Início do conteúdo
Parcerias

LABORATÓRIO REGIONAL DE DIAGNÓSTICO
 
O Laboratório Regional de Diagnóstico (LRD), criado no ano de 1978 por portaria do Reitor Ibsen Stephen, é um órgão da Faculdade de Veterinária que desenvolve atividades de diagnóstico e determinação da epidemiologia e formas de controle das enfermidades das diversas espécies animais na área de influência da UFPel. Neste contexto trabalha em parceria com o Hospital de Clínicas Veterinária (HCV) no diagnóstico dos casos que chegam a este hospital e que são encaminhados ao LRD para estudo macroscópico e histológico de lesões tanto em biópsias como em cadáveres, incluindo animais de produção e animais de companhia. Essa parceria se estende a exames bacteriológicos, micológicos e parasitológicos. Desenvolvem atividades na área de Patologia os Médicos Veterinários Drª Ana Lucia Schild, Dr. João Luiz Montiel Ferreira e Dr. Mauro Pereira Soares; na área de Bacteriologia Drª Silvia R. L. Ladeira, e, na área de Parasitologia, Dr. Jerônimo Lopes Ruas.  O Laboratório conta ainda com os professores dos Departamentos Patologia Animal e Veterinária Preventiva da Faculdade de Veterinária da UFPel, no auxilio ao diagnóstico das diversas entidades nosológicas. O endereço do LRD é Universidade Federal de Pelotas – Laboratório Regional de Diagnóstico, Faculdade de Veterinária, Caixa Postal 354 – CEP 96010-900 – Pelotas – RS. Telefone/Fax (53) 3275.7310.

NÚCLEO DE REABILITAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE (NURFS)  e CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES

O NURFS-CETAS/UFPel, órgão criado por iniciativa do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas em associação com a Faculdade de Veterinária objetivando atender a demanda regional de atenção a Fauna Silvestre Brasileira, está entre os principais parceiros do Hospital Universitário de Clínicas Veterinária, uma vez que, coloca sua estrutura técnica-científica para auxiliar no diagnóstico, tratamento e recuperação de animais que chegam ao NURFS oriundos de apreensões, do tráfico ilegal, vítimas de acidentes e órfãos.

O NURFS-CETAS/UFPel atualmente é uma das principais referências de apoio ao trabalho de fiscalização e apreensão de animais silvestres pertencentes à fauna silvestre brasileira capturados ilegalmente na zona sul do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo sua atividades em parceria com as Polícias Civil, Militar (BABM) e Federal, IBAMA e Ministérios Públicos Estadual e Federal e CRAM.
 
São responsáveis pelas atividades do NURFS-CETAS/UFPEL os professores. Dr. Luiz Fernando Minello e Drª Ana Luisa Schifino Valente, a Médica Veterinária Ana Paula Neuschrank Albano e os Biólogos MSc. Marco Antonio Afonso Coimbra, MSc.Greici Maia Behling e Rocelle Vtória D’Avila.
 
O NURFS-CETAS/UFPel está localizado no Campus Universitário UFPEL no Capão do Leão, Prédio 40. Caixa Postal 354 – CEP 96010.900  –  Pelotas RS. Fones 3275.7227 / 3275.7159 (FAX).
  
E-mail: nurfs@ufpel.edu.br
Site: http://www.ufpel.edu.br/ib/nurfs, http://ib.ufpel.edu.br/nurfs/

PROMOTORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

A Promotoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, através do Promotor  Público Dr. Jaime Chatkin, desenvolve na cidade de Pelotas importante  trabalho em defesa do bem estar animal abrangendo os animais de pequenos  porte (cães e gatos) e animais de grande porte (eqüinos, principalmente), que são vítimas de maus tratos ou que se encontram errantes pelas ruas de  Pelotas.
O Hospital Universitário Veterinário da UFPel firmou  acordo com a Promotoria Pública para dar atenção profissional a esses animais desde que  os mesmos sejam encaminhados pela própria Promotoria ou pela Prefeitura de  Pelotas.
Informações sobre animais errantes que apresentam sinais de lesões ou de  maus tratos podem ser comunicadas à Promotoria Pública pelo telefone (53) 3279.3555.
O Hospital Veterinário não tem a responsabilidade de atendimento clínico  para animais sem proprietários que não sejam encaminhados pela Promotoria ou  pela Prefeitura de Pelotas.

CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS – CRAM
 
O Centro de Recuperação de Animais Marinhos – CRAM, da Fundação Universidade do Rio Grande é outro outro importante PARCEIRO nas atividades do Hospital Universitário de Clínicas Veterinária da Faculdade de Veterinária da UFPel.
Para desenvolver seu incomparável trabaho de recuperação de animais enfermos e debilitados encontrados na costa atlântica do extremo sul do país o CRAM tem encontrado no Hospital Veterinário todo o apoio técnico para auxiliar a formulação do diagnóstico e a instituição da terapia.
Frequentemente são trazidos ao Hospital Veterinário  focas, pingüins, albatrozes, petréis e gaivotas, tartarugas, alguns animais de animais de banhado tais como  flamingos, lontras, capivaras, ratões e várias espécies de aves continentais que são encontradas pela Equipe de Profissionais do CRAM, enfermos ou debilitados, necessitando de ajuda para sobreviverem.
O CRAM se encontra sob a coordenação do oceonólogo Dr. Lauro Barcellos, do Médico Veterinário Dr Rodolfo Pinho da Silva e da oceanógrafa DrªAndréa Adornes, e oferece inúmeras oportunidades de aprendizado aos discentes da UFPel que se interessam pela área.
O CRAM está localizado na cidade de Rio Grande – RS, e para comunicar-se com ele, pode ser  através do seguinte endereço: Caixa postal 379 – CEP 96200-970 Rio Grande – RS.
Endereço eletrônico: museus@furg.br
Fones: (53) 3232.9633  –  3231.9107
Fax: (53) 3232.9633