Atribuições do Coordenador de Tutoria

Cabe à Coordenação de Tutoria a responsabilidade pela supervisão do trabalho dos tutores a distância e presenciais, garantir que os princípios pedagógicos do Projeto do Curso estejam presentes nas orientações dadas aos alunos e na forma de trabalho dos tutores, sejam eles tutores da sede ou os tutores nos polos. É o responsável pela articulação entre os diferentes tutores para que haja uma orientação comum em todos os polos.

Além disso, é à Coordenação de Tutoria que os tutores se reportam sempre que necessitam de alguma informação ou material para desempenhar suas funções.

O Coordenador de Tutoria é um professor com experiência pedagógica, preferencialmente com capacitação específica em EaD e com experiência em coordenação de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão. O Coordenador de Tutoria manterá um controle das questões levantadas freqüentemente pelos alunos, assim como identificará as dificuldades encontradas em seu processo de aprendizagem. Essas informações servirão de base para discussão em encontros periódicos com os tutores bem como serão o conteúdo a ser incluído em tutoriais disponibilizados no ambiente de aprendizagem.

O Coordenador de Tutoria deve solicitar e organizar a documentação dos tutores para a efetivação do cadastro dos mesmos junto ao SGB – Sistema de Gestão de Bolsas. Após, disponibilizar o envio a Coordenação do Curso que solicitará o cadastro dos mesmos junto a Coordenação UAB local.

O Coordenador de Tutoria recebe a bolsa respectiva da CAPES/UAB para exercer tal função. Suas atribuições, definidas pela CAPES/UAB são:

• Participar das atividades de capacitação e atualização;
  • Acompanhar o planejamento e o desenvolvimento processos seletivos de tutores, em conjunto com a coordenação de curso;
  • Acompanhar as atividades acadêmicas do curso;
  • Verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
  • Informar para o coordenador do curso qual a relação mensal de tutores aptos e inaptos para recebimento de bolsas;
  • Acompanhar o planejamento e desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos tutores envolvidos no programa;
  • Acompanhar e supervisionar as atividades dos tutores;
  • Encaminhar à coordenação do curso relatório semestral de desempenho da tutoria.

Atribuições adicionais do Coordenador de Tutoria conforme entendimento do Colegiado do CLMD:

• Colaborar com o trabalho da Coordenação do Curso quando
  • Acompanhar o desempenho dos alunos no Cobalto, elaborando relatórios de quantidades de alunos matriculados, reprovados e em abandono, quando solicitado.