Calendário Acadêmico Remoto – 01/10/2020 a 09/01/2021

O COCEPE aprovou, no dia 15/09, o Parecer Nº20 normatizando o novo Calendário Acadêmico Remoto 2020/1  referente às ofertas 2020/1 suspensas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Todos os procedimentos relacionados à oferta e à matrícula, definidos pela CRA, deverão ser amplamente divulgados pelo Colegiado aos discentes vinculados ao curso. Acesse as orientações e o cronograma de matrículas.

O Colegiado de Relações Internacionais deliberou sobre a oferta das disciplinas e matrículas já registradas e suspensas em 2020/1, conforme listagem abaixo:

1º Semestre História I  – Profa. Fernanda Fernandes (RI-IFISP) – 6ª feira (noite)
Ciência Política – Prof. Bruno Sadeck  (RI-IFISP ) – 3ª feira (noite)
3º Semestre História Comparada da América Latina – Profa. Maria de Fátima (CIM ) – 3ª feira (noite)
Microeconomia – Prof. Antônio Cruz (CIM ) – 5ª feira (noite)
5º Semestre

Proteção Internacional da Pessoa Humana – Prof. Fábio Duval (RI-IFISP ) – 5ª feira (noite

Língua Espanhola I * – Prof. Javier Luzardo (CIM) – 4ª feira (tarde)

7º Semestre

Mercosul – Prof. Charles Pennaforte (RI-IFISP) – 2ª feira (noite)
Comércio Exterior e Finanças Internacionais – Profa. Silvana Schimanski (RI-IFISP) – 5ª feira (noite)
Disciplinas Optativas**

Tópicos Especiais I: Democracia e Sistema Internacional – Profa. Luciana Ballestrin (RI-IFISP) – 5ª feira (tarde)
Tópicos Especiais III: Economia Política Internacional – Prof. William Daldegan (RI-IFISP) – 6ª feira (tarde)

* Estudantes de outros semestre já matriculados nesta disciplina poderão cursá-la também.

** As disciplinas de Tópicos Especiais não são ofertadas para discentes ingressantes. No Cobalto, estas disciplinas podem aparecer com os nomes de Tópicos II e Tópicos IV (em virtude da repetição de códigos para quem já cursou as disciplinas de Tópicos Especiais I e III em semestres anteriores).

OBSERVAÇÕES:

1) Não será necessário efetuar a matrícula online nas disciplinas listadas acima, pois as ofertas e matrículas já estão registradas no Cobalto. Caso as disciplinas em que você realizou a matrícula no início do semestre não estejam registradas no Cobalto, entre em contato com a Secretaria de curso no e-mail ri@ufpel.edu.br.

• 1.1) Não haverá período de solicitação de matrículas para novas disciplinas no curso de Relações Internacionais (sejam obrigatórias ou optativas).
  • 1.2) A solicitação on-line de matrícula (via sistema Cobalto) estará disponível somente para as disciplinas do banco universal, incluindo a disciplina de LIBRAS I.

2) Este calendário é opcional para os/as estudantes do curso. Aqueles que não puderem cursar a matrícula realizada no calendário suspenso 2020/1, não perderão o vínculo com a Universidade.

3) Do dia 29/09 até o dia 02/10 a Secretaria do curso receberá, via o e-mail ri@ufpel.edu.br, as solicitações de correção de matrícula (para o caso do/a estudante desejar excluir a disciplina em que se matriculou no Calendário suspenso; ou realizar ajuste na matrícula on-line).

4) Os dias e os horários das disciplinas no Calendário Remoto são os mesmos da grade horária divulgada no Calendário Acadêmico suspenso (conforme disciplinas já cadastradas no Cobalto).  As atividades síncronas (ao vivo) deverão ser realizadas somente no dia da disciplina, para evitar o choque de atividades. As atividades assíncronas serão realizadas de acordo com a organização do Plano de ensino de cada docente. Para obter esclarecimentos acerca de Frequências, Avaliações, Tipos de Atividades, consulte o Parecer N°20.

5) O Colegiado de RI decidiu por não oferecer matrícula especial para estudantes de outros cursos, para garantir a oferta das matrículas suspensas aos estudantes de RI.

6) Os/as estudantes de RI que desejarem cursar matrícula especial em outros Departamentos deverão solicitar diretamente, por e-mail, ao Colegiado do outro Departamento (os contatos estão disponíveis nos respectivos sites institucionais). Não será necessária a autorização do Colegiado de RI.

• 6.1) ATENÇÃO: Estudantes de Relações Internacionais poderão realizar matrícula especial na disciplina Journal Club: Critical Reading And Evaluation Of Scientific Papers, ofertada pelo Departamento de Biotecnologia. Vagas limitadas!

7) Conforme orientações da CRA, não haverá edital para reopção, reingresso ou portador de diploma no atual Calendário Remoto.

8) As disciplinas obrigatórias e optativas serão ministrada por meio da plataforma do e-AULA da UFPel. Para tirar dúvidas sobre o ensino remoto e o funcionamento da plataforma, acesse os links abaixo:

Perguntas Freq. (FAQ)

Materiais de Apoio

Publicado em 25/09/2020, na categoria Comunicados institucionais.