Início do conteúdo
    Notícias
  • II Encontro Biograph Sul – Narrativas e modos outros de (re)existir

    Nos dias 05, 06 e 07 de outubro acontecerá o II ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL, com o tema NARRATIVAS E MODOS OUTROS DE (RE)EXISTIR. O evento tem o intuito de preparar o encontro internacional do CIPA – X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (X CIPA) – “Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida” – a se realizar, na UNEB, em Salvador/BA, de 20 a 23 de maio de 2024. Especialmente, fortalecer os laços de pesquisa da região Sul, trazendo pontos de vista e modos outros de trabalhar e pesquisar as histórias de vida na perspectiva (auto)biográfica.

    Maiores informações: https://instagram.com/biographsul2023?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

  • Dr. Luis Garagalza: novo colaborador estrangeiro do GEPIEM

    Agora, além de contar com o professor português Dr. Alberto Filipe Araújo de Portugal, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) tem agora um novo colaborador estrangeiro: trata-se do professor espanhol Dr. Luis Garagalza que leciona na Universidade do País Basco (UPV/EHU). Garagalza esteve em Pelotas/RS durante o I Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e Memória realizado em 2012 e foi orientador do pesquisador Dr. Bruno Blois Nunes ao longo de seu doutorado-sanduíche realizado em Vitória/Gasteiz, na Espanha, cuja tese foi fomentada no grupo GEPIEM.

    Figura 1 – Bruno Blois Nunes e Luis Garagalza na entrada da Universidade do País Basco.

  • Boletim do CRI2i

    Está disponível Le Bulletin de liaison du CRI2i, no. 22, 2023. Nele consta as ações dos Grupos e Centros de Pesquisa que desenvolvem estudos sobre o Imaginário, entre eles o GEPIEM, associado ao CRI2I (Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire).

    .

    Clique e confira! Bulletin CRI2i no 22, 2023 FIN2

     

  • Parceria com o IANDÉ – Brazilian Languages and Cultures Research Group (University of Warsaw – Poland)

    O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) anuncia sua parceria com o IANDÉ – Brazilian Languages and Cultures Research Group (University of Warsaw – Poland).  A partir de longa interação entre o Prof. Dr. Alexandre da Silva Borges (UFT) e o Prof. Me. Samuel Figueira-Cardoso (UW), buscou-se a criação de um grupo que se debruça nos estudos referente às línguas e às culturas brasileiras, formando assim o IANDÉ (palavra de origem indígena, que significa nós/inclusivo), o qual reúne pesquisadores de diferentes países, com olhares interdisciplinares, que tem como temas de interesse o Imaginário e as Narrativas. Como resultados práticos dessa parceria, mencionamos: a organização de eventos científicos, publicações e atividades didáticas para a licenciatura e mestrado. Dentre os recentes estudos publicados, citamos o último artigo publicado, intitulado A Common Archetype: Imaginary and Linguistic-Discursive Analysis of the Heroic Feminine in Brazilian and Polish Folk Narratives, publicado no periódico Ameryka Łacińska.

    Link de acesso: https://amerykalacinska.com/resources/html/article/details?id=233381&language=en

    +

     

     

  • Novos ciclos sob a influência dos astros e frequências do Sol Elétrico Amarelo

    A vida tem me ensinado a deixar fluir, na renovação dos ciclos, como escreveu Cecília Meireles, quando nos deixou este legado: “Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira”. Hoje, fecho mais um ciclo a frente deste grupo de pesquisa tão amado e criado por mim em parceria com alguns colegas e meus primeiros orientandos, que aqui cabe uma referência: Alexandre Vergínio Assunção e Irapuã Pacheco Martins. Ambos, foram fundantes/fundadores para dar “a cara” do grupo que nascia como GEPIEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Imaginário e Comunicação), que mais tarde se transformou em GEPIEM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória). Esta troca de nomenclatura, teve influência pelo meu adentramento nos estudos da pesquisadora suíça Marie-Christine Josso e a seguir pela participação ativa (minha e de meus orientandos) na BIOgraph (Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica), somada a imersão nos CIPAs (Congressos Internacionais de Pesquisa (Auto)biográfica). O dia de hoje, 2 de junho de 2023, sob a influência dos astros e frequências do Sol Elétrico Amarelo, que preconiza a alegria e o entusiasmo pela vida, deixando fluir e liberar o servir, passo definitivamente o bastão da vice-liderança para meu ex orientando e colega José Aparecido Celório, grande conhecedor da Astrologia e dos estudos almados do Imaginário. Antes disso, foi a troca de posto de líder para vice-líder com a também ex orientanda e agora colega de UFPEL, amada e querida Andrisa Kemel Zanella. O que mais dizer se não agradecer do fundo da alma? Hoje fecho o ciclo, deixo-me cortar, desapego e entrego meu filho criado e com 21 anos para seus “irmãos” … Andrisa e Zé, dois seres lindos que a partir de agora seguirão o trabalho do jeito e estilo que por bem construírem com seus pares.

    Como registro fica a foto desta renovação de ciclos.
    VIDA LONGA AO GEPIEM!

    Lúcia Maria Vaz Peres

  • RETOMADA DAS ATIVIDADES DO GEPIEM

    Após um período de recesso, tendo em vista a licença maternidade da professora Andrisa Kemel Zanella, líder do GEPIEM, as atividades foram retomadas com muito entusiasmo. Em breve, novidades!

     

    E-mail para contato: gepiemufpel@gmail.com

  • (Auto) Formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade

    Nos meses de agosto e setembro foi realizada a ação de extensão “(Auto)Formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade”, coordenado pelas professoras Andrisa Kemel Zanella e Lúcia Maria Vaz Peres, de maneira presencial e online com acadêmicos e acadêmicas de Cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Educação da UFPel, a partir da criação de um espaço vivencial ancorado nos estudos do Imaginário e da (auto)formação, com o intuito de proporcionar um retorno afetivo e simbólico ao espaço da universidade após o período de distanciamento gerado pelo vírus da COVID 19. Os encontros presenciais tiveram como ministrante os professores Doutores Andrisa Kemel Zanella, Bruno Blois Nunes, Lúcia Maria Vaz Peres e os encontros online Alexandre da Silva Borges, Cândice Moura Lorenzoni, José Aparecido Celório, Luciana Martins Teixeira Lindner.  Os encontros online englobaram discentes da Universidade Estadual de Maringá, por meio da parceria com o professor Dr. José Aparecido Celório. Foram momentos de partilha, aprendizagem e afetividade no espaço universitário.

  • GEPIEM e Faculdades de Tecnologia Senac RS (Unidades de Pelotas/FATEC SENAC e de Porto Alegre / FSPOA): Uma parceria sendo efetivada

    No dia 25 de agosto as professoras Lúcia Maria Vaz Peres e Andrisa Kemel Zanella, líderes do GEPIEM, e, Maria da Graça Monteiro Sanches – Coordenadora das Faculdades Senac RS, Glauciene Pedroso Trapp – Coordenadora pedagógica FSPOA, Lidiane da Silva Hirdes – Coordenadora pedagógica FATEC SENAC e Irapuã Pacheco Martins – Professor FATEC SENAC Pelotas, reuniram-se para conversar sobre pesquisa e futuras ações conjuntas. Na ocasião, muitas ideias foram partilhadas e uma parceria efetivada. Nos próximos meses, novos projetos e possibilidades.

  • Notícia:

    (Auto)formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade 

    Ação de ensino

    Público-alvo: acadêmicos(as) da UFPel

    Venha participar conosco!

    Inscrições até o dia 15 de agosto pelo e-mail:

    gepiemufpel@gmail.com.

  • Marie-Christine Josso

    Minha mestra, minha amiga… Mesmo de longe e sempre perto… Sou grata pelo privilégio de ter estado ao teu lado e contigo aprender as sensibilidades da tua teoria, na vida e nos estudos acadêmicos.  Sou grata pelo acolhimento dos estudos desenvolvidos no GEPIEM, quando  em 2008 estivesses em Pelotas e disseste: “este é um caminho importante que abrirá outros olhares nos estudos autobiográficos”. Fostes uma espécie de Xamã que abençoou o que fazíamos aqui na FAE/UFPEL. O que mais dizer? Vá em paz com a certeza de que muito fizestes na vida de muitas pessoas, através do teu legado e das tuas ações implicadas. Nosso grupo e eu, em especial, te guardaremos no cantinho das memórias  felizes e inspiradoras.