Jornalista e professor da UFPel lança livro reportagem sobre Caminho do Peabiru

Obra será lançada na próxima quarta-feira no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas

Por Stéfane Costa

“Há milhares de anos um sistema de estradas ligou as civilizações do litoral Norte do Peru até o berço da cultura Inca, no Lago Titicaca, através da Cordilheira dos Andes”. Assim começa a descrição oficial de uma jornada que o jornalista e professor Carlos Dominguez iniciou há cerca de cinco anos. Na obra “Peabiru – Do Atlântico ao Pacifico, pelo mítico caminho sagrado”, o autor se vê de frente com um dos maiores registros históricos da atualidade.

O Caminho do Peabiru coleciona uma série de sinalizações e gravuras que serviam de orientação para os viajantes que por ali passavam. Foi próximo a um desses caminhos que Dominguez tomou conhecimento sobre a rota. “A ideia dessa reportagem surgiu mais ou menos cinco anos atrás quando eu estava concluindo uma outra reportagem lá por Santa Catarina, na Ilha do Campeche, onde havia diversas gravuras rupestres e um dos guias que estava lá comigo disse que aquelas imagens faziam parte, segundo relatos de chefes guaranis que tinham estado lá, que aquelas imagens demarcavam um caminho que ia daquele litoral catarinense até o Peru e isso já era uma tradição na cultura Guarani, eles chamavam de Caminho do Peabiru”, conta o autor.

Curioso pelo potencial histórico e social carregado pelo trajeto, ele logo se pôs a pesquisar e mergulhar a fundo em cada detalhe da rota. “Era um tema que eu nunca tinha escutado, nunca tinha ouvido falar e achei muito interessante. Comecei a buscar bibliografias, depois pessoas que pudessem falar sobre o assunto e aí eu fui estruturando com uma investigação ainda sem saber que tipo de conteúdo resultaria disso”, detalha.

Livro foi lançado pela editora portuguesa In-Finita      Foto: Fábio Pelinson

Foi após mais de um ano de pesquisa que a ideia de documentar tudo em um livro surgiu. Ao tomar conhecimento sobre os fatos que marcam o caminho, o autor sentiu a necessidade de contar suas descobertas. “É uma história fantástica, uma história sobre a nossa história, sobre a nossa história que não é contada, sobre a que ainda não está nos livros didáticos do Brasil”, ressalta. Dominguez conta que o processo de pesquisa seguiu até seu pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Quando eu percebi eu já tinha muito conteúdo e comecei a escrever em formato de grande reportagem”, fala.

Ele relata que pensou em divulgar a história no seu site PONGA Reportagens de Profundidade, no qual compartilha reportagens sobre temas atuais e relevantes. No entanto, a história de Peabiru ultrapassava até mesmo o digital. “Eu vi que aquela reportagem não ia caber em um site e aquela história estava pedindo para ser contada em um livro”, diz. E assim foi feito.

A obra foi publicada pela editora portuguesa In-Finita e ganhou um lançamento de peso em Portugal, na Feira do Livro de Lisboa. Na próxima quarta-feira (dia 2 de agosto) será a vez da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição na qual o jornalista leciona, receber o evento de lançamento. Com direito a sessão de autógrafos e apresentação musical, o auditório da reitoria do Campus Anglo sediará a programação especial para divulgação da obra.

É possível adquirir o livro entrando em contato diretamente com o autor através do email cadredominguez@gmail.com.

Carlos Dominguez em evento na Feira do Livro de Lisboa        Foto: Fábio Pelinson

Sobre o livro:

Há milhares de anos um sistema de estradas ligou as civilizações do litoral Norte do Peru até o berço da cultura Inca, o Lago Titicaca, através da cordilheira dos Andes.

A expansão de seu território foi erguendo vias de pedra em quatro direções até às terras baixas, na Bolívia, Norte da Argentina e do Chile, Paraguai, e o litoral do Brasil. O centro do continente era dominado pelos guaranis. Hoje, o legado milenar de interações, trocas, festas sagradas e migrações, sintetizado pelas vias do antigo caminho, permanece vivo nas culturas dos povos originários que ainda vivem na rota sagrada do sol e das estrelas.

Foram cinco anos de pesquisas, entrevistas, viagens, investigações, inspirações, imersões, além do contato em um mergulho jornalístico nas entranhas do continente, no ambiente, na natureza, nos povos, nos costumes, nas tradições dos verdadeiros donos da terra confrontados com a barbárie de 500 anos de colonização, genocídios, roubos e domínio estrangeiro.

Esta é a história das pessoas que vivem e estudam o caminho. Em muitos tempos.

Conheça as mais variadas expressões do imaginário ameríndio nas paisagens do Caminho do Peabiru. Por meio desta reportagem em profundidade, que mescla a investigação científica com a narrativa de uma epopeia secular, desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil.

PRIMEIRA PÁGINA