Abertura oficial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Em 27 de agosto de 2018 foi realizada a abertura oficial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2018- 2020) do Ministério da Educação, sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e destinado à formação docente.

Desde 2007 a UFPel participa do PIBID, incentivando o processo formativo a partir da realidade das escolas públicas municipais e estaduais de Pelotas, com o objetivo de promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPEL.

A coordenador institucional do PIBID é a Profa. Dra. Vanessa Caldeira Leite, que acompanha 11 núcleos (Artes Cênicas (Teatro e Dança), Artes Visuais ,Química e Ciências Biológicas, Física e Matemática, Ciências Sociais e Filosofia, Educação Física,  Geografia, História, Inglês, Português e Pedagogia), com  267 bolsistas e 33 professores supervisores das escolas parceiras do município e do Estado.

Importante ressaltar que este projeto foi uma construção conjunta UFPel e escolas da Rede, tendo como principal objetivo a formação dos nossos acadêmicos e  a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que estejam abaixo da média nacional 4,4.

Publicado em 11/09/2018, na categoria Notícias.