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Atribuições do Professor Tutor a Distância (TD)

Os alunos contarão com uma equipe de professores tutores na sede, denominados de Tutores a Distância (TD). Estes irão orientar os acadêmicos em questões relacionadas aos conteúdos. A cada semestre haverá tutores a distância vinculados as respectivas áreas da Matemática e da Educação, conforme necessidade, sendo todos licenciados em sua respectiva área. Cada TD atende às componentes curriculares de sua área de conhecimento, com distribuição de alunos e polos conforme organização do curso em cada semestre. Este trabalho é possível porque cada professor tutor da sede trabalha em conjunto com os demais professores tutores, além de receberem orientação do professor responsável pela componente curricular, bem como da Coordenação de Tutoria.

O Tutor a distância atua em três frentes junto aos alunos: como um orientador de estudo, ajudando-o a encontrar soluções para os problemas e promover a interatividade entre os alunos através de grupos de estudo, debates e troca de ideias;  junto ao Professor Formador, colabora complementando o seu trabalho de orientação e assistência ao aluno; com os tutores presenciais, apoiando e ajudando os alunos na construção da autonomia da aprendizagem, fazendo o elo com os professores das componentes curriculares, sob a coordenação direta destes, supervisionado pela coordenação de tutoria do curso. O tutor atua como um mediador entre os Professores Formadores, alunos e a instituição. Cumpre o papel de auxiliar do processo de ensino e aprendizagem ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos alunos, dando retorno dentro das 24h (conforme a resolução da CAPES).

 Ao Tutor a Distância, são definidas as seguintes atribuições conforme a ficha de cadastramento / termo de compromisso do bolsista da CAPES/UAB:

  • Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
  • Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • Apoiar o professor da componente curricular no desenvolvimento das atividades docentes;
  • Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar às atividades discentes;
  • Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
  • Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • Participar do processo de avaliação da componente curricular sob orientação do professor responsável.
  • Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dar retorno às solicitações dos cursistas no prazo máximo de 24 horas;
  • Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.

Atribuições adicionais do Tutor a Distância, conforme entendimento do Colegiado do CLMD:

  • Gravar vídeoaulas, com exemplos e exercícios, de forma a apoiar o professor da componente curricular no desenvolvimento das atividades docentes;
  • Corrigir as avaliações dos acadêmicos, de forma a colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes, mediante a orientação do professor responsável pela componente curricular;
  • Responder aos alunos no Fórum de mensagens com dúvidas de conteúdo;
  • Participar, sempre que necessário, das web conferências previstas para o semestre referentes a sua componente curricular, conforme solicitação do professor-responsável;
  • Promover o atendimento dos alunos por chat, com horários agendados (momento síncrono), conforme necessidade de cada componente

Portanto, conforme as diferentes atribuições que um professortutor precisa exercer para um atendimento de qualidade ao acadêmico, este docente deve possuir as seguintes competências e habilidades:

  • Capacidade de planejamento e de organização das atividades propostas;
  • Capacidade de liderar e coordenar grupos de trabalho;
  • Facilidade de comunicação e relacionamento em grupo;
  • Conhecimento da proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância;
  • Conhecimento da utilização das tecnologias utilizadas no Curso que lhe permitam o trabalho em AVA;
  • Capacidade de orientação de trabalhos;
  • Capacidade de elaborar relatórios;
  • Capacidade de identificar as dificuldades acadêmicas dos aprendizes em seu processo educativo;
  • Disposição para aperfeiçoar-se constantemente, tanto no ponto de vista metodológico para o ensino a distância, bem como, na sua área de conhecimento;
  • Experiência comprovada em EaD ou conclusão de curso de capacitação sobre a modalidade;
  • Capacidade técnica e desenvoltura para lidar com situações-problema, como a falha tecnológica;
  • Conhecimento na área de produção de material didático para a EaD;
  • Disponibilidade de tempo para atendimento individual aos estudantes;
  • Habilidade no planejamento de atividades flexíveis, criativas e atrativas.

O professor tutor é parte de uma equipe polidocente e, desta forma, deve estar aberto a discussões que vão além de sua área de formação específica. Por isso, também deve ser capaz de contribuir para a construção do conhecimento coletivo. O desenvolvimento de inteligências coletivas deve ser motivado em um processo de trabalho multidisciplinar, especialmente na modalidade a distância.