Início do conteúdo
Estágios

 

ESTÁGIO CURRICULAR E TREINAMENTO EXTRACURRICULAR NO HCV

 

 O Hospital de Clínicas Veterinárias oferece oportunidade de estágio curricular para alunos da UFPel e de outras instituições de ensino, mas NÃO oferece ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES em virtude da lei governamental LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Oferece também o treinamento extracurricular– EXCLUSIVO PARA ALUNOS DA UFPEL – que consiste no acompanhamento das atividades práticas do hospital. Para tanto, o HCV lança editais de treinamento extracurricular nas semanas que antecedem o início dos semestres letivos e também no período de férias. Os alunos da UFPel podem inscrever-se, conforme orientação do edital.

Aos alunos de instituições externas que desejam acompanhar atividades extracurriculares a recomendação é de buscar grupos de ensino, pesquisa e extensão para inserção em períodos de férias.

Já para as situações de vivência, os estudantes de residência devem seguir as orientações do estágio curricular (formulário de solicitação e histórico escolar).

O HCV possui as seguintes áreas de atuação para estágio curricular:

  • Anestesiologia Animal
  • Clínica Médica de Pequenos Animais
  • Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais
  • Clínica Médica e Cirúrgica de equinos
  • Diagnóstico por imagem
  • Patologia Clínica veterinária
  • Clínica de Ruminantes

 

COMO SOLICITAR ESTÁGIO CURRICULAR

O aluno – da UFPel ou EXTERNO – deve enviar o formulário de solicitação de estágio curricular (FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR) devidamente preenchido e assinado (escaneado ou formato digital) juntamente com o histórico escolar para o e-mail correspondente à área solicitada.

Anestesiologia Animal, Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais, diagnóstico por Imagem e Patologia Clínica Veterinária: estagiohcvufpel@gmail.com .

Área de Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos: estagioequinosufpel@gmail.com .

Clínica de Ruminantes: nupeec@gmail.com .

Só serão aceitos pedidos de no mínimo 30 dias de estágio. O período máximo de solicitação pode variar conforme a demanda.

SELEÇÃO E VAGAS

A seleção se dará por ordem de chegada das solicitações e conforme disponibilidade nas datas solicitadas.

O número de vagas a serem preenchidas varia, conforme normas sanitárias e rotina da área.

A resposta de aceite ou recusa do estágio se dará pelo e-mail da área solicitada.

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

Os pedidos podem ser realizados em qualquer tempo, porém com no mínimo 60 dias antes do início do estágio curricular. Contudo, como a seleção será em ordem de chegada sugere-se maior antecedência para garantia das vagas.

 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Os estagiários curriculares deverão apresentar, até a data de início do período de estágio (ou no primeiro dia de estágio), o termo de compromisso (TCE) sob pena de não poderem realizar o mesmo.

As informações referentes a cobertura de seguro de acidentes pessoais durante a vigência do estágio obrigatório (responsabilidade da instituição de origem) e o plano de atividades devem estar especificados no TCE.

Apresentar a documentação na secretaria do HCV e assinar o termo de ciência e consentimento.

Todos alunos de estágio curricular deverão fazer a leitura prévia do Manual Básico HCV e do termo de ciência e consentimento.

Manual básico HCV

Termo ciência e Consentimento HCV