Início do conteúdo

Professor e alunas do curso de RI – UFPel publicam artigo na Revista Conjuntura Global (UFPR)

Professor e alunas do curso de RI – UFPel publicam artigo na Revista Conjuntura Global (UFPR)

 

Resultado do trabalho coletivo do professor William Daldegan e das acadêmicas Julia Bretanha e Julia Maria Rudrigues, “Balança de poder asiática: uma análise das relações securitárias e de defesa sino-indianas” foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional (EPDI).

No texto os autores buscam compreender se as questões securitárias e de defesa nas relações sino-indianas podem ser melhor caracterizadas como um dilema de segurança ou como um conflito de interesses a partir da aplicação do modelo Butterfield-Herz-Jervis (BHJ) proposto por Shipping Tang. O estudo se concentra em três dimensões das relações sino-indianas: 1) a dimensão das questões territoriais e de fronteira nas regiões de Arunachal Pradesh, Himachal Pradesh, Ladakh, Sikkim e Uttar Pradesh; 2) a dimensão das disputas por influência e preeminência na área do Sul da Ásia e Região do Oceano Índico (SA-IOR); e 3) a dimensão naval e armamentista da presença chinesa no Oceano Índico.

 

O texto pode ser acessado no site da Revista Conjuntura Global (UFPR) no link <https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/86791>

 

 

Publicado em 13/01/2023, na categoria Divulgação de notícias.