No trilhar da educação popular: A Extensão abrindo portas para o ingresso na graduação
O Desafio Pré-Universitário Popular, projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, aprovou 20 estudantes em diversos cursos de graduação da instituição e outras universidades para ingresso em 2023.
Disponibilizado de forma gratuita pela UFPel, o curso já ajudou inúmeros estudantes de baixa renda nos vestibulares de universidades públicas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de sua criação, em 1993.
As aulas são aplicadas e organizadas por estudantes voluntários da própria UFPel nos turnos tarde e noite. Ao longo do curso os participantes também contam com o apoio de simulados, orientação profissional, monitoria e aulões.
O projeto surgiu em durante uma festa de um grupo de alunos de graduação que tiveram a ideia de trabalhar com educação popular. Inicialmente, cogitaram apenas a hipótese de alfabetização de adultos, porém com muita dificuldade de englobar todos os estudantes, optaram por fazer um curso pré-vestibular para pessoas de baixa renda. Somente em 1997 o Desafio recebeu o reconhecimento como projeto de extensão da UFPel.
Recentemente o projeto obteve destaque em matérias locais e a nível estadual no RBS Notícias da RBS TV.
Os conteúdos podem ser acessados através dos links abaixo:
Matéria da Coordenação de Comunicação Social da UFPel.