Orgulho e tradição: a história e origem das famosas iguarias de Pelotas

Considerada a Capital Nacional do Doce, cidade conta com uma rua voltada especialmente para o comércio das quitutes tradicionais      

Por Gabriel Medeiros         

Quem passa em torno do Chafariz, localizado no calçadão da cidade de Pelotas se depara com uma imensa formiga de ferro da cor laranja e, logo ao lado, várias lojas com diversas variedades de doces em suas vitrines. Essa é a Rua do Doce, inaugurada no ano de 2022, localizada em frente a um dos chafarizes que compõem o cenário pelotense, situado na esquina das ruas Andrade Neves e Sete de Setembro.

Origem histórica

Muitas pessoas que conhecem Pelotas ou, até mesmo, moram na município, não sabem o porquê dessa cidade da zona sul do Estado ser considerada a Capital Nacional do Doce. Essa tradição cultural remonta ao século XIX, trazida, principalmente, pelos portugueses que aqui moravam. Naquela época, Portugal e a Europa eram abastecidos com o açúcar trazido principalmente do Brasil. O desenvolvimento da cidade foi marcado, a partir de 1860, sobretudo pelas charqueadas, que permitiram a conservação e comercialização da carne bovina através do salgamento e da secagem ao sol, para uma maior longevidade.

Com o enriquecimento, Pelotas assumiu o papel de cidade mais aristocrática do Rio Grande do Sul. Muito da produção do charque pelotense foi trocado pelo açúcar oriundo do Nordeste brasileiro, o que favoreceu a produção de doces para a sociedade de classe média e alta da cidade, sobretudo em eventos de peças teatrais e reuniões ocorridas dentro dos famosos casarões pelotenses. A partir desse momento, a produção de doces de Pelotas foi aumentando cada vez mais, participando da economia pelotense de forma cada vez mais significativa, tendo em vista que o charque era a principal atividade econômica da região.

 

O quindim e o olho de sogra destacam-se  entre os doces tradicionais de Pelotas                 Foto: Gabriel Medeiros

                                

Nesse contexto, surgem os primeiros doces pelotenses como o quindim, o queque, bem-casado e olho de sogra desenvolvidos principalmente pelas mulheres, mesmo que naquela época não fosse comum a inserção feminina nos empreendimentos. Com o surgimento dos frigoríficos, logo a atividade envolvendo o charque foi perdendo força e a economia pelotense começou a enfraquecer. Neste cenário de incertezas, a produção de doces ganhou forma e tomou conta da economia pelotense, a partir, principalmente, dos anos 1920. Com a imigração de europeus no Rio Grande do Sul, franceses, alemães e pomeranos também passaram a cultivar frutas propícias para a região de Pelotas, o que favoreceu para a criação e venda de novos doces envolvendo frutas como o pêssego e o morango, contribuindo grandemente, também, para o aquecimento da economia da cidade.

A partir desse momento a produção de doce na cidade ganhou cada vez mais força e continua até os dias de hoje, levando o nome como Capital Nacional do Doce, com a sua Feira Nacional do Doce (Fenadoce), criada em 1986, com o objetivo principal de levar a cultura e a tradição doceira de Pelotas para o Brasil e mundo a fora.

Rua do Doce

“Uma breve passada na Rua do Doce em Pelotas já é o suficiente para ficar encantada com tantas opções diversas e saborosas de doces tradicionais da região” é o que conta a estudante de Administração Elizandra da Rosa, de 24 anos: “Não tem como não vir aqui de vez em quando”. Elizandra, natural de Vacaria, alega que já sabia um pouco da história de Pelotas e os doces, mas não imaginava o quão forte era essa tradição na cidade. “Quando eu cheguei aqui, alguns amigos me falaram para experimentar os doces de Pelotas e, desde então, eu sempre compro quando tenho um tempinho”, afirmou a estudante.

Apesar da fama dos doces, hoje a economia da cidade está muito voltada para o comércio e o ramo imobiliário, entretanto ainda há muito procura pelos doces, principalmente de estudantes novos ou turistas que visitam a cidade, segundo a doceira profissional Jussara Rosa, de 61 anos. “Todos os dias vendemos doces, principalmente os que tem como ingredientes principal o ovo, o de maior sucesso é o quindim,” afirma Jussara, que trabalha no ramo há mais de duas décadas.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

12º Festival Internacional SESC de Música encerra com público total de 40 mil pessoas

Evento ocorreu em janeiro em Pelotas e promoveu diversos momentos celebrando a cultura sonora      

Por Letícia Vieira dos Santos         

 

Cortejo de abertura ocorreu no Calçadão central e atraiu uma procissão de ouvintes  Fotos: Divulgação/Paulo Rossi

 

Após doze dias de evento e mais de 60 apresentações gratuitas, o 12º Festival Internacional SESC de Música se encerrou no dia 26 de janeiro. Segundo dados do SESC, o evento foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas, sendo considerado um sucesso pela entidade. Na noite de encerramento, a apresentação final ocorreu no Largo do Mercado Público, momento em que Orquestra Acadêmica, regida pelo maestro Evandro Matté, performou diversas músicas da trilha sonora de filmes clássicos, como “Star Wars”, “O Rei Leão”, “Indiana Jones” e “O Poderoso Chefão”.

O último dia do festival reuniu 105 músicos no palco, dentre artistas convidados, alunos e professores. “Poder participar deste evento é sempre uma honra, essa já é a minha terceira edição” conta Luan Antônio, violinista natural de Santa Vitória do Palmar que veio com a família prestigiar o evento. “É um sentimento único estar aqui tendo passado pelo processo seletivo e as aulas ao longo desses doze dias, eu sempre tento aproveitar ao máximo todos os momentos e ensinamentos “.

Dentre as diversas apresentações da 12ª edição do festival, pode-se destacar espetáculos como o Concerto Bossa Nova no RS, da UCS Orquestra, e a Ópera “I Pagliacci”, realizada em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Pelotense Música Pela Música.

 

Palco com efeitos de luzes especiais foi montado no Mercado Público para a noite de encerramento

 

Durante as duas semanas do festival, era comum andar pelo centro da cidade e escutar música clássica saindo das janelas dos prédios ou ver grupos de jovens carregando instrumentos pelas ruas. Além de agitar a vida cultural e urbana da cidade, o evento também movimentou os setores de hotelaria, vendas, gastronomia, turismo e transporte de Pelotas.

 

A programação se estendeu a vários locais da cidade, como a Santa Casa de Misericórdia

 

Com a edição de 2024 sendo a segunda a acontecer desde a pandemia de Covid-19, a proposta do evento foi a de renovação e inovação, com as apresentações artísticas sendo performadas em diferentes espaços pelotenses, além do tradicional Theatro Guarany, como o cortejo de abertura no calçadão central, concertos nas universidades e na colônia de pescadores Z3, além de shows em teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e a Praia do Laranjal.

 

Atrações estiveram  no Theatro Guarany,  praças, igrejas, hospitais, comércio, universidades e a Praia do Laranjal

 

“Eu acho que festivais assim são uma ótima oportunidade de resgatarmos a música que existe em Pelotas e também de movimentar a vida que existe no centro da cidade. Muitas vezes os moradores acabam caindo na monotonia do trajeto trabalho/casa e poucas vezes se permitem experienciar algo diferente. Essas apresentações nos dão a chance de passear pelo local e conhecer o evento, nos sentirmos comovidos pela música”, afirma Daniela Alves, estudante universitária.

Veja a galeria de fotos do 12º Festival Internacional SESC de Música

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Rap reúne jovens em Rio Grande e aumenta espaço feminino

Cidade conta com jovens organizadores de batalhas de rima que movimentam cultura hip-hop às quartas e quintas-feiras           

Por Giovana de Sá e Khadija Bakkar            

 

A artista e pesquisadora Cacau rimando na Batalha das Gurias  Fotos: Divulgação

 

O cenário do rap no Brasil vem crescendo e tomando forças desde os anos 2000, com as batalhas de rima. Desde 2019, em Rio Grande, no coreto da Praça Tamandaré, às 19h, todas as quintas, ocorre a Batalha do Cassino. Consiste em um encontro de MC’s que se enfrentam em desafios de improvisação, criando rimas de temas variados, enquanto são avaliados por jurados e pelo público. Também há a novidade da Batalha das Gurias nas quartas-feiras.

A mestranda Carolina, conhecida nas batalhas como Cacau, conta sobre a importância do rap em sua vida. Desde os 13 anos, Cacau aprecia conteúdos de hip-hop e, ao entrar no curso universitário de Letras, teve vontade de inserir o rap em seus estudos. Segundo ela, o rap, por ser muito vasto, torna possível a criação de uma linha atemporal sobre várias manifestações culturais.

“Eu comecei a fazer mestrado em História da Literatura e minha pesquisa é sobre literatura marginal periférica, essa ligação do rap e da literatura. Fui me inspirando nisso para as minhas poesias, usando algumas referências, aí, no ano passado, resolvi colocar meu nome para participar das batalhas. Eu estou aprendendo muito, porque já tenho 26 anos e, com a rima, você acompanha a gurizada de 17 e 18 anos e acaba aprendendo muito com eles’’, comenta.

Além das batalhas, a semana do  “Rap contra o frio” também é uma ação que movimenta a cena hip-hop da cidade, unindo solidariedade e arte. O evento geralmente conta com uma programação de oficinas, batalhas de beatmakers e bailes em Rio Grande e Pelotas, tudo em prol da arrecadação de agasalhos e alimentos.

Apesar dessas ações, o cenário hip-hop ainda enfrenta muitos desafios no município de Rio Grande. Segundo Cacau, o rap é um movimento cultural que está mudando a vida dos adolescentes, mas que infelizmente não é valorizado pela gestão da cidade. “Eu acho que a grande massa de Rio Grande deveria reconhecer muito mais o hip-hop, porque ainda existe um preconceito muito grande das pessoas em enxergar o hip-hop como um agente cultural que está mudando e salvando vidas,” afirma. E reitera: “A gente tem a estética marginal, com orgulho, porque estamos à margem da sociedade, mas nós estamos fazendo o ‘corre’ certo e tem tudo para quem  governar a cidade começar a valorizar.”

 

As jovens rappers resolveram criar a própria batalha, com organização e convicção delas

 

Batalha das Gurias

As batalhas de rap também vêm ganhando força no meio feminino, e as mulheres estão crescendo cada vez mais na cena. Para Amanda Jotacê, a paixão surgiu quando rimou pela primeira vez aos 14 anos, em uma tarde, sem planejamento nenhum para participar da batalha. Logo ela se identificou com essa arte e com a adrenalina que ela traz, podendo se expressar em cada rima improvisada.

A cena hip-hop é muitas vezes tratada como um ambiente exclusivamente masculino.  E as mulheres podem ser vítimas de machismo mesmo no rap. Já que este pensamento dificulta a participação feminina nas rimas, as MC’s da cidade criaram a Batalha das Gurias, uma iniciativa para atrair mais meninas para a cena. Com a primeira edição, vinculada à Batalha do Cassino, tendo alcance no movimento, elas resolveram criar a própria batalha, com organização e convicção delas. Assim, a Batalha das Gurias ocorre quinzenalmente, nas quartas-feiras, a partir das 19h, no Coreto da Praça Tamandaré.

Iniciativas como essa incentivam as meninas que ensaiam suas rimas sozinhas em casa a perder o medo e mostrar seu talento fora do seu quarto. A participação desses novos talentos é essencial para dar força ao movimento feminino no rap, ainda predominantemente masculino, e para ganhar o respeito da plateia, que é o termômetro de votação das batalhas.

Amanda Jotacê comenta que o público e outros MC’s já estão habituados a ver mulheres rimando, mas que ainda é comum ouvir nesse meio comentários e discussões sobre o papel das mulheres durante as rimas femininas, o que desvia a atenção dos versos. Jotacê confessa achar a repetição dessas situações cansativa. “A gente carrega, sim. uma pauta. Mas não somos somente isso. Em todo lugar que eu estiver, vou trazer a pauta das mulheres, porém é muito triste ver que, muitas vezes, a nossa rima perde um pouco do valor devido a isso e que as pessoas não conseguem se abrir neste sentido.”

 

As batalhas de rap deixaram de ser vistas como um espaço predominantemente masculino

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Janeiro termina com 23ª edição da Feira da Estação

Iniciativa acontece desde 2022 e visa incentivar artesanato e empreendedorismo local    

Por Caroline Garcia Quincozes       

 

          Mondo Rosso é um dos participantes e tem acervo variado, integrando diversos estilos musicais, de diferentes épocas Fotos: Caroline Quincozes

 

Na sexta-feira (dia 26 de janeiro), as pessoas que circulavam pela Praça Coronel Pedro Osório tiveram a oportunidade de conferir os produtos confeccionados e comercializados pelos expositores independentes de Pelotas, na 23ª Feira da Estação. A iniciativa ocorre mensalmente e reúne os trabalhos de pequenos empreendedores do município desde 2022. Em média, são 65 expositores por edição.

Produtos de vários segmentos puderam ser encontrados na Feira da Estação – artesanato, plantas, brechó, discos, gastronomia, entre outros. Conforme uma das organizadoras, Cíntia Carvalhal, o evento acontecia, inicialmente, na Estação Férrea, no Largo de Portugal, ao final da rua Dom Pedro II. “O objetivo da feira é fomentar o artesanato e o empreendedorismo local, fornecendo oportunidades para que essas pessoas possam expor seus produtos e divulgar suas marcas”, destacou.

A loja Caxi Art foi uma das lojas de artesanato integrantes da feira. E os seus produtos, confeccionados pela artista Hellen Maas, incluem ecobags, vasos, estojos, porta chaves, porta canecas, ímãs e quadros. “Eu e os clientes conversamos sobre quais trabalhos podem ser feitos – camiseta, jaqueta, tênis, faço de tudo um pouco. Não temos local físico, mas a Caxi Art funciona pelas redes sociais e, pessoalmente, na Feira da Estação”, afirmou.

 

Caxi Art é administrada pela artista Hellen Maas há três anos e traz várias opções de artesanato

 

Para o proprietário da loja de discos Mondo Rosso, James Stahl, esse gênero de ação costuma ser uma boa forma de divulgar os seus produtos. “Vendo discos há mais de quarenta anos e participei de diversas feiras, não apenas no Brasil, mas também no Uruguai e Argentina”.

Em algumas bancas, os expositores trabalham em conjunto, como é o caso de Taís Nunes. Há cerca de um ano, ela iniciou a venda de plantas através do Ateliê do Cimento, empreendimento criado há cerca de um ano. Na 23ª edição da Feira da Estação, a loja atuou com mais três estabelecimentos – Cantinho das Suculentas, Plantas da Fabi e Sul Plantas. “Desde que comecei, já participei de algumas edições da feira”.

 

Ateliê do Cimento nasceu há cerca de um ano com a integração de quatro estabelecimentos

Como participar da Feira

Para os interessados em participar do evento, basta acessar a página da Feira no Instagram, local onde as inscrições são divulgadas a partir de um formulário de inscrição.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Carros humorísticos, trios elétricos e desfile da corte agitam Carnaval de São Lourenço do Sul

Evento também será marcado pelos blocos e grupos carnavalescos, além do desfile da Duquesinha do Esporte Clube São Lourenço          

Por Larissa Schneid Bueno            

 

Desfiles na Passarela do Samba acontecerão a partir das 21h  no sábado  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul

 

É com muita folia na Praia das Nereidas e na Passarela do Samba, localizada no bairro Centro, que começa o Carnaval 2024 de São Lourenço do Sul. A festa tem início no próximo sábado (10 de fevereiro), promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC).

O evento, que reúne cultura, musicalidade, samba no pé e muitos sorrisos, contará com a presença da nova corte, composta pela rainha Thaís Aquino, princesas Bárbara Fagundes e Thailine Mendes, e pelo rei momo Michel Nunes, que farão a abertura oficial na primeira noite.

No Centro, haverá desfiles de carros humorísticos, dos blocos carnavalescos “Os Mercenários”, “Trio Folia” e “Filhos de Orfeu”, dos grupos carnavalescos “Marinês Schuch” e “DNA – Dias e Noite Alcoolizados”, além da Duquesinha do Esporte Clube São Lourenço, Maria Ester.

A novidade deste ano é que, além de passar pelo Centro, os trios elétricos “Os Mercenários da Folia” e o “Trio do Kunde” também animarão a festa na praia, como já acontece com o “Carnaval Ziriguidum”.

Assim como no ano passado, cada bloco, grupo e trio escolheu seu repertório musical com base em sua preferência, incluindo músicas tradicionais do evento e as mais ouvidas neste período, incluindo artistas de diferentes segmentos.

A expectativa da Prefeitura é que o número de pessoas no município aumente consideravelmente nestes dias. Conforme levantamento da Brigada Militar no ano passado, cerca de 140 mil pessoas estiveram no município durante todos os dias da festa.

A secretária de Turismo Indústria e Comércio, Fernanda Krumreich Helms, espera igualar ou superar esse número em 2024, considerando o resultado do Réveillon. Toda a divulgação do Carnaval e suas atrações trazem turistas e lourencianos que não moram mais na cidade, mas que retornam para aproveitar a festa.

“O nosso Carnaval se destaca por ser uma celebração autêntica, de rua, popular e acessível. Nossos diferenciais são a descontração, a participação ativa da comunidade e o espírito festivo que contagia as ruas. Por ser um evento gratuito, com arquibancadas abertas ao público, proporciona a todos a oportunidade de vivenciar a energia contagiante do evento. Além disso, o Carnaval lourenciano conta com a peculiaridade única dos carros humorísticos, uma tradição irreverente que se perpetua até hoje”, disse.

Durante os três dias, o público terá banheiros químicos disponíveis e o reforço na segurança das ruas. Para atender a todos com qualidade, a Prefeitura fez a locação dos banheiros e a contratação de uma empresa de segurança privada, com o objetivo de reforçar a proteção nas áreas dos desfiles para os participantes e espectadores.

Além de atrair visitantes, fomentar o turismo e a economia local, o Carnaval tem um impacto importante na região. Ele enriquece a cultura do município, leva alegria, expressões artísticas e envolvimento comunitário, como destaca Fernanda.

“A integração do Carnaval à nossa cultura é uma maneira de preservar e transmitir elementos significativos da nossa história, além de proporcionar entretenimento e fortalecer o turismo, contribuindo para o dinamismo econômico da região e para a preservação de uma tradição que percorre todo o Brasil”, finalizou.

 

Trios e carros humorísticos também passam pela praia das Nereidas Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul

Programação

10 de fevereiro (sábado)

Praia – 16h às 19h:

Trio Elétrico

 

Passarela do Samba, no Centro – a partir das 21h:

Abertura oficial com a Corte do Carnaval 2024

Carros humorísticos – Automotores

Carros humorísticos – Tração

Grupos carnavalescos

Blocos carnavalescos

Trios elétricos

Duquesinha E.C.S.L.

11 de fevereiro (domingo)

Praia das Nereidas – 14h às 19h:

Grupos Carnavalescos

Trios elétricos

Carros humorísticos

Passarela do Samba, no Centro – a partir das 21h:

Corte do Carnaval 2024

Trios elétricos

Xavabanda

Duquesinha E.C.S.L.

12 de fevereiro (segunda)

Praia das Nereidas – 16h às 19h:

Trios elétricos

Passarela do Samba, no Centro – a partir das 21h:

Abertura oficial com a Corte do Carnaval 2024

Carros humorísticos – Automotores

Carros humorísticos – Tração

Grupos carnavalescos

Blocos carnavalescos

Trios elétricos

Duquesinha E.C.S.L.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Bom dia.
Parabéns pelo relevante trabalho apresentado sobre o carnaval laurenciano, futura colega Larissa.
Meu questionamento fica, apenas, por conta da ausência de links sobre as locações de imóveis no período momesco.
O turismo necessita dessa informação.
No mais, receba meus parabéns pela obra.

Ronaldo Luis

Carnaval do Cassino recebe bloco inclusivo voltado para pessoas com deficiência

‘Os 100 Limites’ é o único bloco carnavalesco do Brasil que tem como foco a inclusão social de pessoas com limitações. Iniciativa destina arrecadação a instituições de apoio, e enfatiza a solidariedade no  Carnaval do Extremo Sul do Estado           

 Por Juliana Pontes     

    

A competição para a escolha da corte do bloco aconteceu no dia 20 de janeiro        Fotos: Juliana Pontes

 

Conhecido por ser um dos maiores carnavais do Extremo Sul do Estado, o Carnaval do Cassino promete agitar ainda mais a atividade noturna na maior praia em extensão do mundo. Com início marcado para o dia 10 de fevereiro (próximo sábado), a festividade já está movimentando a região, com ensaios dos blocos que desfilarão na Avenida Rio Grande neste mês.

Um dos grandes destaques do Carnaval deste ano é o bloco inclusivo ‘Os 100 Limites’, que se prepara para seu quarto desfile. Iniciativa pioneira, o bloco tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Fundado em 2018, ‘Os 100 Limites’ conta com a participação de nove instituições, incluindo a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a AMAR (Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande), Escola José Alvares de Azevedo (Escola de Cegos), Associação Rio-grandina de Pré e Pós Transplantados, AAPECAM (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer), Banda Amigos, Grupo TEaAMO…, Escola Viva e Escola de Educação Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino.

A particularidade deste bloco vai além da festa carnavalesca, pois toda a arrecadação com a venda dos abadás é revertida às instituições de apoio. Os valores arrecadados através dos patrocinadores custeiam a apresentação, incluindo trio elétrico, ensaios, segurança e ambulância. Com caráter sem fins lucrativos, ‘Os 100 Limites’ se destacam como o único Bloco Carnavalesco do Brasil que tem como foco a inclusão social de pessoas com limitações, destinando integralmente sua arrecadação às instituições que prestam apoio a este público.

O idealizador do bloco, vereador Filipe Branco, compartilha sua expectativa para este ano, esperando a presença de 2,2 mil foliões, a maioria sendo pessoas com alguma deficiência específica. Além disso, ele anuncia inovações para tornar a experiência ainda mais inclusiva, como áudio descrição para pessoas com deficiência visual e intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva.

O secretário do Cassino, Irajá Pellegrini, expressa sua satisfação ao receber ‘Os 100 Limites’ no Carnaval do Cassino. “Já é uma festa linda, recebendo o bloco inclusivo, torna isso tudo mais bonito ainda”, afirma Pellegrini, destacando a importância do bloco para a comunidade e a certeza de que ‘Os 100 Limites’ enriquecerão a Avenida Rio Grande. “O carnaval é uma festa da comunidade, então, quanto mais adequada a todos ela for, melhor”, finaliza.

No “Dia da Inclusão”, que ocorreu no dia 20 de janeiro no Horto do Cassino, houve a escolha da nova corte do bloco. O contato para a compra dos abadás para a participação no bloco, aberta a todos os interessados, pode ser feita pela página do Facebook.

Com a proposta de celebrar a diversidade e promover a inclusão, o Carnaval do Cassino, com a presença do Os 100 Limites, destaca-se como um evento que vai além da folia, representando um exemplo de união e respeito às diferenças em meio às festividades carnavalescas. Os 100 Limites desfilam na Avenida Rio Grande no sábado, 10 de fevereiro, a partir das 20h, e na segunda-feira, 12, também a partir das 20h. Todos os blocos têm a concentração e saída marcadas para acontecer em frente ao Hotel Atlântico (avenida Rio Grande, 387).

 

Animação é o que não falta para o bloco Os 100 Limites que conta com mais de dois mil foliões

 

Confira a programação completa dos blocos que desfilarão no Cassino:

9 de fevereiro – Sexta-feira às 19h

  • Treta e Trato
  • Tokito
  • Os Boemios.com
  • Vem Suando Que eu Te Enxugo
  • É ou Não E
  • Bloco do Zé
  • Eu amo a minha sogra
  • Lendários do Mar
  • Nokudum
  • Unidos da Capadócia
  • 37,5 Não é Febre
  • Dime Magalhães e Amigos
  • Pagode do Bolinha
  • Tamborada

 

10 de fevereiro – Sábado às 20h

  • Novo Avante
  • Misscangalha
  • Dime Magalhães e Amigos
  • Os Boemios.com
  • Chokolat
  • Folia 100lgual
  • Estrelas da Noite
  • Eu amo a minha sogra
  • Nokudum
  • Os 100 Limites
  • Os Fora da Casinha
  • Bloco da Lambe
  • Fiateci
  • Puro Suco
  • Bafo da Onça
  • 37,5 Não é Febre
  • Regueiros do Jamelão

 

11 de fevereiro – Domingo às 21h

  • Treta e Trago
  • Encosta que ele cresce
  • Dime Magalhães e Amigos
  • Vem Suando que Eu te Enxugo
  • É ou Não É
  • Bloco do Zé
  • Lendários do Mar
  • Unidos da Capadócia
  • Bloco do Alemão
  • 37,5 Não é Febre
  • Bloco da Lambe
  • Marilú

 

12 de fevereiro – Segunda-feira às 20h

  • Tokito
  • Misscangalha
  • Os Boemios.com
  • Pagode do Bolinha
  • Chokolat
  • Folia 100 Igual
  • Vem Suando que Eu Te Enxugo
  • Estrelas da Noite
  • Bloco do Zé
  • Eu Amo a Minha Sogra
  • Candinha da Cerkinha
  • Nokudum
  • Unidos da Capadócia
  • Os 100 Limites
  • Os Fora da Casinha
  • Puro Saco
  • Bafo da Onça
  • Dime Magalhães e Amigos
  • Samba do Peixe

 

13 de fevereiro – Terça-feira às 19h

  • Encosta que ele cresce
  • É ou Não É
  • Lendários do Mar;
  • Marilú

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Oscar 2024: veja todas as indicações ao prêmio

“Oppenheimer” lidera com 13 indicações, seguido por “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos com 11    

Por Juliana Pontes      

Os holofotes do mundo cinematográfico se voltaram para Los Angeles no dia 23 de janeiro, quando foram anunciados os filmes indicados ao Oscar 2024. O longa cinematográfico “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, emergiu como o favorito, acumulando 13 indicações, abrangendo categorias cruciais, como melhor filme, diretor, ator e atriz. A segunda posição nas indicações foi conquistada pelo filme “Pobres Criaturas”, obra do cineasta Yorgos Lanthimos, que obteve um total de 11 indicações, consolidando sua presença como forte concorrente na premiação.

Outros títulos que se destacaram nessa seleção incluem “Assassinos da Lua das Flores”, “Barbie”, “Os Rejeitados”, “Maestro”, “Zona de Interesse”, “Anatomia de Uma Queda” e “American Fiction”. A cerimônia do Oscar está agendada para o dia 10 de março, e Los Angeles novamente será o palco que receberá as estrelas da sétima arte. O apresentador da noite será o comediante Jimmy Kimmel.

Os amantes do cinema terão a oportunidade de acompanhar o Oscar através da transmissão ao vivo, seja pela emissora de teve por assinatura TNT ou pela plataforma de streaming HBO Max.

Veja na sequência desta reportagem os indicados à premiação e onde ver alguns dos títulos destacados.

 

Tratando da criação da bomba atômica, “Oppenheimer” (2023), de Christopher Nolan, recebeu 13 indicações Fotos: Divulgação

 

Confira abaixo a lista completa de filmes que concorrem aos prêmios

 Melhor filme

“American Fiction” 

“Anatomia de Uma Queda” 

“Barbie” 

“Os Rejeitados” 

“Assassinos da Lua das Flores” 

“Maestro” 

“Oppenheimer” 

“Vidas Passadas” 

“Pobres Criaturas” 

“Zona de Interesse” 

 

A atriz Emma Stone concorre aos prêmios de melhor atriz e de melhor filme com “Pobres Criaturas”

 

Melhor diretor

Justine Triet – “Anatomia de Uma Queda”

Martin Scorsese – “Assassinos da Lua das Flores”

Christopher Nolan – “Oppenheimer”

Yorgos Lanthimos – “Pobres Criaturas”

Jonathan Glazer – “Zona de Interesse”

 

Horrores do Holocausto são lembrados na perspectiva do cotidiano da família de militar em  “Zona de Interesse”

 

Melhor ator

Bradley Cooper – “Maestro”

Colman Domingo – “Rustin’

Paul Giamatti – “Os Rejeitados”

Cillian Murphy – “Oppenheimer”

Jeffrey Wright – “American Fiction’

 

Bradley Cooper atua e dirige o filme que trata da biografia do maestro e compositor Leonard Bersntein

 

Melhor atriz

Annette Bening – “Nyad”

Lily Gladstone – “Assassinos da Lua das Flores”

Sandra Hüller – “Anatomia de Uma Queda”

Carey Mulligan – “Maestro”

Emma Stone – “Pobres Criaturas”

 

Sandra Hüller atua em “Anatomia de uma Queda”, drama instigante que trata de questões familiares e da Justiça

 

Melhor ator coadjuvante

Sterling K Brown – “American Fiction”

Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores”

Robert Downey Jr. – “Oppenheimer”

Ryan Gosling – “Barbie”

Mark Ruffalo – “Pobres Criaturas”

Melhor atriz coadjuvante

Emily Blunt – “Oppenheimer”

Danielle Brooks – “A Cor Púrpura”

America Ferrera – “Barbie”

Jodie Foster – “Nyad”

Da’Vine Joy Randolph – “Os Rejeitados”

Melhor roteiro original

“Anatomia de Uma Queda” –  Justin Triet, Arthur Harari

“Os Rejeitados” – David Hemingson

“Maestro” – Bradley Cooper, Josh Singer

“Segredos de um Escândalo” – Samy Burch, Alex Mechanik

“Vidas Passadas” – Celine Song

 

Lily Gladstone, que concorre a melhor atriz, com Leonardo DiCaprio em “Assassinos da Lua das Flores”

 

Melhor roteiro adaptado

“American Fiction” – Cord Jefferson

“Barbie” – Greta Gerwig, Noah Baumbach

“Oppenheimer” – Christopher Nolan

“Pobres Criaturas” – Tony McNamara

“Zona de Interesse” – Jonathan Glazer

Melhor canção original

“The Fire Inside – Flamin’ Hot”“O Sabor que Mudou a História”

“I’m Just Ken”“Barbie” 

“It Never Went Away”“American Symphony” 

“Wahzhazhe (A Song For My People)” – “Assassinos da Lua das Flores” 

“What Was I Made For?”“Barbie” 

Melhor trilha original

“American Fiction”

“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhor filme internacional

“Io Capitano”

“Perfect Days”

“A Sociedade da Neve”

“Das Lehrerzimmer”

“Zona de Interesse”

 

Ator Jeffrey Wright no filme “American Fiction”, que trata dos dilemas de escritor negro estadunidense

 

Melhor animação

“O Menino e a Garça”

“Elementos”

“Nimona”

“Meu Amigo Robô”

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

Melhor documentário

“Bobi Wine: The People’s President”

“A Memória Infinita”

“As 4 Filhas de Olfa”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

Melhor design de figurino

“Barbie”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhor maquiagem e penteados

“Golda – A Mulher de Uma Nação”

“Maestro”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

“A Sociedade da Neve”

Melhor design de produção

“Barbie”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

 

Ryan Gosling e Margot Robbie atuam em “Barbie”, que concorre a sete prêmios Oscar em 2024

 

Melhor som

“Resistência”

“Maestro”

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um”

“Oppenheimer”

“Zona de Interesse”

Melhor edição

“Anatomia de Uma Queda”

“Os Rejeitados”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

 

Diálogo, autoconhecimento e superação em “Os Rejeitados”, com Dominic Sessa, Da’Vine Joy Randolph e Paul Giamatti

 

Melhor fotografia

“O Conde”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Maestro”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhores efeitos visuais

“Resistência”

“Godzilla Minus One”

“Guardiões da Galáxia Vol. 3”

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um”

“Napoleão”

Melhor curta

“The After”

“Invincible”

“Knight of Fortune”

“Red, White and Blue”

“The Wonderful Story of Henry Sugar”

Melhor curta animado

“Letter to a Pig”

“Ninety-Five Senses”

“Our Uniform”

“Pachyderme”

“War Is Over!” Inspired by the Music of John & Yoko

Melhor documentário curta

“The ABCs of Book Banning”

“The Barber of Little Rock”

“Island In Between”

“The Last Repair Shop”

“Nǎi Nai and Wài Pó”

A maioria desses filmes está disponível em plataformas de streaming ou nos cinemas brasileiros — há alguns que não estão em exibição no país e não têm previsão para isso, ao menos até o momento.

Confira onde assistir os longas indicados a Melhor Filme:

“Anatomia de Uma Queda” – Estreia em 25 de janeiro nos cinemas brasileiros.

“Barbie” – Disponível na HBO MAX ou para aluguel na Microsoft Store.

“Os Rejeitados” – Em cartaz nos cinemas nacionais desde 11 de janeiro.

“Assassinos da Lua das Flores” – Desde dezembro no catálogo da AppleTV+ e para venda digital no Prime Video.

“Maestro” – Disponível na Netflix.

“Oppenheimer” – Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+ e YouTube Play.

“Vidas Passadas” – Estreia nos cinemas em 25 de janeiro.

“Pobres Criaturas” – Estreia nos cinemas em 1º de fevereiro.

“Zona de Interesse” – Estreia nos cinemas em 15 de fevereiro.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música inicia segunda em Pelotas  

Evento movimentará várias partes da cidade com a previsão de 63 apresentações musicais      

Por Letícia Vieira       

 

Cada realização anual do encontro mobiliza todo o município em torno da arte da música     Fotos: Divulgação/Arquivo

 

Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, a 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música ocorre em Pelotas a partir desta segunda-feira (dia 15 de janeiro). Com a participação de cerca de 400 alunos bolsistas, oriundos de 22 estados brasileiros e cinco países, conta com uma programação de 63 apresentações artísticas, todas gratuitas. Acontece em diferentes espaços culturais e públicos, dentre hospitais, igrejas, no Theatro Guarany e na Praia do Laranjal. As atividades seguem até o dia 26 de janeiro.

Antes da abertura oficial, um cortejo dará o tom do Festival  com um desfile pelas ruas de Pelotas segunda-feira com alunos e musicistas envolvidos no evento. A concentração será no Largo do Mercado Público às 18h. A cerimônia de início ocorrerá no Theatro Guarany, às 20h30, com o Concerto Bossa Nova no Rio Grande do Sul, da Orquestra  Sinfônica de Caxias do Sul. O espetáculo tem regência do maestro Manfredo Schmiedt e Pedrinho Figueiredo como solista e arranjador.

 

Orquestra da Universidade de Caxias do Sul fará a abertura oficial com espetáculo que homenageia Bossa Nova

 

Alguns dos destaques da agenda de apresentações são o Quarteto Ibirapitanga, com a interpretação de obras de Alberto Nepomuceno, Gabriel Faurè e Bedrich Smetana, a Ópera “I Pagliacci”, realizada em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Música pela Música de Pelotas. Já a apresentação de “Por amores, amigos e acordes” fará um mergulho na música de raiz do Sul da América com o Grupo Yangos, o violinista Rodrigo Maciel e o renomado violonista argentino Lúcio Yanel.

Para assistir os espetáculos que acontecerão exclusivamente no Theatro Guarany é necessário realizar a reserva prévia de ingressos pelo site do evento, ou, presencialmente, na bilheteria do Theatro (Rua Lôbo da Costa, 849, bairro Centro). Para quem não conseguir antecipar a retirada, haverá um número limitado de ingressos à disposição no local, a partir das 18h, nos dias das apresentações.

Em sua décima segunda edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, além de fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. É promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté.

Confira a programação completa do evento:

15/01 (Segunda-feira)

18h – Cortejo Musical (Largo do Mercado Público)

20h30 – Abertura do 12º Festival Internacional Sesc de Música – Concerto Bossa Nova no RS | Orquestra UCS (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

16/01 (Terça-feira)

09h30 – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Santa Casa de Misericórdia)*

15h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Beneficência Portuguesa)*

19h – Recital Voz, Harpa e Violoncelo – Grupo Tricordi 24 (Clube Caixeiral)

19h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Largo de Portugal)

20h – Sexteto Orquestra Jovem Sesc Mato Grosso do Sul (Paróquia Santa Terezinha) 

20h30 – Quarteto Ibirapitanga (Theatro Guarany)

17/01 (Quarta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel) 

13h – Grupo de Cordas do Festival (Campus da Saúde UCPel)*

18h – Sexteto de Cordas Sesc Roraima (Catedral do Redentor)

19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Cristian Budu (BRA) (Clube Caixeiral)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Colônia Z3) 

19h – Grupo de Choro do Festival (Associação Otroporto)

20h30 – Por Amores, Amigos e Acordes | Grupo Yangos, Lúcio Yanel e Rodrigo Maciel (Theatro Guarany)

18/01 (Quinta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital São Francisco de Paula)*

19h – Autocine Brazilian Blend (Shopping Pelotas)

19h – Recital de Metais, Piano, Madeiras | José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Sarah Hornsby (EUA), Carlos Gontijo (BRA), Fernando Deddos (BRA), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA) (Clube Caixeiral)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (B. Navegantes)

20h30 – Ópera I Pagliacci | CORS (Theatro Guarany)

19/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Escola UFPel)*

19h – Recital de Cordas, Piano e Canto Lírico | Stanimir Todorov (BUL), André Carrara (BRA), Flavio Leite (BRA), Cristian Budu (BRA), Pablo de León (BRA), Davide Alogna (ITA), Gabriel Marin (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Orquestra de Câmara Sesc Minas Gerais (Catedral Metropolitana São Francisco de Paula)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Balneário dos Prazeres)

20h – Orquestra Municipal e do Areal – Paróquia São José (B. Fragata)

20h – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) – Praia do Laranjal (Palco do Festival)

20/01 (Sábado)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

17h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

19h – Recital de Metais, Percussão e Piano | Flavio Gabriel (BRA), Eric Aubier (FRA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), José Milton Vieira (BRA) Rodrigo da Rocha (BRA), Luiz Ricardo Serralheiro (BRA), Fernando Deddos (BRA), Douglas Gutjahr (BRA), Rubén Zúñiga (CHI), Paulo Bergmann (BRA), André Carrara (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Gafieira do Festival – Festival na Comunidade (Nave)

20h – Especial Queen | Orquestra da Ulbra e Vocal Takt – Praia do Laranjal (Palco do Festival)

21/01 (Domingo)

17h – Autocine Brazilian Blend – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

18h – Recital Classe de Piano (Conservatório de Música da UFPel)

18h – Grupo de Metais do Festival (Casa da Praia Sesc Laranjal)

19h30 – Big Band Democrata (Nave)

20h30 – Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Tadeusz Wojciechowski (POL) (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

21h – Sexteto Gaúcho (Food Hall Quartier)

22/01 (Segunda-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

19h – Recital de Cordas, Piano, Harpa, Madeiras | Pablo de León (BRA), Stanimir Todorov (BUL), Paulo Bergmann (BRA), Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Gabriel Marin (BRA), Clemens Weigl (ALE) (Clube Caixeiral)

19h – Sexteto de Cordas Sesc Pará (Igreja Sagrado Coração de Jesus – Porto)

20h30 – Orquestra de Choro do Festival | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

23/01 (Terça-feira)

10h30 – Sinfonia Magis | Palestra Gestão e Liderança Através da Música (Hotel Jacques Tower)**

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Choro do Festival (Rodoviária de Pelotas)

19h – Recital de Madeiras, Metais e Cordas | Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Viktoria Tatour (BIE), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), Pedro Gadelha (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

20h30 – Gala Lírico | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany)

24/01 (Quarta-feira)

10h – Octeto de Sopros do Maranhão (Unidade Cuidativa de Pelotas)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Saxofone do Festival (Asilo de Mendigos de Pelotas)*

19h – Recital de Cordas, Madeiras e Piano | Sarah Hornsby (EUA), Pedro Gadelha (BRA), Gabriel Marin (BRA), Davide Alogna (ITA), Max Uriarte (BRA) (Clube Caixeiral)

20h – Grupo de Canto do Festival – Comunidade Católica Jesus Operário (Monte Bonito)

20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

25/01 (Quinta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

16h – Grupo de Choro do Festival (Hospital Espírita)*

19h – Recital de Canto lírico, Piano e Cordas | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Alberto Dourthé (CHI), Anna Serova (RUS), Clemens Weigel (ALE) (Clube Caixeiral)

20h – Camerata Orquestra Jovem Sesc – Paróquia Amor Divino (Colônia Sto. Antônio)

20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

26/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Canto do Festival (Conservatório de Música da UFPel)

17h – Classe de Choro do Festival (Conservatório de Música da UFPel)

20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) (Largo Mercado Público) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Pelotas promete grandes atrações na praia do Laranjal já no Réveillon 2024

Apresentações de grupos locais e show do grupo Revelação são uma parceria com o Sesc Pelotas e terão como palco a concha acústica próxima à avenida Rio Grande do Sul    

Por Carolina Pereira Soares     

 

 

Grupo carioca que surgiu nos anos 1990 vem trilhando uma carreira de sucessos      Foto: Divulgação

Depois de três anos sem apresentações musicais na orla da Praia do Laranjal, a iniciativa busca incrementar com a volta dos shows o turismo, gastronomia local e o comércio. A expectativa de público está entre 20 e 30 mil pessoas que deverão prestigiar os artistas no palco da concha acústica da avenida Rio Grande do Sul. Um marco será a festa de comemoração da chegada do Ano Novo, que terá como atração principal o grupo de samba e pagode Revelação.

O anúncio do evento, feito no mês passado, contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz, que assegurou o respaldo integral da administração municipal. Múltiplas secretarias participarão ativamente no desenvolvimento e implementação dos preparativos para a celebração de Réveillon no Laranjal. Um planejamento abrangente abordará questões como tráfego, transporte coletivo, segurança, e outras iniciativas públicas, visando garantir uma celebração tranquila e bem-sucedida.

Atração principal

O Grupo Revelação surgiu nos anos 1990 no bairro Engenho Novo do Rio de Janeiro e, em 1997, com ajuda do produtor musical Bira Haway lançou álbuns de sucesso em todo Brasil, como “Revelação” e “Virou Religião”. Já “Ao Vivo No Olimpo” está chegando à marca de mais de 800 mil cópias de CDs vendidos. Em 2002, foi o segundo CD mais vendido do ano e o primeiro na categoria pagode, colocando o grupo entre os grandes artistas nacionais. Outros lançamentos com êxito foram “Novos Tempos”; “Ao Vivo – Na Palma da Mão”; “Velocidade da Luz”; “Aventureiro” e o DVD “Ao Vivo No Morro”, gravado no Morro da Urca, em 2009.

O grupo tem inúmeros sucessos como as músicas: “Deixa acontecer”; “Tá escrito”; “Coração Radiante”; “Grades do Coração”; “Deixa Alagar”; “O Show tem que Continuar”; “Reciprocidade”; “Só Depois”; “Clube do Samba” e “Velocidade da Luz”. Além disso, já soma mais de 4,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Filme “Passaporte Memória” tem cenas gravadas em Pelotas

Longa-metragem conta com apoio do programa Pelotas Film Commission, criado neste ano, e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do prêmio FAC Filma RS         

Por Carolina Pereira Soares       

 

              Cineastas estão fazendo locações em vários pontos da cidade que remetem ao passado do personagem principal     Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

 

A produção do filme longa-metragem “Passaporte Memória”, desenvolvido pelas produtoras Cena das Artes e Atama Filmes, recebeu o apoio da Prefeitura de Pelotas, que tornará a cidade o principal cenário das filmagens. Já em processo de filmagem e sob a direção e roteiro de Décio Antunes, a obra narra a jornada de um brasileiro criado na França que retorna à sua cidade natal, revivendo memórias da sua juventude.

A escolha de Pelotas como locação deve-se às suas características atemporais e à sua arquitetura eclética, elementos que, segundo os produtores, contribuem significativamente para o cenário e atmosfera do filme, centrado na temática da memória. O longa conta com cenas gravadas em locais emblemáticos, como o Centro Histórico, o Colégio Pelotense e a Praia do Laranjal. Também ocorrem filmagens na capital do Estado, Porto Alegre.

Bruno Viana, diretor-executivo da Pelotas Film Commission, deu uma entrevista para o site da Prefeitura e destaca a importância do projeto não apenas como uma produção cinematográfica de grande porte, mas também como um impulsionador da economia local, movimentando setores como comércio e serviços. Ele ressalta que esta produção cinematográfica reforça a identidade de Pelotas como um polo cultural, destacando seus aspectos artísticos, históricos, humanos e sociais, além de proporcionar oportunidades para profissionais do audiovisual, elevando a qualidade do setor.

Além de ressaltar a história e arquitetura de Pelotas, a obra tem um grande potencial de valorização e reconhecimento, fomentando a criação de outras obras culturais na cidade.

 

Trabalho dos cineastas contribui para  reforçar a identidade do município como um polo cultural

Conheça a iniciativa municipal “Pelotas Film Commission”

O financiamento do projeto é assegurado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do prêmio FAC Filma RS, um edital destinado a fomentar projetos audiovisuais gaúchos e obras da região Sul.

O “Pelotas Film Commission”, também conhecido como Comitê Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, é um órgão vinculado à Secretaria Municipal e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e tem como objetivo impulsionar a produção audiovisual, atuando como facilitador.

De acordo com o Decreto 6.788/2023, o Comitê tem a responsabilidade de estabelecer parcerias, convênios e acordos operacionais com entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, suas funções incluem promover a formação e capacitação dos profissionais do setor audiovisual de Pelotas e incentivar a realização de festivais, mostras, encontros e seminários.

A cidade de Pelotas tem um grande potencial para o cinema e para as produções audiovisuais, e isso está diretamente ligado à inovação e à tecnologia exaltados pelas iniciativas da Prefeitura e dos cursos universitários relacionados ao cinema e às artes presentes na cidade.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS