Terapia Ocupacional na UFPel

O terapeuta ocupacional se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples – como escovar os dentes ou levar alimentos à boca -, às mais complexas – como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa -, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens.

O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas teve seu início no ano de 2010. Estamos dando nossos primeiro passos, buscando consolidação dentro da Universidade. Atualmente temos duas turmas com cerca de 30 alunos cada e esperamos para o segundo semestre desse ano uma nova turma!

O curso da UFPel busca articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando formação profissional para atuação nas áreas da saúde, social e educação. Neste contexto são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em diversos cenários, com enfoque na educação interprofissional, habilitando os futuros profissionais para integrarem equipes multiprofissionais.

As disciplinas são ministrados desde o início do curso de maneira progressiva e respeitando a autonomia do aluno, chegando à ocupação plena na grade curricular no quarto ano.

Para tanto, os conteúdos ministrados visam sustentar os pressupostos de uma formação acadêmica generalista, humanista, critica e reflexiva. Deste modo o futuro graduado em Terapia Ocupacional da UFPel, estará capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, pautado em princípios éticos, no campo clinico-terapêutico e preventivo das praticas profissionais.