Acervo do historiador Mario Osório Magalhães está pronto para ser digitalizado
O projeto intitulado “Higienização, classificação, catalogação e digitalização do acervo documental do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas”, foi criado com o objetivo de contribuir para a conservação e organização dos documentos de valor histórico, em suporte de papel, existentes no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas. A parceria do Curso de Bacharelado em História com o IHGPEL iniciou em 2011 e, em 2013, propôs-se a continuação do trabalho de arranjo de novos fundos documentais, que periodicamente chegam ao IHGPEL. O acervo que foi foco deste projeto durante o ano de 2013 é o conjunto de documentos do historiador pelotense Mario Osorio Magalhães (1950-2012), que foi doado ao Instituto em novembro de 2012, completo, com exceção da biblioteca, que foi destinada à Universidade Federal de Pelotas.
Os bolsistas do IHGPEL, juntamente com os bolsistas de história da UFPEL, finalizaram recentemente o trabalho de higienização e catalogação deste acervo.
O objetivo final de todo Arquivo Histórico é dar acessibilidade aos documentos que ele contêm, o que só é possível com o trabalho de preservação, conservação e organização. Duas metas estão previstas para fomentar a acessibilidade ao acervo: a digitalização de todo a documentação, que inclui a correspondência recebida, escritos originais e convites, entre outros, e a aplicação do Projeto de Educação Patrimonial intitulado “Mário Osório vai à Escola”, que vai levar para as crianças da rede pública de ensino, as histórias que Mário Osório registrou, sobre a cidade de Pelotas.