Sala de Cinema Digital recebe equipamentos do programa Mercosul Audiovisual

Imagem: CineUFPEL

Na última quinta-feira (13), o Cine UFPEL recebeu os equipamentos do programa Mercosul Audiovisual, fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto, iniciado em 2006, foca na difusão de produção audiovisual regional e latino-americana, além de formação pessoal, através de cursos, oficinas e pesquisas na área. A iniciativa de trazer o projeto para a cidade, a única do Rio Grande do Sul habilitada a transmitir o conteúdo, partiu do professor do curso de Cinema, Rafael Andreazza.

Presente em cinco países da America Latina (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), o Programa exibe, simultaneamente em cerca de 35 salas, conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul, e faz parte do CineUFPEL, projeto de extensão do curso de Cinema, em uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Para a coordenadora do projeto, a professora Cíntia Langie, o impacto dessa ação repercute muito, tanto para os acadêmicos do curso de Cinema como para a comunidade em geral. “Para o curso, é como se fosse um laboratório a mais. Os alunos terão um repertório de filmes que nunca passam aqui e agora passarão. Sem contar que terão um espaço para mostrar seu trabalho com qualidade. A comunidade também será afetada, é uma forma de ampliar o acesso à conteúdos que normalmente não seriam exibidos. Um cinema gratuito, no centro da cidade e com temas que mostram nossa realidade”, comenta.

A partir do dia 21 de agosto, a Sala de Cinema Digital terá uma programação fixa. Todas as quintas e sextas-feiras, às 19h, um filme prioritariamente brasileiro será exibido. Nas sextas-feiras ocorre a primeira exibição do filme, e nas quintas seguintes a reprise do mesmo.

Além da programação fixa, a sala também abriga cineclubes e mostras de outros cursos, e, na parte da manhã, o Cine UFPEL também terá sessões para alunos do ensino público pelotense, tudo mediante agendamento prévio com a organização através do e-mail saladecinema.ufpel@gmail.com.

A Sala de Cinema Digital está localizado no Auditório Lagoa Mirim (Lobo da Costa, 447).

Publicado em 17/08/2015, na categoria Notícias.