Início do conteúdo

DESPATOLOGIZA

Vivemos uma epidemia de transtornos. Nos tempos atuais, cada vez mais pessoas recebem diagnósticos de transtorno(s) mental(is) e recebem prescrições de substâncias psicoativas, em associações múltiplas e doses crescentes, com pobres resultados.
Vivemos tempos em que processos patologizantes crescentes transformam problemas coletivos em individuais, problemas sócio-políticos em biológicos, inatos. Em paralelo, constroem dados de prevalência que impedem a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à atenção das necessidades das pessoas com problemas reais.
Para conversar conosco sobre essa epidemia (de transtornos ou de diagnósticos de transtornos??) o Despatologiza convidou 3 profissionais reconhecidos por suas experiências e reflexões sobre o tema: Bárbara Costa Andrada, psicóloga, Dra em Saúde Coletiva, pesquisadora do NUPPSAM/IPUB/UFRJ e militante do Despatologiza; Maria Aparecida Moysés, pediatra, Prof.a Titular de Pediatria na UNICAMP e militante do Despatologiza; Rossano Cabral Lima, psiquiatra, Prof. Associado no Instituto de Medicina Social/ UERJ e pesquisador da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.
Será no próximo dia 28 de setembro, às 19h00, transmitido pelo Canal do Despatologiza no YouTube. Esperamos vocês!

Publicado em 17/09/2023, na categoria Sem categoria.