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    Notícias
  • Reinício do semestre e nova sede do curso de Conservação e Restauro.

    Nesta segunda-feira, dia 05 de novembro, começa o segundo semestre letivo de 2012 para o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. Neste semestre contamos com uma grande novidade: a duas semanas atrás começou a mudança de sede do curso, após anos de luta, agora situada na Rua Lobo da Costa, nº 1877. Nesse novo endereço contamos com instalações mais adequadas e modernas, ainda em processo de finalização. Na última quinta-feira, dia 1º de novembro, os alunos, professores e técnicos, em conjunto com o curso de graduação em museologia, especialização em memória, identidade e cultura material, e mestrado e doutorado em memória e patrimônio, realizaram o “Canguru’s Day”. Em homenagem ao nome popularmente conhecido do imóvel, quando de sua época como sede de uma tradicional indústria de embalagens, estes cursos comemoraram a sua nova sede e o reinício das atividades. Bixos e veteranos: sejam todos bem vindos! Nas fotos, o novo laboratório do restauro de pintura, o mapa da nova sede, e flashs do Canguru’s Day.

  • Participação no 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro.

    Entre os dias 24 e 27 de maio, foi realizado em Santiago, no Chile, o 4º Congresso Chileno de Conservação e Restauro. O evento contou com cerca de 300 conservadores/restauradores, acadêmicos e profissionais do patrimônio, de toda a América Latina. A UFPel esteve representada pelos professores dos cursos de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Participaram os professores Roberto Heiden, Andréa Lacerda de Bachettini, Mariana Wertheimer, Maria Letícia Mazzucchi, Francisca Ferreira Michelon e Carlos Alberto Ávila. Também participaram KarenVelleda e Angela Macalossi, egressas do Curso de Conservação e Restauro e estudantes do mestrado em Memória e Patrimônio.

    O evento apresentou um excelente nível acadêmico. Os chilenos discutem o campo da Conservação e do Restauro a partir de temáticas amplas e transversais, tais como, patrimônio material e imaterial, cidadania, memória, direitos humanos e outros. O evento contou também com diversos conferencistas internacionais e atividades paralelas. As atividades foram desenvolvidas junto ao Campus Oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Um espaço belíssimo e muito interessante. O campus fica em um antigo mosteiro, que concentra os cursos das áreas de artes e ciências humanas. Um exemplo da forma inteligente como o monumento é aproveitado se dá com a igreja do mosteiro: faz às vezes também de auditório. Foi lá que ocorreram as conferências de Salvador Munõz Vinas, Isabel Medina e John Carman.

    O Professor Roberto Heiden, Coordenador do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, em conjunto com a Professora Magali Sehn, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da UFMG, foram coordenadores do Simpósio Temático “La formación del conservador restaurador y el papel de las universidades em Iberoamérica”, que teve o comentário final realizado pela professora Andréa Bacchettini. Esse simpósio reuniu representantes dos cursos de Conservação e Restauro do Brasil e de Portugal, tais como a professora Dra Maria Luisa, Coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Professora Dra Eduarda Moreira da Silva, do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto. O simpósio teve um bom resultado, na medida em que promoveu a aproximação entre os cursos desses países, e a proposição de diversos projetos conjuntos.

    A participação dos representantes da UFPel gerou um número expressivo de trabalhos e publicações, ao todo dez, todos publicados nos anais do evento e listados abaixo. Esses trabalhos permitiram diversos contatos e tratativas para o desenvolvimento de projetos futuros com outras instituições.

    Trabalhos apresentados no evento por representantes da UFPel.

     

    El programa de educación tutorial en la formación del conservador/restaurador en el curso de UFPEL: análisis de las posibilidades y los resultados.  Francisca Ferreira, Brasil.

     

    Esculturas en cerámica de Portugal existente en las casas del Centro Histórico de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil.  Keli Scolari, Margarete Gonçalves y Ângela Macalossi, Brasil.

     

    Estudio del patrimonio de vidrieras producidas por talleres de Genta y Veit en Porto Alegre e Pelotas del siglo XX.  Mariana G. Wertheimer, Raquel Alberti, Cristiane Krause y Margarete R. F. Gonçalves, Brasil.

     

    La conservación del Arte Contemporáneo efímero y la memoria.  Roberto Heiden y Andréa Bachettini, Brasil.

     

    La fotografía y el trabajo en Rio Grande Do Sul: políticas y conservación de colecciones fotográficas .  Francisca Ferreira Michelon y Luzia Costa Rodeghiero, Brasil.

     

    Licenciatura en Conservación y Restauración de Bienes Culturales Muebles.  La construcción curricular del curso de conservación y restauración de bienes culturales muebles del ICH/UFPEL.  Roberto Heiden, Brasil.

     

    Memoria y patrimonio en la Universidad Federal de Pelotas – UFPEL: de la graduación a la pos-graduación.  Maria Mazzucchi, Brasil.

     

    Patrimonio arquitectónico de Pelotas: preservación, conservación, restauración.  Carlos Santos, Brasil.

     

    Proyecto de recuperación de las pinturas murales del Theatro Guarany: un laboratorio práctico de restauración.  Andréa Bachettini, Brasil.

     

    Retratabilidad: renombrando y reconceptualizando un criterio.  Karen Velleda, Verónica Coffy y María Leticia Mazzucchi, Brasil.

    Representantes do Brasil e de Portugal

    Igreja/auditório do campus oriente da Pontifícia Universidade Católica do Chile

  • Curso de Luminotécnica aplicada a Conservação e Restauro

    Nos dias 18 e 19 de maio foi realizado o curso de extensão “Luminotécnica aplicada a conservação e restauro”. O projeto teve a Coordenação do Professor Roberto Heiden. O minicurso foi ministrado pelo Conservador-restaurador Ricardo Jaekel. A abordagem deste assunto objetivou o desenvolvimento de conhecimento sobre as consequências geradas pela iluminação inadequada sobre acervos culturais. Desta forma, visou fomentar iniciativas referentes à prevenção de danos e alterações no ambiente de espaços voltados à conservação. O minicurso abordou conhecimentos relativos a variedade de lâmpadas existentes no mercado, os tipos de radiação gerada pelas lâmpadas mais utilizadas, o nível de sensibilidade dos materiais frente às radiações. Foram também apresentados os princípios da luminotécnica, os tipos de acessórios, instalações e equipamentos de medição de intensidade luminosa, as especificações da iluminação para os diferentes tipos de materiais e sua sensibilidade frente a radiação. Devido ao sucesso do minicurso, está prevista a realização de novas edições do mesmo.

  • Luminotécnica aplicada a conservação preventiva: minicurso de extensão.

    Este curso irá abordar questões de iluminação e sua relação com a conservação preventiva. Serão apresentados conhecimentos sobre a luminotécnica básica, sobre os tipos de lâmpadas existentes no mercado, a sensibilidade dos materiais, os danos causados pela luz e os equipamentos utilizados em medições.
     
    Ministrante: Ricardo Jaekel dos Santos – Conservador-restaurador de Bens Culturais.
     
    Datas e horários: Dia 18/05, das 14 às 18 horas e dia 19/05, das 08 às 12 horas.
    Local, inscrição e informações: Campus 3 do Instituto Ciências Humanas, secretaria dos cursos de Conservação e Restauro e Museologia. Endereço: Rua Gonçalves Chaves n° 660, tel.: (053) 39211325.
    Vagas: 20
    Coordenação: Professor Roberto Heiden – Coordenador do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.
  • Curso de Conservação e Restauro da UFPel formou sua primeira turma em fevereiro de 2012.

    No dia 11 de fevereiro de 2012, no auditório Wilson de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL. O Curso de Conservação e Restauro do ICH é o primeiro curso criado em decorrência do REUNI, na UFPEL, a formar profissionais.

    Concluíram os estudos Consuelo Vaz Robe, Eduardo Nobre Medeiros, Fábio Galli Alves, Fabiana Batista Alfonsín, Geanine Vargas Escobar, Isabel Halfen da Costa Torino, Janaína Huth Mesquita, João Eduardo Abduch Rodrigues, Karen Velleda Caldas, Luciane Pacífico dos Santos, Mara Lúcia Carret de Vasconcelos, Ricardo Jaekel dos Santos, Silvana Salazar Aranibar e Verônica Coffy Bilhalba dos Santos. Agora não mais estudantes e sim conservadores-restauradores de bens culturais!

    A Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini foi homenageada com o título de Paraninfa da turma. Andréa realizou um discurso bonito e emocionado. Exaltou o esforço despendido pelo corpo docente no processo de consolidação do curso, falou sobre a importância e o engajamento decisivo da turma de alunos que passavam pela formatura, e ressaltou a importância da profissão de conservador-restaurador de bens culturais. A turma de formandos 2012 do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL chama-se turma Prof. Roberto Heiden, que foi homenageado com o título de Patrono. Também os Profs. Dr. Jaime Mujica Salles, Dr. Pedro Luis Sanches, Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Profa. Me Silvana Bojanoski participaram da composição da mesa, como professores homenageados. O técnico em restauro, Jeferson Sallaberry, foi o funcionário homenageado.

    A Professora Dra. Lorena Almeida Gill, diretora em exercício do ICH/UFPEL,presidiu a Cerimônia, junto do secretário geral do ICH, Mário Ayres da Silveira. No discurso de encerramento, Lorena falou sobre a importância do curso no contexto do Instituto de Ciências Humanas, exaltou o trabalho dos professores, técnicos administrativos e dos estudantes, além de parabenizar a vitória dos estudantes com a obtenção do título. A professora Lorena representou a reitoria da UFPEL, que não enviou representação oficial.

    Após a cerimônia, os estudantes e seus convidados se dirigiram para suas festas particulares. Toda a movimentação desta noite ficou na história dos envolvidos. A formatura desta primeira turma é o primeiro passo da consolidação do sonho de um grupo de trabalho esforçado, de alunos comprometidos, e de uma categoria que busca o seu devido e necessário reconhecimento. Todos estão de parabéns!

  • Estágios curriculares no Curso de Conservação e Restauro

    O estágio curricular no Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPEL tem sua fundamentação na concepção pedagógica do curso, articulado aos princípios da lei 11.788/2008, que pontua o estágio obrigatório como “aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma” e o estágio não obrigatório como aquele que é “desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”. A realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios também está baseada nas Resoluções n° 03 e nº 4 de 08 de junho de 2009 da Universidade Federal de Pelotas.

    Os alunos do curso podem realizar os dois tipos de estágio, desde que voltados para o exercício da Conservação e do Restauro de Bens Culturais Móveis ou Integrados ou com atividades diretamente relacionadas. A jornada de atividade em estágio deve ser definida de comum acordo entre o Curso, a parte concedente e o aluno estagiário, devendo constar em termo de compromisso específico todo o planejamento das atividades, de acordo com a regulação vigente.

    Nestes estágios o aluno irá utilizar o conhecimento adquirido em seus estudos, de forma que possa exercer a atividade de conservador-restaurador de bens culturais e vivenciar a realidade do mundo do trabalho, ainda durante o seu processo de formação. O aluno poderá escolher o lugar onde pretende realizar seu estágio, podendo o mesmo acontecer em organizações públicas, privadas, comunitárias, governamentais ou não governamentais, com ou sem fins lucrativos.

    Diversos alunos do Curso têm realizado estágios em empresas e instituições culturais. A estudante Juliana Corrêa Vergara, por exemplo, é estagiária junto a Marsou Engenharia, na restauração do popularmente conhecido “Casarão oito”, um dos exemplares mais significativos do eclétismo arquitetônico da cidade de Pelotas. Juliana relata vários aspectos positivos junto a experiência que está tendo no seu estágio curricular não-obrigatório. Para ela é importante “poder exercer na prática o que aprendemos ao longo do curso, ter acesso ao patrimônio e aos materiais de trabalho, e principalmente, trocar informações com profissionais que já atuam na área de conservação e restauração de estuques e escaiolas há alguns anos no estado do Rio Grande do Sul”. Apesar de reconhecer que a profissão de conservador-restaurador ainda enfrenta resistências e precisa de mais reconhecimento, ela fala que já ocorrem negociações visando a permanência e a efetivação dos estagiários. Juliana também comenta que o ingresso do primeiro estagiário no primeiro semestre de 2011 junto a restauração do “Casarão nº 8” abriu portas para mais cinco estagiários, todos estudantes no curso de Conservação e Restauro, o que “evidencia que estamos cada vez mais conquistando nosso espaço”.

    Fabiane Rodrigues Moraes também desenvolveu atividades importantes em seu estágio, neste caso, junto ao Museu Municipal Parque da Baronesa, da cidade de Pelotas. Fabiane relata que trabalhou com a higienização do acervo que está na reserva técnica do museu, efetuando também pequenos restauros, o diagnóstico de peças que devem ser restauradas em projetos maiores, assim como ações voltadas para o controle de agentes biológicos de deterioração. Fabiane vê como positiva a sua experiência: “o aprendizado dentro do museu como um todo foi um exercício muito bom, pois tenho como colegas os estagiários do curso de museologia, e tivemos que aprender a  trabalhar juntos ”. Fabiane também observa a importância do estágio, pois melhor prepara o estudante para o competitivo mercado de trabalho.

    Eduardo Nobre Medeiros faz parte do grupo de estudantes da primeira turma formada pelo curso de Conservação e Restauro da UFPEL e realizou estágio durante a sua graduação, também junto ao Museu Municipal Parque da Baronesa. Eduardo explica que “todos os cômodos do museu, assim como os objetos, reagem de maneira diferenciada, por influência do clima da temperatura, da umidade, da poluição ou das agressões causadas pelo homem. Pensando nestas variações, é que estiveram centradas nossas atividades durante o estágio, como tentativa de prolongar a vida dos objetos e de minimizar ou estancar o processo de deterioração do acervo e da edificação”. As atividades desenvolvidas por Eduardo estiveram focadas no campo da conservação, entretanto, também foram realizadas algumas intervenções no campo da restauração em alguns objetos.

    Consuelo Vaz Robe é outra estudante que relata as suas experiências. Ela realizou estágio curricular não obrigatório junto ao Museu Histórico Farroupilha, na cidade de Piratini. As principais atividades desenvolvidas ao longo do período foram a higienização e a limpeza do acervo, documentação, diagnósticos, pequenos reparos e aplicação de técnicas de conservação do acervo. Consuelo relata que encontrou algumas dificuldades no estágio realizado, decorrentes das escassas verbas necessárias para a compra de materiais adequados para a realização dos procedimentos de conservação que estavam previstos. Porém, ressalta a importância do conhecimento da real situação enfrentada por instituições públicas, e que, através das dificuldades, buscou encontrar soluções e adequar técnicas e materiais para uma correta conservação das obras. Além disso, destaca também a forma gentil como foi acolhida pela instituição.

    Os estágios são atividades que ocorrem de forma contínua junto ao curso. É de interesse de professores, estudantes, e das instituições que recebem os estudantes, a realização de estágios bem sucedidos. Nesta perspectiva, o Curso de Conservação e Restauro vê com bons olhos a práticas qualificadas desempenhadas por seus estudantes.

    Eduardo Nobre Medeiros

    Consuelo Vaz Robe

    Fabiane Rodrigues Moraes

    Juliana Corrêa Vergara

  • Defesa dos trabalhos de conclusão de Curso da turma 2008-2011.

    Nos dia 13 e 14 de dezembro foram realizadas as defesas dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos da turma que ingressou em 2008 e conclui suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2012.
    É a primeira defesa de TCCs realizada pelos alunos do curso. Portanto, esse foi um momento importante no processo de consolidação de nossa graduação, que demonstrou o amadurecimento dos estudantes e o resultado do trabalho qualificado de orientação desenvolvido pelos professores orientadores e avaliadores.
    Além disso, a defesa também evidenciou o trabalho da professora Francisca Ferreira Michelon, coordenadora das atividades e responsável pelas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e de Seminário de orientação, que são disciplinas que congregam todas as etapas de trabalho dos TCCs – da gênese a defesa dos trabalhos – em conjunto com os professores orientadores.
    Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados para as bancas. Após a apresentação os estudantes foram avaliados e orientados de modo a ajustarem aspectos considerados necessários para a qualificação do texto final de cada uma das monografias.
    As monografias já estão disponíveis para consulta junto à secretaria do curso de Conservação e Restauro. Além disso, serão também disponibilizadas via internet, por meio do repositório digital da biblioteca da UFPEL.
    Os trabalhos apresentam uma grande e importante diversidade de temas no campo da Conservação e do Restauro dos Bens Culturais. Essa diversidade evidência o fato de o curso ter potencializado nos estudantes a realização de itinerários formativos de pesquisa bastante individuais.

    Janaína Mesquita e os professores Roberto e Jaime

    Abaixo segue a relação dos trabalhos desenvolvidos, com os respectivos professores orientadores e os membros das bancas de avaliação.

    1º- Discente: Ricardo Jaekel dos Santos.
    Título do trabalho: Estratégias para iluminação dos Bens Culturais e os dilemas do Conservador-restaurador: a conciliação entre a visualização e a preservação.
    Professor orientador: Prof. Me Roberto Heiden
    Banca: Prof. Me Roberto Heiden e Prof. Me Silvana Bojanoski.

    2º- Discente: Consuelo Vaz Robe.
    Título do trabalho: Conservação de pinturas em Ambientes Inadequados: estudo da Pintura “Alegoria do Sentido e Espírito da Revolução farroupilha” de Hélios Seelinger.
    Professor orientador: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini
    Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini e Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

    3º-Discente: Geanine Vargas Escobar.
    Título do trabalho: O conservador em conflito: A iluminação em Museus com proposta para inclusão de deficientes visuais.
    Professor orientador: Prof. Dr. Francisca Michelon
    Banca: Prof. Dr. Francisca Ferreira Michelon e Prof. Me Tatiana Lebedeff

    4°- Discente: Isabel Halfen da Costa Torino.
    Título do trabalho: Restauro de um Leque Mandarim pertencente ao Museu Municipal da Baronesa, Pelotas- RS.
    Professor Orientador: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini
    Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini e Prof. Me Silvana Bojanoski.

    5°- Discente: Fábio Galli Alves.
    Título do trabalho: Termos e modos de fazer relacionados ao estuque denominado de escaiola nos revestimentos de paredes no sec. XIX.
    Professor Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches
    Banca: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches e Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini.

    6° – Discente : Verônica Coffy Bilhalba dos Santos;
    Título do trabalho: Decorações aplicadas em Pastiglio: Análise da viabilidade de uma nova técnica de restauro.
    Professor Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches
    Banca: Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches e Prof. Dr. Margarete Regina Freitas Gonçalves.

    7°- Discente: Silvana Salazar Aranibar.
    Título do trabalho: Terminologia de conservação de papel: uma ferramenta necessária.
    Professor orientador: Prof. Me Silvana Bojanoski.
    Banca: Prof. Me Silvana Bojanoski e Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini.

    Isabel Torino e as professoras Andréa e Silvana

    8°- Discente: Fabiana Batista Alfonsin.
    Título do trabalho: Levantamento histórico e iconográfico do Monumento Funerário “Adalgisa, Amelinha e Octacianinho.
    Professor orientador: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
    Banca: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho e Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini.

    9°- Discente: Karen Velleda Caldas.
    Título do trabalho: Reversibilidade ou Retratabilidade? Discutindo o Critério na teoria da conservação-Restauração em brandi e Muños Vinãs.
    Professor orientador: Prof. Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira
    Banca: Prof. Dr. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Prof. Me Daniele Baltz da Fonseca

    10°- Discente: Mara Lúcia Carret de Vasconcelos.
    Título do trabalho: O conservador na gestão de acervos arqueológicos: um estudo de caso do sítio Guarani OS-03 Totó (RS-Brasil).
    Professor orientador: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés
    Banca: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés; Prof. Dr. Pedro Luis Sanches; Prof. Me Diego Ribeiro

    11°-Discente: Janaína Huth Mesquita.
    Título do trabalho: Avaliação de materiais para reentelamento em regiões com alta porcentagem de umidade.
    Professor orientador: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés
    Banca: Prof. Dr. Jaime Mujica Sallés e Prof. Me Roberto Heiden

    12°- Discente: João Eduardo Abduch Rodrigues
    Título do trabalho: A conservação e restauração de metais: o caso do acervo do Esporte Clube Pelotas.
    Professor Orientador: Prof. Me Roberto Heiden
    Banca: Prof. Me Roberto Heiden e Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini.

    13°- Discente: Eduardo Nobre Medeiros.
    Título do trabalho: Redescobrindo as pinturas florais da plateia do Theatro Guarany: Um laboratório para a conservação e restauro- Pelotas, RS.
    Professor orientador: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini
    Banca: Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini e Prof. Me Roberto Heiden

    14°- Discente: Luciane Pacífico dos Santos.
    Título do trabalho: Iconografia Maçônica nas Carruagens Fúnebres de Pelotas.
    Professor orientador: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
    Banca: Prof. Me Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho e Prof. Me Andrea Lacerda Bachettini

    Fabiana Alfonsin e as professoras Andréa e Luiza

     
     
  • 1º Semana Acadêmica Integrada.

    Público presente prestigiou as atividades da Semana Acadêmica.

    Em ação conjunta do Grupo PET do Curso de Conservação e Restauro e o DA do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel foi realizada dos dias 21 a 25 de novembro a 1º Semana Acadêmica Integrada. O tema deste primeiro evento foi a “Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural”, que conjugou interesses da comunidade acadêmica e da comunidade de Pelotas. O evento contou com diversas oficinas, minicursos e mesas temáticas que discutiram amplamente as questões pertinentes as áreas de museologia e da conservação e restauro dos bens culturais, assim como da grande área do patrimônio cultural.
    A conferência de abertura foi ministrada pelo Senhor Altino Mayrink, Gestor da Informação do IPHAN – RS. A solenidade de abertura do evento contou com a presença dos coordenadores dos cursos envolvidos no evento, da Diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Doutora Lorena Almeida Gill e dos representantes dos discentes envolvidos na organização.
    O evento apresentou grande qualidade na forma como foi desenhado, conduzido e nos resultados obtidos. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de espaços diversificados de discussão e troca de experiências que contribuíram para a formação acadêmica de todos.
    Os grupos PET-Conservação e Restauro e o diretório acadêmico do Curso de Museologia, coordenados pela Professora Doutora Francisca Ferreira Michelon, estão todos de parabéns pelo sucesso da 1º Semana Acadêmica Integrada e por todas as atividades desenvolvidas!

    Mesa de abertura da Semana Acadêmica com as autoridades presentes