Os Museus da UFPel no Centro Histórico de Pelotas

Muitas universidades possuem museus de ciências ou vinculados a temas oriundos dos cursos, dentro das Faculdades ou Institutos ou dentro dos seus Campi. Ou seja, são equipamentos educativos e científicos inerentes e atinentes às áreas do conhecimento da universidade que, com frequência, a ela atendem com maior evidência.

A UFPel, desde o início de 2019, explicitou e ativou a sua peculiaridade neste sentido. Há três dos seus museus no perímetro do coração histórico da cidade, formando um triângulo (que alguns, os mais subjetivos, dirão que é mágico) de presença estratégica nesta área. A convergência da energia desses três museus, que se encontram no entorno e ao lado da Praça Coronel Pedro Osório, mostrou-se, no ano que termina, como um diagnóstico do que eles significam para a representação da Universidade na cidade, na região e em âmbitos maiores ainda.

São equipamentos culturais de primeira grandeza que estão conseguindo mostrar a dimensão expansiva do que podem fazer.

Assim, ao longo das duas próximas semanas, divulgaremos dados que se encontram nos apontamentos gerenciais dos três e que correspondem a fatos que precisam ser divulgados e reconhecidos.

A comunidade universitária poderá entender, desse modo, o que muitos outros externos já sabem: o triângulo dos nossos museus é um pote de ouro no fim do arco íris.

Publicado em 16/12/2019, na categoria Notícias.