Início do conteúdo

PREC convida: Mostra de Cinema e Literatura Moçambicana – MozBrasil

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida para a Mostra de Cinema e Literatura Moçambicana, uma das atividades que acontecerá no evento MozBrasil, a ser realizada no dia 20 de março, a partir das 15h, no Museu do Doce.

No tocante ao cinema, será exibido um filme que trata do gênero musical que representa a essência da cultura moçambicana: Marrabenta. E não por acaso, foi o motivo central de todo esse festival. Acerca da literatura Moçambicana, contaremos com um acervo com algumas das obras mais importantes para a literatura e poesia Moçambicana.

Data: 20 de março, das 15h às 17h
Local: Museu do Doce (Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 8)

Sinopse: Marrabentando é um documentário sobre cinco velhos músicos moçambicanos, estrelas da Marrabenta. Um estilo musical bem popular cuja história remonta aos anos 50 e 60, quando Maputo ainda era Lourenço Marques e se vivia o apogeu cultural do colonialismo. As “Velhas Glórias”, como são carinhosamente apelidados pelos seus fãs, vivem ainda na carismática capital moçambicana, fazendo o mesmo desde há cinquenta anos: sobrevivem cantando e tocando canções sobre as alegrias e as tristezas das suas vidas. Seguindo a sua vida profissional e pessoal, ouvindo as suas conversas e as suas canções, Marrabentando revela-nos também a história da capital moçambicana e a vida da sua população na segunda metade do século XX.

Compareçam nesse importante evento que marca o encerramento dessa conexão cultural.

Publicado em 19/03/2019, em Notícias.