Está disponível Le Bulletin de liaison du CRI2i, no. 23, 2024. Nele consta as ações dos Grupos e Centros de Pesquisa que desenvolvem estudos sobre o Imaginário, entre eles o GEPIEM, associado ao CRI2I (Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire). . Clique e confira! Bulletin CRI2i no 23, 2024 FIN
É com imenso prazer que convidamos os pesquisadores e as pesquisadoras de grupos e centros de pesquisas para o envio de artigos com a temática “O Imaginário em perspectiva latino-americana: abordagens teórico-metodológicas e novos usos.”. O dossiê é organizado pelos docentes Prof. Dr. Alexandre da Silva Borges (UFT), Prof.ª Drª. Andrisa Kemel Zanella (UFPel) e Prof. Dr. José Aparecido Celorio (UEM), a partir da Revista del Cesla – International Latin American Studies Review (Qualis A2), da Universidade de Varsóvia (UW).
Prazo para recebimento de artigos: 30 de outubro de 2024.
Prazo de publicação: 31 de dezembro de 2024.
Por favor, acesse o link e veja nossa proposta: https://www.revistadelcesla.com/index.php/revistadelcesla/callforpapers/callforpapers-issue-no-34
Nos dias 05, 06 e 07 de outubro acontecerá o II ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL, com o tema NARRATIVAS E MODOS OUTROS DE (RE)EXISTIR. O evento tem o intuito de preparar o encontro internacional do CIPA – X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (X CIPA) – “Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida” – a se realizar, na UNEB, em Salvador/BA, de 20 a 23 de maio de 2024. Especialmente, fortalecer os laços de pesquisa da região Sul, trazendo pontos de vista e modos outros de trabalhar e pesquisar as histórias de vida na perspectiva (auto)biográfica.
Agora, além de contar com o professor português Dr. Alberto Filipe Araújo de Portugal, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) tem agora um novo colaborador estrangeiro: trata-se do professor espanhol Dr. Luis Garagalza que leciona na Universidade do País Basco (UPV/EHU). Garagalza esteve em Pelotas/RS durante o I Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e Memória realizado em 2012 e foi orientador do pesquisador Dr. Bruno Blois Nunes ao longo de seu doutorado-sanduíche realizado em Vitória/Gasteiz, na Espanha, cuja tese foi fomentada no grupo GEPIEM.
Figura 1 – Bruno Blois Nunes e Luis Garagalza na entrada da Universidade do País Basco.
Está disponível Le Bulletin de liaison du CRI2i, no. 22, 2023. Nele consta as ações dos Grupos e Centros de Pesquisa que desenvolvem estudos sobre o Imaginário, entre eles o GEPIEM, associado ao CRI2I (Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire).
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) anuncia sua parceria com o IANDÉ – Brazilian Languages and Cultures Research Group (University of Warsaw – Poland). A partir de longa interação entre o Prof. Dr. Alexandre da Silva Borges (UFT) e o Prof. Me. Samuel Figueira-Cardoso (UW), buscou-se a criação de um grupo que se debruça nos estudos referente às línguas e às culturas brasileiras, formando assim o IANDÉ (palavra de origem indígena, que significa nós/inclusivo), o qual reúne pesquisadores de diferentes países, com olhares interdisciplinares, que tem como temas de interesse o Imaginário e as Narrativas. Como resultados práticos dessa parceria, mencionamos: a organização de eventos científicos, publicações e atividades didáticas para a licenciatura e mestrado. Dentre os recentes estudos publicados, citamos o último artigo publicado, intitulado A Common Archetype: Imaginary and Linguistic-Discursive Analysis of the Heroic Feminine in Brazilian and Polish Folk Narratives, publicado no periódico Ameryka Łacińska.
A vida tem me ensinado a deixar fluir, na renovação dos ciclos, como escreveu Cecília Meireles, quando nos deixou este legado: “Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira”. Hoje, fecho mais um ciclo a frente deste grupo de pesquisa tão amado e criado por mim em parceria com alguns colegas e meus primeiros orientandos, que aqui cabe uma referência: Alexandre Vergínio Assunção e Irapuã Pacheco Martins. Ambos, foram fundantes/fundadores para dar “a cara” do grupo que nascia como GEPIEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Imaginário e Comunicação), que mais tarde se transformou em GEPIEM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória). Esta troca de nomenclatura, teve influência pelo meu adentramento nos estudos da pesquisadora suíça Marie-Christine Josso e a seguir pela participação ativa (minha e de meus orientandos) na BIOgraph (Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica), somada a imersão nos CIPAs (Congressos Internacionais de Pesquisa (Auto)biográfica). O dia de hoje, 2 de junho de 2023, sob a influência dos astros e frequências do Sol Elétrico Amarelo, que preconiza a alegria e o entusiasmo pela vida, deixando fluir e liberar o servir, passo definitivamente o bastão da vice-liderança para meu ex orientando e colega José Aparecido Celório, grande conhecedor da Astrologia e dos estudos almados do Imaginário. Antes disso, foi a troca de posto de líder para vice-líder com a também ex orientanda e agora colega de UFPEL, amada e querida Andrisa Kemel Zanella. O que mais dizer se não agradecer do fundo da alma? Hoje fecho o ciclo, deixo-me cortar, desapego e entrego meu filho criado e com 21 anos para seus “irmãos” … Andrisa e Zé, dois seres lindos que a partir de agora seguirão o trabalho do jeito e estilo que por bem construírem com seus pares.
Como registro fica a foto desta renovação de ciclos.
VIDA LONGA AO GEPIEM!
Após um período de recesso, tendo em vista a licença maternidade da professora Andrisa Kemel Zanella, líder do GEPIEM, as atividades foram retomadas com muito entusiasmo. Em breve, novidades!
Nos meses de agosto e setembro foi realizada a ação de extensão “(Auto)Formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade”, coordenado pelas professoras Andrisa Kemel Zanella e Lúcia Maria Vaz Peres, de maneira presencial e online com acadêmicos e acadêmicas de Cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Educação da UFPel, a partir da criação de um espaço vivencial ancorado nos estudos do Imaginário e da (auto)formação, com o intuito de proporcionar um retorno afetivo e simbólico ao espaço da universidade após o período de distanciamento gerado pelo vírus da COVID 19. Os encontros presenciais tiveram como ministrante os professores Doutores Andrisa Kemel Zanella, Bruno Blois Nunes, Lúcia Maria Vaz Peres e os encontros online Alexandre da Silva Borges, Cândice Moura Lorenzoni, José Aparecido Celório, Luciana Martins Teixeira Lindner. Os encontros online englobaram discentes da Universidade Estadual de Maringá, por meio da parceria com o professor Dr. José Aparecido Celório. Foram momentos de partilha, aprendizagem e afetividade no espaço universitário.