Início do conteúdo
Orientações UAB 9

Após ter realizado o ENVIO da documentação, você já está matriculado como  aluno da UFPEL e do CLMD.

Leia com atenção as orientações que preparamos para ajudá-lo a realizar o acesso no Cobalto e no e-Aula e as informações iniciais sobre o nosso curso.

 

MATRÍCULAS E SISTEMA COBALTO
  • Ao ingressar na UFPel, sua matrícula nas disciplinas é automática em todas as disciplinas do primeiro semestre.
  • No COBALTO, que é o sistema de gerenciamento do registro de suas atividades acadêmicas, você pode conferir as disciplinas que está matriculado.

  • No primeiro acesso, digite seu CPF na caixa “Esqueceu a su senha”, que fica logo abaixo do :”Acessar conta”

  • Ao clicar em enviar, você receberá um link no seu e-mail para definir uma senha. Essa senha, será a mesma que você utilizará para acessar o ambiente virtual de aprendizagem e-Aula, que será o seu ambiente de estudo.
  • Após definir sua senha, faça login no COBALTO. No canto direito, você poderá acessar as mensagens enviadas pela instituição ou professores, visualizar e editar seu perfil e acessar o atendimento aos serviços da UFPel.

  • No canto esquerdo, você acessa o Menu, onde contém sua área do Aluno, para CADASTRO de solicitações e CONSULTAS a seus registros acadêmicos.

  • Clique em CONSULTAS e em seguida em MATRÍCULA, para verificar se está matriculado nas cinco disciplinas que cursará esse semestre: Matemática Elementar A (ME A), Matemática Elementar B (ME B), Fundamentos de Educação a Distância (FEaD), Geometria Plana (GP), Laborat´ório de Ensino de Matemática A (LEMA A). Havendo algum erro, entre em contato com a coordenação ou secretaria do curso.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: e-AULA
  • A organização de todo o material de estudo, as informações sobre as disciplinas, as avaliações e os fóruns de discussões são realizados no e-AULA, o ambiente virtual de aprendizagem da UFPel. O acesso é realizado com o seu CPF e com a senha cadastrada no COBALTO.

  • Na página inicial do ambiente, você visualiza em MEUS CURSOS, a relação de cada disciplina. Se não estiver visível a relação, acesse a caixa abaixo do menu e selecione EM ANDAMENTO.

  • Aparecerão os cards de cada disciplina. Ao clicar sobre o nome da disciplina, você é direcionado para o ambiente de estudo dessa disciplina.
  • No lado esquerdo, há um menu de acesso aos tópicos disponibilizados pelo professor, que estarão organizados por semanas. A cada semana, na segunda-feira, é aberto um tópico, a fim de facilitar sua organização e realizar o estudo de forma gradual e sistemática. Dessa forma, seu acesso ao ambiente deve ser semanal, não deixando acumular o estudo e a realização das atividades.
  • Ao acessar o material da semana, programe o horário e tempo que dedicará para realizar as atividades propostas e participar da Web, se houver.
  • Surgindo dúvidas, encaminhe nos Fóruns ou por mensagem, aos professores da turma (terá um professor responsável e tutores). O contato de cada um deles encontra-se na lista de participantes dentro da disciplina.
  • A comunicação com os professores da turma é fundamental para que conheçam suas dificuldades e possam ajudar na aprendizagem e desenvolvimento das atividades. Assim, ao participar das Webs, utilize o microfone para conversar e tirar dúvidas, ou o chat para digitar suas perguntas.

ORGANIZAÇÃO DO SEMESTRE

As disciplinas ofertadas estão apresentadas no Cronograma de Webs e Provas  do semestre.

Num dia da semana, os alunos participarão da WebConferência no polo. Esse será também o dia de encontro do Grupo de Estudos, ligados ao Projeto GEPAM. Para isso, será proposto:

  • que os alunos se encontrem, preferencialmente na noite de terça-feira, para encontro presencial no polo. Nessa noite, das 19h às 20:30, participarão do encontro com o professor para tirar as dúvidas sobre o conteúdo proposto na semana.
  • Das 20:30 às 22:00, o encontro continua no Grupo de Estudo, onde serão discutidos exerc´ícios, realizadas atividades, leituras e reflexões, a partir do estudo orientado pelo professor ou líder do grupo. Essas horas serão contabilizadas para gerar um certificado de participação, que contará para as horas em Estudos Integradores.

SALAS DE WEBCONFERÊNCIA PARA AULA SÍNCRONA COM PROFESSOR
  • Semanalmente, vocês terão uma aula síncrona, de pelo menos uma disciplina que estão cursando. Neste primeiro módulo, será da  disciplina de ME A. Às 19h, de terça-feira, a professora da disciplina abrirá a sala e iniciará a aula. O link que deves acessar para participar da aula, será disponibilizado no ambiente e-Aula e no grupo de WhatsApp, para o qual convidamos você a participar, pois neste grupo, além dos links das webs, são enviados recados importantes sobre o curso. Entre no grupo acessando o link:

UAB 9: Link Web/Recados/CLMD

  • Ao acessar o link da sala de WebConferência, geralmente é solicitado que digite seu nome e clique em participar (ou entrar na sessão).
  • A seguir, será perguntado se deseja usar o microfone ou ficar somente como ouvinte. Clique em microfone, pois assim poderá conversar com o professor, em vez de apenas digitar sua pergunta no chat.

  • Na barra inferior da janela, nos ícones do microfone e câmera, você pode alternar entre ligar e desligar. Mantenha seu áudio fechado e somente ative quando for realizar uma pergunta ou comentário. Ative a câmera sempre que necessário ou solicitado pelo professor.
  • Na barra lateral há o espaço para chat.

  • A aula ficará sempre gravada e disponibilizada no e-Aula, no ambiente da disciplina.
  • Esse encontro síncrono é muito importante para o andamento da disciplina e sua aprendizagem. Faça perguntas e apresente suas dúvidas de forma clara e direta, para que o tempo seja otimizado e todos consigam aproveitar da melhor forma esse momento.