Início do conteúdo

Com seminário e exposições, Rede de Museus da UFPel participa da 19ª Semana Nacional de Museus

Entre 17 e 23 de maio, a Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) realizou a Semana dos Museus da UFPel 2021.

O evento integrou a 19ª Semana Nacional de Museus (SNM), temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de Maio).

A cada ano, um tema é definido para nortear as atividades da SNM. Para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” foi o escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), organização responsável pela definição.

Devido à pandemia de COVID-19, as atividades da Semana dos Museus da UFPel aconteceram, majoritariamente, em ambientes virtuais pelo segundo ano consecutivo.

A única atividade que transpôs o digital foi a série de projeções realizada pelo Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), em parceria com o SESC Pelotas e o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Centro de Artes (PPGAVI/CA) da UFPel, em seu jardim.

Por quatro dias, de 17 a 20 de maio, das 19h às 20h, quem passou pelo cruzamento da Rua Lôbo da Costa com a Rua Andrade Neves, no centro de Pelotas, pôde acompanhar a projeção de vídeos produzidos pelo PPGAVI/CA/UFPel, de apresentações realizadas no I Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (I FIVRS-2020) e das exposições “Minha Máscara”, da Rede de Museus, e “O Eu: entre o autorretrato e a selfie”, do MALG.

 

SEMINÁRIO DA SEMANA DOS MUSEUS DA UFPEL 2021

Realizado de 18 a 21 de maio, o Seminário da Semana dos Museus da UFPel 2021 contou com palestras, mesa-redondas e comunicações de trabalhos.

A cerimônia de abertura do Seminário aconteceu na tarde do dia 18. Participaram da solenidade a reitora da UFPel, professora Isabela Fernandes Andrade, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Eraldo Pinheiro, a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da PREC/UFPel, professora Eleonora Motta Santos, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas (Concult), professor Leandro Maia, a secretária interina de Cultura de Pelotas, Alessandra Ferreira, e a chefe da Seção de Mapeamento e Inventário da PREC/UFPel e coordenadora da Semana dos Museus, Andréa Bachettini, que mediou a sala. Em suas falas, eles celebraram a realização do evento e destacaram a importância dos museus e das instituições públicas de ensino para a sociedade, tanto no que tange à preservação da memória e da história quanto à produção de conhecimento.

Após a cerimônia, a professora Marcele Pereira, museóloga e reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), proferiu a palestra de abertura, que teve como tema “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.

Na manhã da quarta-feira (19), se deu início às comunicações, que se estenderam até o dia 21. No total, foram apresentados 24 trabalhos que abordaram temas relacionados aos museus, acervos e projetos museológicos.

Durante a tarde do dia 19, foi realizada a mesa-redonda “Museus e Ciência durante à Pandemia”, que contou com a participação da psiquiatra Catherine Lapolli, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFPel, e o professor Daniel de Souza, coordenador do Curso de Museologia da UFPel. No dia 20, as professoras Letícia Julião, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Maria Cristina Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), participaram da mesa-redonda “Os Museus Universitários e Seus Desafios”.

Na tarde da sexta (21), último dia do Seminário, foram realizadas duas atividades: a mesa-redonda “Acervos de Ciências Naturais e Divulgação Científica”, na qual participaram os professores Cristiano Agra Iserhard e Caroline Scherer, do Instituto de Biologia da UFPel, e a palestra “O Acervo do Choro na Roda: Processos de estruturação da memória do choro, seus músicos e público em Pelotas e região”, dos professores Rafael Velloso e Raul Costa d’Avila, do Centro de Artes da UFPel e do Clube do Choro de Pelotas.

Para fechar o Seminário da Semana dos Museus da UFPel 2021, foi exibido um vídeo do Clube do Choro de Pelotas, no qual apresentaram a música “Vivendo e Aprendendo”, do compositor Possidônio Tavares.

As gravações das apresentações de trabalhos, palestras e mesa-redondas estarão disponíveis no YouTube em breve.

Ainda neste ano serão publicados os Anais da Semana dos Museus da UFPel 2021. Para saber mais, acompanhe a Rede no Facebook e no Instagram.

INAUGURAÇÕES E LANÇAMENTOS

  • Podcast “MusealizAÇÃO”, do MUARAN

No dia 17, o Museu Arqueológico e Antropológico (MUARAN) publicou o primeiro episódio do podcast “MusealizAÇÃO”, produzido em parceria com o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som da Universidade Federal de Pelotas (LEPPAIS/UFPel).

Com o tema “Preservando acervos, identidades e vidas na pandemia”, o episódio contou com a participação de Fabiane Moraes, diretora do Museu da Baronesa, e Fabiane Silveira, agente de portaria da UFPel e estudante de Terapia Ocupacional. Para ouvi-lo, acesse bit.ly/2Qtjmlw.

  • Selo comemorativo dos 15 anos do HISALES

O Centro de Memória e Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), que completa 15 anos em 2021, lançou na segunda (17) o selo comemorativo alusivo ao seu aniversário. Confira-o abaixo:

  • Exposição “Vozes Femininas na CTMR”, do Museu das Telecomunicações

No dia 18, o Museu das Telecomunicações da UFPel inaugurou a exposição “Vozes Femininas na CTMR”, que explora a presença feminina na antiga companhia telefônica de Pelotas – Companhia Telephonica Melhoramento e Resistência (CTMR). Para visitá-la, acesse bit.ly/3bB5UDz.

  • Exposição “HISALES: 15 anos em 15 temas”

O HISALES, no dia 18, em suas redes sociais, deu início a exposição virtual de fotografias “HISALES: 15 anos em 15 temas”, que apresenta as ações de extensão, pesquisa e ensino realizadas junto à UFPel desde 2006, ano de sua criação.

Para acompanhar a exposição, curta a página do HISALES no Facebook e o siga no Instagram.

  • Exposição “(RE)EXISTÊNCIA: Os vários lugares da Mulher na Pandemia”, do Museu Diários do Isolamento (MuDI)

No dia 19, o Museu Diários do Isolamento (MuDI) lançou o segundo módulo da exposição virtual “(RE)EXISTÊNCIA: Os vários lugares da Mulher na Pandemia”, intitulado “As mulheres nas artes”.

A exposição dialoga com diferentes vozes de mulheres artistas e cientistas que contam suas histórias, rotinas e desafios durante este período de isolamento. A escuta dessas vozes femininas busca discutir sobre a forma como a pandemia tem impactado seus cotidianos, planos, projetos e perspectivas.

Confira os dois módulos da exposição em mudiufpel.com/reexistencia.

  • Exposição “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos”, do Museu das Coisas Banais

Na sexta (21), o Museu das Coisas Banais inaugurou a exposição virtual “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos”.

A exposição reúne objetos e fatos significativos das histórias de vida de quem migrou e de quem acolheu. A curadora é a professora Mônica Peralli Broti, que foi a responsável por enviar ao Museu o objeto que deu origem à mostra: uma carta de um menino sírio que hoje vive no Brasil. Para visitá-la, acesse museudascoisasbanais.com.br.

  • Jogo de memória “Borboletas do Museu Carlos Ritter”

No sábado (22), o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR) lançou o jogo de memória virtual “Borboletas do Museu Carlos Ritter”.

O jogo, uma ação de divulgação científica voltada ao público infantil, visa aproximar a comunidade do acervo entomológico (de insetos) do MCNCR, sobretudo sua coleção de borboletas, bem como dos trabalhos de pesquisa e de extensão associados ao Museu. Para jogá-lo, acesse bit.ly/3unzmTN.

  • MABSul Podcast

O Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul), durante a Semana dos Museus da UFPel 2021, lançou quatro novos episódios de seu podcast, nos quais foram entrevistados o artista Zudizilla, o ex-jogador de futebol Cipriano Freitas, a professora Lisiane Niedsberg Corrêa e o músico Vagnotreta.

Tanto os novos episódios quanto os publicados anteriormente estão disponíveis no Spotify, Deezer e no Apple Podcasts.

  • Atividade “Registro, memória e patrimônio imaterial a partir do INRC das Tradições Doceiras de Pelotas e antiga Pelotas”, do Museu do Doce

A atividade do Museu do Doce, realizada entre os dias 17 e 21 de maio, foi composta por uma série de publicações temáticas sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) das Tradições Doceiras de Pelotas e antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu), documento produzido por pesquisadores da UFPel que subsidiou o reconhecimento destas tradições como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Confira as publicações da atividade no Facebook e no Instagram do Museu.

Publicado em 26/05/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão, Semana dos Museus, Seminário.