| Sobre |
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) está em funcionamento desde 2006 e tem acompanhado as transformações legais e as diferentes concepções formativas dos profissionais da educação que vigoraram ao longo desse período. Transformações que imprimem, necessariamente, à universidade pública um papel essencial no enfrentamento das complexas demandas postas para a formação dos profissionais da educação.
Desde o inicio das suas atividades acadêmicas, o curso tem atuado em mais de 25 polos no RS (em alguns momentos houveram ofertas em SC e PR), formando mais de 700 professores de Matemática, atuantes na rede de ensino.
| Perfil do egresso |
O Licenciado em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas tem formação para atuar como docente na Educação Básica (nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio), na gestão escolar e para continuar estudos de pós-graduação nas áreas de Matemática e/ou Educação. Poderá também atuar na educação superior, segundo a legislação, em atividades docentes, em pesquisas científicas em Educação, em Matemática e, particularmente, na inter-relação entre estas.
É esperado que este profissional seja capaz de analisar as problemáticas do mundo atual em constante transformação e, através de sua formação matemática, constituir-se em agente de transformação, colocando em diálogo o ensino, a pesquisa e a extensão.
O profissional oriundo do Curso, pela complexidade de seu objeto de estudo, de trabalho e pelas peculiaridades de sua missão educativa, deverá assumir uma formação contínua, autônoma e permanente. Ainda de uma forma mais geral, o egresso do Curso deverá se sentir responsável pelo sucesso da aprendizagem dos alunos e pelas implicações de seu trabalho na educação. Pressupõe-se também que tenha uma preparação técnica para orientar e intermediar o processo de ensino e de aprendizagem, tendo condições de planejar e elaborar atividades práticas e de pesquisa que propiciem o desenvolvimento do projeto pedagógico.
| Polos |
No mapa, apresentamos os endereços dos polos e oferta das turmas em andamento:
| Acesse: |
- Projeto Pedagógico do Curso- versão 8
- Fluxograma do Curso – versão 8
- Caracterizações das Disciplinas
- Versões anteriores do PPC, fluxograma e caracterizações.
