológicos, e com a participação de alunos como ouvintes. A ex-professora do curso Mariana Wertheimer, atual diretora da ACOR-RS, também proferiu palestra sobre o panorama conceitual das teorias de conservação e restauro.

    O evento promoveu uma discussão sobre várias vertentes do trabalho com o patrimônio, indicando uma preocupação do Conselho Estadual de Cultura com a área, de modo a aproximar positivamente os profissionais presentes no âmbito governamental e no mercado.

    Para saber mais sobre o evento, acesse: http://eventoscultura.com.br/2019/03/21/i-forum-estadual-do-patrimonio-cultural%EF%BB%BF/

     

  • Edital: Seleção de Bolsistas

    Fala galera!

    Está aberto o novo edital de seleção para bolsistas no grupo PET Conservação e Restauro UFPEL.
    Pedimos a todo(a)s que leiam atentamente os itens do edital e em caso de dúvidas podem entrar em contato conosco.
    Serão 3 vagas para bolsistas e 2 para não bolsistas.
    Fiquem atentos aos prazos e BOA SORTE!!!

    Abaixo seguem as regras para participar desse processo seletivo:

    – Estar regularmente matriculado no Curso de Conservação e Restauração UFPEL

    – Estar cursando entre o 1ª SEMESTRE e o 5ª SEMESTRE

    – Ter disponibilidade de 20 horas semanais

    – Ter disponibilidade de trabalhar no período de FÉRIAS.

    Então leiam com atenção o edital e nos vemos no dia da seleção.

    Qualquer dúvida podem entrar em contato com os Petianos no Campus ou pelo email “petconservacaoerestauro@gmail.com”.

    MODELO_EDITAL_SELECAO_BO LSISTAS_PET_01.2019

  • SEMINÁRIO TEMATICO III, ministrada pelo Prof. Thiago puglieri, Objetivos/ementa da disciplina

    Objetivo(s) geral(ais): Aprofundar em conhecimentos e práticas metodológicas de análises científicas de bens culturais; entrar em contato com os resultados das principais técnicas de caracterização química que podem fornecer dados fundamentais ao planejamento das etapas de conservação-restauração, autenticação e/ou história da arte técnica.

    Objetivo(s) específico(s): Aprofundar nos objetivos de uma investigação científica direcionada à conservação-restauração, autenticação e/ou história da arte técnica; aprofundar no conhecimento e planejamento de suas etapas; aprofundar no conhecimento dos critérios para remoção de amostras e identificação de áreas de potencial informativo e de possível remoção; aprofundar no conhecimento de organização e preparo de amostras que servirão às análises químicas; aprofundar no conhecimento da interpretação dos resultados das análises químicas; melhor reconhecer as limitações de cada técnica analítica.

  • SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO

    A matrícula dos alunos em seminário de orientação (TCC) deve ser feita obedecendo a turma do respectivo orientador, conforme lista abaixo.

    Turma 1: Prof. Roberto Heiden
    Turma 2: Profa. Andrea Bachettini
    Turma 3: Profa. Daniele Fonseca
    Turma 4: Profa. Silvana Bojanoski
    Turma 5: Prof. Thiago Puglieri
    Turma 6: Profa. Raquel Augustin
    Turma 7: Profa Rita Juliana/Darlan
    Turma 8: Prof. Pedro Sanches
    Turma 9: Profa. Annelise Montone

  • Colegiado Disponibiliza Horários de 2019/1

    Na ultima sexta-feira (22 de fevereiro), o colegiado do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis disponibiliza para acesso a grade de horários atualizado para o primeiro semestre de 2019.

    Inicio para a solicitação de matricula acontecerá hoje dia 22 de Fevereiro, obtendo o seu termino no dia 27 de Fevereiro. O resultado para consulta acontecera dia 1 de Março.
    Para aqueles que desejam realizar correção da matricula acontecera no dia 6 de Março, diretamente no colegiado do curso, localizado na rua Almirante Barroso, 1202, centro de Pelotas.

    HORÁRIO 2019/1