Cinema e Educação na UFPel

O Grupo de Pesquisa Escrileituras da FaE-UFPel, coordenado pela Profª. Carla Rodrigues, realiza programação especial sobre cinema e educação em agosto. O evento conta com três dias de atividades, envolvendo lançamento de filme, banca de qualificação de Projeto de tese e Seminário concentrado. Toda a programação ocorrerá no Cine UFPel, localizado na rua Lobo da Costa, 447, em Pelotas.

Na quarta-feira, dia 23 de agosto, às 19h, haverá uma sessão especial do documentário Educação (Cezar Migliorin e Isaac Pipano, 2016). Depois da projeção, vai rolar um debate sobre o filme com o diretor Cezar Migliorin, com o prof. Guilherme da Rosa do curso de Cinema da UFPel e com o cineasta Rafael Andreazza da Moviola Filmes. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Na quinta-feira, dia 24 de agosto, às 15h, ocorrerá a banca de qualificação de Projeto de doutorado de Cíntia Langie. A pesquisa intitula-se Vasculhando tramas entre o cinema brasileiro e a educação: criação, política e o circuito de cinemas universitários. Na sexta-feira dia 25, das 8h30 às 18h, acontecerá o Seminário concentrado Pensar o cinema: imagem, educação e diferença, desenvolvido pelos professores Sandra Corazza (UFRGS) e Cezar Migliorin (UFF), que também fazem parte da banca de qualificação de Projeto de tese, juntamente com o prof. Édio Raniere (Psico-UFPel) eo prof. Avelino Oliveira (FAE-UFPel).

A professora Sandra Corazza, do PPGEdu da UFRGS, falará sobre Pensar o cinema: imagem-movimento e imagem-tempo no turno da manhã, das 8h30 às 12h30; à tarde o professor Cezar Migliorin do PPGCine da UFF falará sobre Cinema, educação e diferença, das 14h às 18h. A programação do evento foi organizada pela professora do curso de Cinema da UFPel e doutoranda em Educação, Cíntia Langie, em parceria com a profª. Carla Rodrigues, que coordena todo o evento, contando com a colaboração dos mestrandos e doutorando do referido GP.
A entrada é franca para todas as atividades. Para o seminário na sexta-feira, os pós-graduandos devem realizar matrícula na secretaria do PPGE, entre os dias 10 e 17 de agosto. Os demais interessados podem comparecer direto ao local, com entrada por ordem de chegada. A lotação da sala é de 80 lugares. O seminário de sexta-feira contará com atestado de participação.

Para maiores informações sobre os eventos, clique aqui.

Sobre os professores convidados:

Sandra Mara Corazza
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF – Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação; Escrileituras da Diferença; Currículo e Didática da Tradução. Desde o arquivo da educação, a filosofia da diferença, teorias de tradução literária, o surracionalismo da ruptura e a poética da imaginação, pensa a didática e o currículo, em processos de experimentação de escrileituras (escritas-leituras).

Cezar Migliorin
Professor de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), escreveu Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015), Cartas sem resposta (2015) e o livro de ficção A menina (2014). Realizou diversos filmes, entre eles o documentário “Educação”, com Isaac Pipano. É presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Publicado em 16/08/2017, na categoria Notícias.