Início do conteúdo

Livro de Isabel Halfen Torino

Foi lançado na última feira do livro de Pelotas o trabalho de Isabel Halfen Torino chamado: “Um leque mandarim do Museu da Baronesa, Pelotas, RS: História, simbolismos e circunstâncias de restauro”. Isabel é conservadora-restauradora graduada pela UFPel, egressa da primeira turma de formandos do curso. De acordo com Isabel “este livro nasceu a partir de uma monografia apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPEL, orientado pela professora Andréa Bachettini e coorientado pela restauradora Keli Scolari. Ele é fruto de uma paixão antiga pelos leques, que foi crescendo ao perceber que esse objeto, ao longo da história, teve muitos papéis e significados além do simples caráter utilitário que sempre lhe atribuíram, constituindo-se em alguns momentos, em verdadeiros espaços de manifestações

artísticas, culturais, políticas e até ideológicas.  Percebendo, então a escassa bibliografia sobre esse assunto, resolvi unir a paixão ao trabalho: o restauro de um leque chinês do século XIX, acervo do Museu da Baronesa.

O resultado foi um livro acessível também ao leitor leigo, interessado no patrimônio cultural. No primeiro capítulo, ele encontra a perspectiva histórica e dimensão simbólica dos leques; no segundo, um pouco da história e a caracterização técnica e material desse leque chinês e no terceiro capítulo, os aspectos ligados à intervenção de restauro do leque mandarim, mas não na forma de um mero relatório técnico e, sim, buscando associar à interação entre a diversidade dos materiais constituintes e seus comportamentos, a reflexão sobre algumas dúvidas e questionamentos surgidos durante o trabalho. Essas questões foram colocadas e comentadas ao longo do processo de restauro, procurando uma conexão harmônica entre esses materiais, as teorias conservacionistas, os conceitos e a prática da intervenção.

A estimativa é a de que este trabalho venha a contribuir com informações úteis para esta e as gerações seguintes de conservadores, na intervenção de artefatos que possuam materiais semelhantes aos presentes nesta tipologia.

É um momento especial para mim a publicação deste livro que contou com o apoio da gráfica da nossa universidade, mas reconheço que a sua essência é constituída, também do trabalho de cada um dos professores do curso de Conservação e Restauro da UFPEL que colaboraram para a minha qualificação; do Departamento de Museologia Conservação e Restauro e de todos que se esforçaram para a criação do nosso bacharelado e, ainda da experiência  compartilhada com meus colegas de aula”.

Publicado em 19/11/2012, na categoria Notícias.