Atividades do curso no Calendário Alternativo (22/06 a 22/09) – em constante atualização

Informamos que conforme deliberado em reunião extraordinária do Colegiado de curso no dia 28/05 (acesse a Ata CG_RI 04.2020),  decidiu-se pela oferta das seguintes atividades no contexto do Calendário Alternativo 2020:

1) Oferta da disciplina obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os/as prováveis formandos/as (conforme as regras vigentes no PPC, são prováveis formandos/as os/as estudantes que já cursaram todas as disciplinas do curso até o 7º semestre, restando apenas o TCC para a colação de grau). A Secretaria do curso já entrou em contato com os/as estudantes para saber de seu interesse em cursar a disciplina no Calendário Alternativo, mediante o interesse e aval por parte do professor(a) orientador(a). Os/As demais estudantes que se matricularam no TCC antes da suspensão acadêmica e que ainda precisam cursar disciplinas do 1° ao 8° semestre, não poderão cursar o TCC no Calendário Alternativo pois ainda restariam créditos pendentes para a colação de grau, inviabilizando a formatura no primeiro semestre de 2020.

2) Atividades complementares para os demais semestres do curso, via o projeto de ensino “PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: VIDEOCONFERÊNCIAS EM RI”, coordenado pelo Professor William Daldegan. A programação para o mês de SETEMBRO está em divulgação no site do curso e via sistema Cobalto.

3) Atividades complementares para os/as estudantes ingressantes sobre temas gerais da área de Relações Internacionais, a serem realizadas pelos docentes do curso de RI da UFPel via a Plataforma de Webconferência. A programação foi divulgada para a turma de ingressantes no dia 22/06/2020 via o sistema Cobalto e pode ser acessada aqui!

OBSERVAÇÕES:

a) Esclarecemos que as atividades complementares serão certificadas para fins de integralização das horas neste componente curricular. As atividades complementares não poder ser integralizadas como disciplinas obrigatórias ou optativas, por possuírem naturezas distintas.

b) ATENÇÃO: Caso haja interesse em cursar disciplinas em outros cursos, as disciplinas ofertadas no banco universal aparecerão automaticamente na solicitação de matrícula on-line no sistema Cobalto e na correção para todos os/as estudantes. Ademais, também poderão ser cursadas disciplinas na modalidade de matrícula especial, conforme data prevista no Calendário Alternativo. As disciplinas nas áreas de Ciências Humanas cursadas nesta modalidade poderão ser aproveitadas como disciplinas optativas. Haverá a flexibilização do mínimo de 8 créditos exigidos para realização da matrícula especial.

c) A programação das atividades complementares, os detalhes para inscrição e emissão de Certificados serão publicizados via site do curso.

d) O Calendário Alternativo, no contexto de excepcionalidade provocada pela pandemia de COVID-19, terá matrícula OPCIONAL. Os/as estudantes que não puderem ou não tiverem interesse em efetuar a matrícula neste período não perderão o vínculo com a UFPel e terão acesso aos programas da PRAE. O semestre 2020/1 (no qual houve a efetivação da matrícula no início deste ano) não foi cancelado e continuará suspenso até o retorno das atividades presenciais. Assim, as ofertas deste Calendário Alternativo 202/1 possuem caráter complementar ao Calendário suspenso de 2020/1.

e) Todos os/as estudantes matriculados/as no Calendário suspenso de 2020/1 terão seus vínculos mantidos com a UFPel, independente do Calendário Alternativo. As ofertas e matrículas realizadas no Calendário suspenso de 2020/1 estão mantidas.

f) Aos estudantes que atualmente cursam disciplinas no Calendário Alternativo 2020/1, a Coordenação enviou via Cobalto orientações sobre o funcionamento e o contato do suporte do sistema do E-Aula/Moodle. Acesse também o encarte das Orientações Pedagógicas!

Quaisquer dúvidas, solicitamos que entrem em contato pelo e-mail ri@ufpel.edu.br

Publicado em 30/08/2020, na categoria Comunicados institucionais.