Cantoamérica fala de música latina no Espaço Cultural
Na tarde da última quarta-feira(18), o grupo costa-riquenho Cantoamérica ministrou oficina sobre música latino americana contando a história da música de seu país.
Cantoamérica é um grupo independente que atua há mais de trinta e cinco anos divulgando a música latino-americana e caribenha em diversos países na América, África Ásia e Europa. Atualmente, o grupo é constituído por seis músicos, entre vocalistas e instrumentistas e já tem quatorze álbuns gravados, basicamente, com composições próprias.
Segundo Manoel Monestel, membro mais antigo do grupo, a música costa-riquenha provém de dois movimentos: o primeiro proveniente da vinda de escravos africanos para a então colônia espanhola e um segundo movimento dos escravos que vieram das ilhas do Caribe, de língua inglesa, para trabalharem na construção das ferrovias para exportação do café. Devido a estas duas ondas migratórias, a Costa Rica tornou-se um país multilíngue. “Portanto, há músicas que cantamos em espanhol e outras em inglês crioulo, ou inglês caribenho”, afirma o músico.