Começa no domingo (15) a Bienal Internacional de Arte e Cidadania

1926697_657735684368524_418390870125040414_n

A partir deste domingo (15), a UFPel abre uma semana inteira dedicada à Arte e à Cidadania, com cerca de 200 eventos espalhados por toda a cidade e campi da Universidade. A I Bienal Internacional de Arte e Cidadania, realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec), abrirá espaços de expressão para manifestações artísticas das mais diversas; unirá eventos acadêmicos que ligarão ensino, pesquisa e extensão; consolidará o Plano de Cultura da UFPel e promoverá a cidadania, através da inserção extensionista nas comunidades.  A Bienal ocorre de 15 a 22 de novembro. A maior concentração dos eventos ocorre na antiga Brahma, complexo hoje pertencente à Universidade e que a partir de domingo passa a ser sede da Livraria Universitária.

A abertura oficial ocorre às 20h de domingo, na Brahma, mas eventos já começam a ocorrer desde a tarde de domingo, como apresentações musicais, abertura de exposições e a inauguração da nova Livraria, às 19h, na Brahma.

Para o reitor Mauro Del Pino, a Bienal é uma ideia ousada e ambiciosa. ” Hoje ela é fato. Vai entrar, sem dúvida alguma, para a história da Universidade, como fator de integração com a cidade e a região”, disse o reitor. Ele destacou a participação de diferentes artistas, professores e alunos em um único evento, quebrando as barreiras da Universidade, e não apenas levando a produção cultural para a sociedade, mas abrindo a Instituição para o que a sociedade produz. “Para, a partir daí, ser um movimento contínuo”, registrou.  A ideia é, a partir da Bienal criar um calendário permanente de atividades, para consolidar a Brahma como espaço de cultura, ressaltou Del Pino.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, destaca o pioneirismo da UFPel na consolidação, de forma conjunta e articulada, da Arte e da Cultura como manifestações promotoras de cidadania. “Estamos fazendo o que disseram que seria impossível. Que a palavra de ordem seja contato; que a Bienal gere movimento e energia para uma Universidade diferenciada”, festejou o coordenador de Arte e Cultura da Prec, Carlos Alberto Oliveira.

A cultura da América Latina em evidência

A primeira edição da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel trará o tema “Latinidades” para intervenções artísticas, apresentações e debates. A ideia é colocar a arte enquanto expressão da cidadania, trazendo a oportunidade de a comunidade poder encontrar e refletir sobre a produção cultural.

E como uma forma de marcar essa interação, e incentivá-la no âmbito do patrimônio, a abertura dos portões da Brahma será uma das marcas dessa Bienal. Porém, outros espaços da cidade também receberão as atividades do evento: unidades da UFPel, o próprio entorno da Brahma e o largo do Mercado.

Confira todos detalhes em https://wp.ufpel.edu.br/bienalufpel/  e a programação completa em  Programação-Bienal-Internacional-de-Arte-e-Cidadania .

Saiba mais sobre os artistas e grupos participantes em Relação_Artistas_Bienal .

Publicado em 11/11/2015, na categoria Notícias.