Casqueamento e ferrageamento mirim/juvenil

ceval
Marcando o recomeço das ações do ClinEq no projeto de extensão vinculado ao ProExt 2009, “Ação interdisciplinar a carroceiros e charreteiros na periferia de Pelotas-RS”, ocorreu neste sábado, dia 27 de março de 2010, no Ambulatório Veterinária próximo a comunidade Ceval (antigo prédio do inservíveis da UFPel), um curso teórico prático de casqueamento e ferrageamento de equinos para iniciantes. Para este curso foram selecionadas dez crianças entre 8 a 14 anos. O curso tem como objetivo mostrar a importância do casqueamento e ferrageamento dos cavalos, informar sobre a importância do bem estar e sanidade animal, motivar as crianças a conhecer a “arte” de casquear e ferrar cavalos, que pode ser para eles uma profissão e garantir um futuro melhor, principalmente para estas famílias, que mantêm seu sustento utilizando o trabalho do cavalo de tração, como carroceiros e catadores de lixo.
A equipe do ClinEq, que participou da atividade foram o Prof Carlos Eduardo Wayne Nogueira (coordenador), Lenara Stelmach (Assistente Social), Rafael lara ( Ferreiro Profissional – voluntário), Cahuê Paz, Lorena Feijó e Douglas Oliveira (acadêmicos de medicina veterinária – instrutores).
Este encontro demonstrou o fortalecimento e aceitação da comunidade para com os projetos extensionistas do ClinEq. As atividades exercidas pelo grupo, como o atendimento ambulatorial gratuito oferecido duas vezes por semana, é evidenciado pela sua inserção na comunidade há mais de dez anos, promovendo a interação entre Comunidade/Universidade com o intuito de orientar e treinar alunos extensionistas, oferecer uma oportunidade de educação e inserção para minimizar a exclusão social desta parcela da população.

Publicado em 04/04/2010, na categoria Notícias.