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  • Bienal receberá o VI Encontro Estadual de Flautistas do RS

    11Acontecerá em Pelotas, de 18 a 21 de novembro de 2015, o VI Encontro Estadual de Flautistas do Rio Grande do Sul (VI EEFRS). O evento integra as atividades da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas. A Abertura Oficial ocorre nesta quarta-feira, às 15h, no Auditório do Bloco 2 do Centro de Artes.

    Sob a coordenação de Raul Costa d’Avila e da Classe de Flauta Transversal – CA/UFPel, o VI EEFRS tem como proposta reunir flautistas que atuam no estado do Rio Grande do Sul, e convidados, para discutir, refletir, estudar e apresentar temas pertinentes à música, à flauta transversal e seu mercado de trabalho.

    Em conjunto às atividades tradicionais — masterclasses, palestras, oficinas, recitais/ apresentações públicas — o VI EEFRS vai proporcionar uma Mesa Redonda com os flautistas formados pelas três instituições de ensino superior do RS que têm o curso de flauta transversal (UFPel, UFRGS e UFSM), realizar um Evento Cientifico, tendo como tema a “Pedagogia Contemporânea da Flauta Transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas”, e promover prática de conjunto, através do Coral de Flautas, sob a regência de Tota Portela.

    Confira a programação no link http://encontrodeflautistasrs.blogspot.com.br/p/programacao.html.

     

    Convidados:

    AEALEXANDRE EISENBERG
    Professor adjunto de flauta e composição da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

     

     

     

     

    AyresAYRES POTTHOFF

     

    Professor no Instituto Metodista de Porto Alegre, desde 2008 apresenta-se por diversos países com o duo norueguês A Corda e os músicos Felipe Azevedo, Daniel Wolff e Rodrigo Alquati.

     

     

     

    CNCLAUDIA NASCIMENTO

     

    Bacharel em Flauta Transversal pela UNESP, integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo 2008-2014.

     

     

     

     

    CSCLÁUDIA SCHREINER

     

    Professora de flauta doce e transversa no Projeto Prelúdio – Cursos e Oficinas de Música e no Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre.

     

     

     

    Leonardo WinterLEONARDO WINTER

     

    Professor de Flauta, música de câmara e do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Flautim na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA

     

     

     

    TitaTITA SARTOR
    Professor de Flauta da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM 

     

     

     

     

     

     

    TATOTOTA PORTELA

     

    Natural de Salvador / BA, é flautista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia e assistente da Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia.

     

     

     

    Valentina Daldegan RSVALENTINA DALDEGAN

     

    Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, com pesquisa sobre Técnicas Estendidas e música Contemporânea no Ensino de Flauta Transversal para Crianças Iniciantes

     

     

     

     

    RCARAUL COSTA d’AVILA
    Coordenador do VI EEFRS – Pelotas 2015. Professor de flauta da Universidade Federal de Pelotas, desde 1989. Vem participando de vários acontecimentos musicais do país. Graduado pela UFMG, na classe de Expedito Vianna.

     

     

     

    Participações Especiais

     

    DanielDANIEL WOLFF

     

    Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.

     

     

     

    joanaJOANA HOLANDA

     

    Professora na UFPEL, é graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre em Artes pela University of Iowa (2000) e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com estágio na City University, em Londres.

     

     

     

    luciaLÚCIA CERVINI

     

    Doutora em Música pela Unicamp (sob orientação de Jônatas Manzolli), tendo concluído Mestrado pela Unicamp e Bacharelado pela Unesp. Sob apoio da CAPES, realizou Estágio de Doutorado com orientação de Mikhail Malt no IRCAM (FR) e integrou  o Atelier Piano Contemporainda pianista Martine Joste (FR) em Paris.

     

     

     

    marioMARIO ULLOA

     

    Doutor em Música, atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduaçaõ, e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras Universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.

     

     

     

    mauricioMAURÍCIO MARQUES

     

    Formado em Violão na Universidade Federal de Pelotas, é compositor, professor de musica, arranjador e instrumentista, com trabalho voltado à música brasileira.

     

     

     

    tecaTECA GONDIM
    Maria Thereza Pita Gondim (Teca Gondim), pianista, natural de Salvador / BA. Doutora em Piano pela Universidade do Alabama nos EUA (2006-2011), sob orientação de Amanda Penick.

     

     

     

     

    thiagoTHIAGO COLOMBO

    Thiago Colombo de Freitas é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi orientando do Prof. Dr. Daniel Wolff.

  • I Seminário de Violões da UFPel tem início nesta quarta (18)

    11114003_975530209155413_3022582867215017221_oO I Seminário de Violões da UFPel tem sua abertura oficial nesta quarta-feira (18), às 8h30min no Museu do Doce.

    O Seminário consiste em aulas, apresentações artísticas e científicas que têm como foco principal o violão. Estas distribuídas em Master Classes, Palestras, Recitais Mesas Redondas. As atividades visam colocar em evidência a pedagogia, performance e composição para o instrumento na contemporaneidade brasileira.

    Confira a programação: 

    1

    O evento reunirá alguns dos maiores expoentes do cenário violonístico brasileiro, tendo como convidados os professores: Mario Ulloa (UFBA), Werner Aguiar (UFG), Daniel Wolff (UFRGS), Thiago Colombo (UFPel), Mauricio Marques (Porto Alegre/RS) e Salomão Habib (Belém/PA).

    Veja aqui, informações sobre os nossos convidados, e que atividades eles irão exercer durante o evento.

     

    – MARCOS PABLO DALMACIO

     

    marcos dalmacioDesde cedo mostrou interesse por diversos aspectos da prática musical, o que o levou a dedicar-se com igual afinco ao violão, violino, viola, composição, pesquisa musicológica, regência e à interpretação de música antiga com instrumentos de época (alaúde, vihuela, guitarra renascentista, guitarra barroca e guitarra clássico-romântica). Tem se apresentado em concertos, masterclass e palestras em Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal, Peru e nove estados brasileiros. É formado na Argentina e pós-graduado no Brasil, tendo recebido bolsas de estudo nestes países e na Espanha para ampliar seus estudos.

    Marcos Pablo Dalmacio conta com um repertório que inclui desde peças da renascença interpretadas na vihuela, na guitarra renascentista e no alaúde, até estreias de obras recentes, como a Sinfonia do Bem para solistas e orquestra do compositor brasileiro Jean Goldenbaum (2010) participando também da sua primeira gravação em CD.

    Dalmacio é diretor artístico e violinista da Orquestra de Cordas da Ilha com a qual realizam concertos por todo o estado de Santa Catarina apresentando obras pouco conhecidas de diversas épocas da história da música. Ativo também como compositor, conta com várias obras estreadas, desde solos instrumentais, passando por obras de música de câmara até composições para coro e orquestra.

     

    • Palestra: “Teoria e Prática para Interpretação da Música do Século XVI”.
    • Recital:“Música Renascentista Espanhola e Francesa para vihuela e guitarra”.

     

     

    – THIAGO COLOMBO 

     

    thiagoThiago Colombo é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente desenvolve o projeto doutoral de pesquisa artística intitulado “Violão e Mestiçagem na América Latina: Performance Musical e Identidades Culturais”. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.

    Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, França, Itália e Rússia, promovidos por instituições como a Orquestra Sinfônica da Udmurtia, Maison do Brésil, EmiolaMusicPotenza, ComunediSermoneta, Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, UFMA, UFS, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, SESC, SESI, Instituto Cultural Peruano-Norteamericano, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, entre outros.

    Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música. Em 2006, também sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum homônimo em 2009.

     

    • Palestra:“Performance Musical e Identidades Culturais:uma pesquisa artística no contexto do violão latino-americano”
    • Masterclass

     

    – DANIEL WOLFF

     

    daniel wolffPrimeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Músicade Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan Schoolof Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais demúsica no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).

    Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuaçõescomo solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Entre seus professores, destacam-se Abel Carlevaro, Eduardo Fernandez e Manuel Barrueco. Como compositor e arranjador, teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Itália, Alemanha e Inglaterra. Sua participação como arranjador em diversos discos gravados nos Estados Unidos rendeu-lhe o Grammy Awards de 2001 e duas vezes o Prêmio Açorianos de melhor arranjador. Recebeu também prémios por suas trilhas para cinema e balé. Publica suas obras pelas editoras alemãs Trekel e VerlagNeueMusik.
    Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da critica internacional, receberam nominações para o Grammy Awards e venceram diversos prêmios Açorianos.

     

    • Masterclass

     

     

    – MARIO ULLOA

     

    ulloaIniciou-se ao violão aos quatro anos de idade. É formado pela Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, sua terra natal. Em 1990 obteve o Konzertexamen na MusikhochschuleKöln, Alemanha. Posteriormente também realizou estudos no Mozarteum, Salzburgo, ÁustriaTem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, . Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos (Nova York e outras cidades), México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras. Obteve o Prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, no Paraguai (1994), e o Prêmio Printemps de laGuitare, na Bélgica (1997). Doutor em Música, atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-graduação, e frequentemente, oferece Master Classes em outras Universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.

     

    • Masterclass
    • Recital

     

    – WERNER AGUIAR

     

    aguiarTendo sido Coordenador do Curso de Bacharelado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, é responsável pelas disciplinas Violão, Laboratório de Técnica Violonística e Filosofia da Música nos cursos de graduação em Música da UFG e Estética no Curso de Direção de Arte, na mesma instituição. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC/UFG nas linhas de pesquisa de Música, Cultura e Sociedade e Música, Criação e
    Expressão. Sua atuação nessas linhas de pesquisa se concentra na reflexão sobre a poética da interpretação musical e na pesquisa artística.

    Foi professor ainda na UERJ e na UFRN, onde também foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Música, Chefe da Base Acadêmica de Teoria Geral da Música e responsável pela implantação dos Cursos de Bacharelado em Música e Técnico em Música. Estudou com Nicolas de Souza Barros, Carlos Alberto de Carvalho, Léo Soares, Turíbio Santos e Henrique Pinto, além de master classes com Miguel Angel Girolet, Eduardo Isaac, Eduardo Fernandez e Alice Artzt.

    Doutor em Poética pela Faculdade de Letras da UFRJ, Mestre e Bacharel em Música/Violão pela Escola de Música da UFRJ, é co-autor dos livros “A construção poética do real” e “A arte em questão: as questões da arte”, ambos publicados pela Editora 7Letras.

     

     

    • Palestra:“Pesquisa, interpretação musical e criação artística. Perspectivas para música e músicos na academia”.
    • Masterclass

     

     

    – MAURÍCIO MARQUES

     

    maurícioFormado em Violão na Universidade Federal de Pelotas, é Compositor, Professor de Musica, Arranjador e Instrumentista, com trabalho voltado á Música Gaúcha e Brasileira.

    Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo seu disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), Violões do Brasil (2005) ao lado de Paulo Belinatti, Duo Assad, entre outros. Integrou o Quarteto Maogani entre 2005 e 2013 e atua no cenário da Música Regional do Rio grande do Sul ao lado de Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, CelauMoreyra entre outros. Desenvolve repertório voltado ao Violão de Oito Cordas. Em 2009 tem um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine (coleção Sergio Assad). Em 2009 lança seu disco Milongaço, com sucesso de público e critica, com turnê em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, patrocinado pela Petrobras. Em 2010 e 2012, recebe o Troféu Teixeirinha, de melhor Produtor, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Também em 2010 lança o show ”Tango” em Duo com Carlitos Magallanes. Em 2011 é selecionado novamente para o Projeto Rumos Itaú Cultural (2011), também neste ano tem uma apresentação como solista junto á Orquestra da Ulbra.

     

    • Palestra:“Da milonga ao choro – aspectos da música brasileira ao violão”
    • Recital:“Violão 8 Cordas”

     


    Todos os convidados, com exceção do Mario Ulloa, estarão presentes nas mesas redondas promovidas pelo evento.

  • Oficina de música trabalha ritmos cubanos na Bienal

    No terceiro dia da Bienal Internacional de Arte e Cidadania, estudantes e interessados em música reuniram-se no Laboratório de Artes Populares Integradas –LAPIS para prestigiar o artista cubano Juan Prada.

    Prada, em parceria com o músico Marcos Vegrinho Martins, estudante de Música da UFPel, demonstram na teoria e na prática, as diferenças entre a clave cubana e a brasileira.

    Marcos, que já esteve em Cuba estudando estes ritmos, ressaltou a importância de se compreender estas diferenças visto que o conhecimento musical brasileiro é mais influenciada pela música americana.

    “Originalmente, se escrevia dois por quatro (como a partitura brasileira), entretanto foi adaptado ao ritmo de Cuba, somente para facilitar a leitura,” afirma Juan Prada.

    Confira um pequeno trecho da atividade:

  • Show de Música Instrumental Brasileira

    Nesta terça-feira (17), o grupo Kiai Quarteto de Música Instrumental, composto por quatro jovens músicos, o baterista Lucas Fê, de 17 anos, o guitarrista Zaza Soares, 18 anos, o baixista Dionísio Souza, 26 anos, e o tecladista Marcelo Vaz, de 29 anos apresentam – se às 21 hs no Espaço Cultural da UFPel, antiga Cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant, 1.071.

  • Grupo Cantoamérica faz show no Espaço Cultural da UFPel

    maxresdefaultNesta quarta-feira (18) às 20 hs, o grupo Cantoamérica apresenta-se no Espaço Cultural, antiga cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant, 1.071.

    Cantoamérica é um grupo de música da Costa Rica, cujo repertório é baseado em herança e influências do Caribe . A ação pioneira na revitalização de Limon calypso, faz deste um dos grupos mais importantes no ambiente musical e cultural de seu país. O grupo realizou cerca de vinte turnês internacionais para países do Norte, Central e América do Sul, Europa e Ásia. Sua música foi ouvida em festivais como o Festival de Música Folk Vancouver, Paul Masson Série Verão, Ollin Kan e Festival de Música de Cabrillo.

  • Grupo Cupins da Gravura ensina a fazer xilogravura

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    Dentro da programação da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocorreu, na tarde de segunda-feira (16), uma oficina de gravura promovida pelo grupo Cupins da Gravura, do município de Rio Grande.

    Na oficina, os participantes tiveram contato com as diferentes técnicas de gravura, principalmente a xilogravura e seus respectivos instrumentos.

    O grupo Cupins da Gravura surgiu de um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e hoje em dia participa, em diversos lugares, de exposições de trabalhos e realização de oficinas.

  • Livraria recebe atividades da Bienal Internacional de Arte e Cidadania

    DSC_1561Na tarde da segunda-feira, 16, a Livraria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o palco para atrações artísticas e culturais da Bienal Internacional de Arte e Cidadania, possibilitando aos presentes o contato com diferentes pontos de vistas e expressões artísticas. Entre os que passaram pelo local, estão a cantora catarinense Ana Paula da Silva, o professor colombiano Carlos Cabral, o representante do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos e Ricardo Almeida, do Comitê da Fronteira.

    As atividades começaram às 14 horas, com o lançamento do songbook Crioula, da cantora Ana Paula Silva. Quem esteve presente pode, além de escutar músicas próprias e remakes, conversar com a artista sobre diferentes assuntos, desde a forma como esta realiza as suas composições às suas principais influências musicais. De acordo com Ana Paula, é muito importante que sejam criados espaços para a conversa entre artista e público, como este que a Bienal oportunizou.

    O professor da Universidade Nacional da Colômbia, Carlos Cabral, realizou a sua fala em forma de conversa com os presentes e trouxe questionamentos a respeito da gestão cultural, enfatizando a forma como esta é realizada na Colômbia e as possibilidades que traz para a população. Além disso, também comentou sobre como vê a organização da gestão cultural no Brasil e a importância da cultura como ferramenta para o encontro da paz. O momento trouxe reflexões e gerou diversas perguntas após a palestra.

    Dando continuidade a fala do professor Carlos Cabral, foi a vez de se falar sobre a gestão cultural no Brasil, com o representante do Ministério da Integração Nacional, Pedro Vasconcelos e Ricardo Almeida, do Comitê da Fronteira. O primeiro a falar foi Ricardo, que trouxe aos participantes uma reflexão sobre a fronteira Brasil-Uruguai, além disso, trouxe conceitos a respeito de diversidade cultural e território cultural. Ricardo enfatizou a necessidade de uma integração entre os dois países.

    Uma aproximação entre o Ministério da Cultura com a cidade de Pelotas, este era um dos objetivos de Pedro Vasconcelos. Durante a sua fala, Pedro explicou quais são as prioridades do Ministério para o momento e os projetos culturais que estão sendo realizados no momento.

  • A Arte e a Cidadania tomam conta da cidade – Começou a I Bienal

    1Os campi da UFPel e diversos pontos da cidade já recebem, desde o começo da tarde deste domingo (15), as atividades artísticas da I Bienal Internacional de Arte e Cidadania, realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) da UFPel. O evento, que vai até o dia 22, abre espaços de expressão para manifestações artísticas das mais diversas; une atividades que ligarão ensino, pesquisa e extensão; consolida o Plano de Cultura da UFPel e promove a cidadania, através da inserção extensionista nas comunidades.

    A maior concentração dos mais de 200 eventos que compõem a Bienal ocorre no Espaço Cultural da UFPel, antiga Brahma, complexo hoje pertencente à Universidade.

    2A abertura oficial ocorreu na noite deste domingo, logo após a inauguração da nova Livraria e da apresentação musical do projeto Ponto a Punto (foto). Durante o cerimonial, os personagens símbolo da Bienal, Gramero e Flor, foram apresentados à comunidade.

    Para o reitor Mauro Del Pino, falando na abertura também em nome da vice-reitora Denise Gigante, a Bienal cumpre com os objetivos de reforçar a ideia que a Universidade é da comunidade e nela deve estar inserida cada vez mais; de criar no Espaço de Cultura um centro de convivência e de interrelacionamento com a cidade, com o Estado e com o País; e de colocar a UFPel no “Centro de uma Outra História” e num processo de quebra de muros com a sociedade.

    A pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, disse que o momento era de celebração da arte, da cultura e da cidadania.  O coordenador de Arte e Cultura da Prec, Carlos Alberto Oliveira, comemorou a articulação e o comprometimento da equipe de coordenadores dos eventos que formam a Bienal. Os coordenadores apresentaram as programações de seus eventos, nas áreas de música, dança e cinema, entre outras.

    3Presente no encontro, o representante do Comitê de Fronteira Brasil Uruguai, Ricardo Almeida, referiu-se às mais de 20 ações culturais desenvolvidas pelo Comitê e destacou que a UFPel é parceira em muitas delas.

    “Um importante exemplo dado pela Universidade”. Assim o representante do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, qualificou a Bienal, sublinhando as políticas para as zonas de fronteira construídas pelo Governo Federal no continente Latino-Americano. “O Ministério da Cultura será sempre parceiro em iniciativas como esta”, afirmou.

    Latinidades

    A primeira edição da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel traz o tema “Latinidades” para intervenções artísticas, apresentações e debates. A ideia é colocar a arte enquanto expressão da cidadania, trazendo a oportunidade de a comunidade poder encontrar e refletir sobre a produção cultural.

    E como uma forma de marcar essa interação, e incentivá-la no âmbito do patrimônio, a abertura dos portões do Espaço Cultural da UFPel é uma das marcas dessa Bienal. Porém, outros espaços da cidade também recebem as atividades, como unidades da UFPel, o próprio entorno da Brahma e o largo do Mercado.

    Confira todos os detalhes em https://wp.ufpel.edu.br/bienalufpel/  e a programação completa em  http://portal.ufpel.edu.br/wp-content/uploads/BIENALPROG_COMPLETO.pdf .

  • Seminário de História da Arte começou nesta terça-feira (17)

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    Durante os dias 17, 18 e 19 de novembro acontece, como parte integrante da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel, o 14º Seminário de História da Arte, no Auditório Miriam Anselmo do Centro de Artes (Rua Alberto Rosa, 62). Está programada a apresentação de 50 trabalhos científicos durante os três dias de evento.

    “Ao final sempre teremos debate entre os participantes estimulando a troca de informações, de conhecimento para além das apresentações”, comenta o professor Carlos Alberto Ávila Santos, coordenador do evento. O Seminário de História da Arte tem o apoio da Especialização em Artes e da Câmara de Extensão do Centro de Artes (CA/UFPel).

    Nesta 14ª edição, o seminário recebe estudantes da graduação, da especialização, mestrado e doutorado da UFPel, UFRGS e Unochapecó. As apresentações estão divididas em quatro temáticas: História da Arte, Fazer Artístico, Ensino da Arte e Arquitetura e Patrimônio. “Até dezembro, todos os artigos apresentados estarão publicados no site Periódicos da UFPel, numa espécie de revista sobre o XIV Seminário de História da Arte”, informa Santos aos interessados na temática.

    As apresentações ocorrem nos três turnos. Pela manhã, iniciam às 9h e terminam às 12h. No turno da tarde, das 14h às 18h30min. Já durante a noite, as apresentações ocorrem das 19h às 21h30min.

    PROGRAMAÇÃO:

    17/11

    – Manhã – Terça-feira
    Mediador: Profa. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)

    09 h às 09h30min: Flávia Demke Rossi e Maristani Polidori Zamperetti, Licenciatura em Artes/CA/UFPel
    Experiência e autorreflexão em artes visuais: percepção sobre a docência em Pelotas/RS

    09h30min às 10h: Flávio Michelazzo Amorim e Juliana Corrêa Hermes Angeli.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    A poética de Philip-Lorca Discorcia

    10h às 10h30min: Adriani Ferreira de Araujo.
    Bacharel em Artes/CA/UFPel
    Espessura e permanência: a condição da viscosidade a partir da matéria informe

    10h30min às 11h: Denise Castanha de Avila de Lemos e Maristani Polidori Zamperetti
    Licenciatura em Artes/CA/UFPel
    Modelagem com argila para crianças: um estudo de caso

    11h às 11h30min: Jéssica Batista e Alice Jean Monsell.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    Narrativas visuais íntimas: perda, ausência, afeto

    11h30min às 12h: DEBATE

     

    – Tarde – Terça-feira
    Mediador: Prof. Ricardo de Pellegrin (UNOCHAPECO) e Profa. Larissa Patron Chaves (CA/UFPel)

    14h às 14h30min: Yanne Alves Roberto e Neiva Bohns.
    Licenciatura em Artes/CA/UFPel
    # Art: entre o público e o artista visual

    14h30min às 15h: Mirna Xavier Gonçalves e Neiva Bohns.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Entre Artemísia Gentileschi e Pedro Américo: uma análise de Judite e Holofernes

    15h às 15h30min: Alessandra da Silva e Ricardo de Pellegrin.
    Especialização em Ensino de Arte: Perspectivas Contemporâneas/UNOCHAPECO
    Confluências entre a arte e a ciência na representação de uma iconografia documental

    15h30min às 16h: Fabrício Torchelsen Bassi e Larissa Patron Chaves.
    Especialização em Artes/CA/UFPel
    O potencial artístico do processo de criação

    16h às 16h30min: INTERVALO

    16h30min às 17h: Taslins Ferreira Herbstrith e Larissa Patron Chaves.
    Mestrado em História/ICH/UFPel

    Estudos sobre as trajetórias de Mary Cassatt, Berthe Morisot e Camille Claudel. As questões de gênero na historiografia da arte

    17h às 17h30min: Gabriel Nogueira e Larissa Patron Chaves.
    Licenciatura em Artes/CA/UFPel
    José Guadalupe Posada: el hombre y sus calaveras

    17h30min às 18h Márcio Dillmann de Carvalho e Larissa Patron Chaves.
    Mestrado em História/ICH/UFPel Estudo sobre a simbologia maçônica nas logotipias de documentos do Museu Maçônico Rocco Felippe

    18h às 18h30min: DEBATE

     

    – Noite – Terça-feira
    Mediador: Prof. Sylvio Arnoldo Dick Jantzen (FaUrb/UFPel)

    19h às 19h30min: Alice Martins Moraes, Aline Montagna da Silveira e Ana Lúcia Costa de Oliveira.
    FaUrb/UFPel
    Técnicas restropectivas – guia de cadastramento e registro do bem arquitetônico

    19h30min às 20h: Vinícius Dias de Paula, Aline Montagna da Silveira, Ana Lúcia costa de Oliveira, Isadora Baptista Alves e Carolina Ritter.
    FaUrb/UFPel
    Entre a arte, a arquitetura e a cidade luso-brasileira: as possibilidades de leitura do livro-objeto

    20h às 20h30min: Lucas Boeira Bittencourt e Sylvio Arnoldo Dick Jantzen.
    FaUrb/UFPel
    A tua presença – espaço luz e arquitetura. Biblioteca Exeter e o método de Paul Frankl

    20h30min às 21h: Leandro Ferreira Fonseca e Sylvio Arnoldo Dick Jantzen.
    FaUrb/UFPel
    Teorias da arquitetura e métodos de análises de obras e projetos

    21h às 21h30min: DEBATE

     

    18/11

    – Manhã  – Quarta-feira
    Mediador: Prof. Carlos Alberto Ávila Santos (CA/UFPel)

    09h às 09h30min: Ursula Rosa da Silva. CA/UFPel
    Narrativas compartilhadas: o ensino da arte na UFPel e o professor artista

    09h30min às 10h: José Paulo Brahm e Diego Lemos Ribeiro.
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    O princípio da musealidade na construção e consolidação dos museus como lugares de memória e identidade

    10h às 10h30min: Gabriela Zilli e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    A produção artística através das memórias políticas: uma elaboração de novas memórias

    10h30min às 11h: Davi Kiermes Tavares e Ronaldo Bernardino Colvero
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    Ingleses no Brasil: estilo de viver, estilo de morrer

    11h às 11h30min: Gislaine Pinto Kramer e Carla Rodrigues Gastaud.
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    O valor artístico dos documentos do poder público

    11h30min às 12h: DEBATE

     

    – Tarde  – Quarta-feira
    Mediador: Prof. Carlos A. A. Santos e Profa. Mari Lucie Loretto (CA/UFPel)

    14h às 14h30min: Mariane D’Avila Rosenthal e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Espaços verdes de Pelotas: as praças Cypriano Barcellos e Piratinino de Almeida.

    14h30min às 15h: Camila dos Santos Cardoso e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Especialização em Artes/CA/UFPel
    A moda na Belle Èpoque: a silhueta feminina no art nouveau

    15h às 15h30min: Lucas da Cruz Basílio e Carlos Alberto Ávila Santos
    Design Gráfico/CA/UFPel
    Aspectos da modernização e da modernidade: o caso Dreyfus em ilustrações da mídia parisiense

    15h30min às 16h: Thiago Silva, Bianca Santana de Oliveira, Maressa Stephany Carvalho e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Design Gráfico/CA/UFPel
    Aspectos da modernização e da modernidade, teatros e cafés: a Ópera Charles Garnier, em Paris, e o Café Aquário de Pelotas

    16h às 16h30min: Kauê de Carvalho Xavier e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Design Gráfico/CA/UFPel
    Aspectos da modernidade: os elementos publicitários nas peças gráficas de Eliseu Visconti

    16h30min às 16h45min: Cláudio José Techera e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Design Gráfico/CA/UFPel
    Aspectos da modernização e da modernidade: influências francesas nos vestuário brasileiro

    16h45min às 17h: Rafael Teixeira Chaves e Juliane Serres.
    Graduação em Museologia/ICH/UFPel
    Percepção do logo do Museu das Coisas Banais através da participação dos usuários no aplicativo do Instagran

    17h às 17h30min: INTERVALO

    17h30min às 18h: Carlos Alberto Ávila Santos.
    CA/UFPel
    Os palácios ecléticos de Ludwig da Baviera

    18h às 18h30min: DEBATE

     

    – Noite – Quarta-feira
    Mediador: Prof. Carlos Alberto Ávila Santos (CA/UFPel)

    19h às 19h30min: Júlia Ferreira Robaldo, Ana Lúcia Costa de Oliveira, Aline Montagna da Silveira.
    FAUrb/UFPel
    Divulgação e compartilhamento de casos de estudo na rede de patrimônio histórico cultural ibero-americano (PHI): uma abordagem preliminar

    19h30min às 20h: Andréa do Amaral Domingues e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    Propostas de fichas para o inventário dos ladrilhos hidráulicos dos prédios tombados em Pelotas

    20h às 20h30min: Carolina Ritter, Ana Lúcia Costa de Oliveira e Aline Montagna da Silveira.
    FAUrb/UFPel
    Sobrado da Dorada: história e arquitetura – Piratini/RS

    20h30min às 21h: Laura da Silva Ribeiro, Rute Ricken de Medeiros, João Marcelo Appel, Ana Lúcia Costa de Oliveira e Aline Montagna da Silveira. FAUrb/UFPel
    Identificação e preservação do patrimônio cultural de Pelotas/RS: inventário de casas de catálogo

    21h às 21h30min: DEBATE

     

    19/11

    – Manhã – Quinta-feira
    Mediador: Profa. Renata Azevedo Requião (CA/UFPel)

    09h às 09h30min: Jéssica Fernandes Porciúncula e Kelly Wendt
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Corredor impressa

    09h30min às 10h: Rafael Evangelista de Souza e Berthielle Kupstaitis.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Causa e efeito: as novas experiências com imagens do choque cultural

    10h às 10h30min: Lisiane Sirsi Cansi e Renata Azevedo Requião.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    Percurso na arte de um corpo em certo território

    10h30min às 11h: André Winter Noble e Renata Azevedo Requião.
    Doutorado em Letras/UFRGS
    Joe Colombo: decifrador da América

    11h às 11h30min: Maurício Rodrigues Gonçalves e Renata Azevedo Requião.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    Pixel Art – A estética da baixa resolução

    11h30min às 12h: DEBATE

     

    – Tarde – Quinta-feira
    Mediador: Profa. Caroline Leal Bonilha e Profa. Ângela Raffin Pohmann (CA/UFPel)

    14h às 14h30min: Diego Henrique Barboza e Ângela Raffin Pohmann.
    Licenciatura em Artes/CA/UFPel
    Tintas artesanais para uso na xilogravura.

    14h30min às 15h: Sabina Sebasti, Ângela Raffin Pohmann e Cláudio Tarouco de Azevedo.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    A pintura como construção universal, uma herança de Joaquín Torres Garcia

    15h às 15h30min: Raquel Casanova dos Santos Wrege, Mariane D’Avila Rosenthal e Caroline Leal Bonilha.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Arte moderna latino-americana: reflexões sobre a obra de Pedro Figari e o manifesto Martín Fierro (1924)

    15h30min às 16h: Giordano Alves Costa e Ângela Raffin Pohmann.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    A invisibilidade dos gestos nas ações cotidianas de imprimir e gravar

    16h às 16h30min: Raquel Casanova dos Santos Wrege e Caroline Leal Bonilha.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    O corpo contemporâneo visto através da publicidade e da produção de Ronaldo Fraga

    16h30min às 17h: INTERVALO

    17h às 17h30min: Fábio Galli Alves e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
    Decorações parietais nos ambientes interiores da arquitetura eclética de Pelotas: técnicas e iconografia

    17h30min às 18h: Bruna Lopes Silva, Camila Soares Bazzanella e Kelly Wendt.
    Bacharelado em Artes/CA/UFPel
    Ateliê itinerante de gravura: considerações sobre a obra de Krzysztof Wodiczko

    18h às 18h30min: DEBATE

     

    – Noite – Quinta-feira
    Mediador: Profa. Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (CA/UFPel)

    19h às 19h30min: Lucas Pessoa Pereira, Ana Paula Cruz Penkala Dias e Lúcia Bergamaschi Costa Weymar.
    Mestrado em Artes Visuais/CA/UFPel
    A arte e o ofício da tipografia medieval: uma análise do imaginário de época no design do audiovisual contemporâneo

    19h30min às 20h: Amanda Basílio Santos e Carlos Alberto Ávila Santos.
    Especialização em Artes/CA/UFPel
    Construções visuais de conceitos abstratos: uma análise da árvore do pecado da Igreja de St. Ethelbert, do medievo inglês

    20h às 20h30min: Luisa Mendes Machado e Thaís Cristina Sehn.
    Design/CA/UFPel
    A relação complementar entre o livro e o blog sob a perspectiva do Design

    20h30min às 21h: Florência Rodrigues Pires e Lúcia Bergamaschi Costa Weymar.
    Design/CA/UFPel
    História do Design Autoral

    21h às 21h30min: Lúcia Bergamaschi Costa Weymar.
    Design/CA/UFPel
    Projeto biênio simoniano em cartaz

    21h30min às 22h: DEBATE